PT decide apoiar candidato do PSOL à Prefeitura de Belém

O Partido dos Trabalhadores não vai lançar candidatura própria para prefeito de Belém nas eleições deste ano. O partido decidiu se coligar com o PSOL e apoiar a candidatura do deputado federal Edmilson Rodrigues. O PT Belém também decidiu indicar o nome da ex-vereadora Ivanise Coelho para compor a coligação PT- PSOL como candidata a vice-prefeita e referendou os nomes de 43 pré-candidatos e pré-candidatas a vereadores. A decisão foi tomada em um encontro virtual do Diretório Municipal de Belém, realizado na noite deste sábado (27/06), com a participação de 61 filiados, incluindo 45 integrantes do Diretório, de convidados e de pré-candidatos e pré-candidatas.

A decisão do partido foi tomada em votação, com 35 votos a favor da coligação com o PSOL e 10 com o Podemos. O encontro foi presidido pelo presidente do PT Belém, Bira Rodrigues, e teve ainda a participação do secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, representante da Direção Nacional do partido, do presidente Estadual do PT, deputado federal Beto Faro e do vereador Amaury Sousa Filho.

Romênio Pereira informou que o partido terá 1.700 candidaturas a prefeito em todo o país, incluindo candidatos em 21 das 26 capitais de estado. Ele disse que espera “bons resultados” em Belém e em todo o Pará e elogiou “a forma democrática e politicamente correta com que conduziram o processo”.

Beto Faro disse que as decisões sobre candidaturas estão sendo tomadas livremente pelos diretórios municipais, conforme a decisão do Diretório Nacional, e que não houve intervenção em nenhum município. Ele afirmou que “precisamos ficar unidos. O PT precisa de uma Bancada forte em Belém”. Beto Faro informou que o partido tem mais de 40 candidatos a prefeito e disse que espera “mais que dobrar” os atuais cinco prefeitos e 101 vereadores petistas no Estado.

O presidente do PT Belém, Bira Rodrigues, informou que, em preparação para o encontro do Diretório Municipal, foram realizados seis congressos distritais e os seminários da Juventude e das Mulheres, reunindo em todos esses encontros em torno de 700 filiados do partido, sendo que cerca de 160 se manifestaram durante os debates em torno do programa de governo e tática e estratégia eleitoral. “É prática histórica de todo militante que tem compromisso com o futuro do partido tomar pra si a decisão da instância partidária e que todos tenham respeito pelo PT e pelo povo Belém. O PT sai unido para o enfrentamento dos inimigos reais e para resgatar Belém para as mãos do povo”, afirmou.

Já como pré-candidata, Ivanize disse que o momento é de baixar as armas e se unir em torno da PT para mudar a cara de Belém. “Acredito na sensibilidade petista, na força da mulher, vamos nos unir e marchar juntos para que possamos voltar um dia a governar Belém”, afirmou. (Com informações do jornalista Raimundo Sena)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s