O adeus de Astrogildo Corrêa, o “Amigo Público nº 01”

Imagem

Uma das lendas da Rádio Marajoara partiu nesta quinta-feira. Astrogildo Corrêa, conhecido popularmente como o “Amigo público número 1”, morreu vitimado por pneumonia, aos 78 anos. Trabalhou desde a juventude na Marajoara, com ligeira passagem pela TV RBA como participante do quadro “A Consciência do Braguinha” no programa Barra Pesada, ao lado de Oséas Silva. A atração foi criada no Barra, em 1996, como homenagem a um dos campeões de audiência da “Patrulha da Cidade”.

O corpo de Astrogildo foi velado na Igreja dos Capuchinhos e sepultado no final da tarde. De temperamento introvertido, simplório ao extremo, Astrogildo é uma das legendas da época áurea do rádio paraense. A vinheta que anunciava sua participação na programação da Marajoara ficou clássica: “O amigo público nº 01… Astrogildo Corrêaaaa”.

Rádio Memória Pará: Astrogildo Corrêa - o Amigo Público Número 1

Convivi de perto com Astrogildo no período em que abrilhantou o Barra Pesada com o quadro do mentiroso Braguinha, ao lado de Oséas Silva (que fazia a voz da Consciência). Profissional ao extremo, pontual sempre, ele impressionava pela timidez e simplicidade.

O passado é uma parada… – Blog do Gerson Nogueira

O quadro fez muito sucesso. A sugestão veio de Luiz Eduardo Anaice, que havia sido trazido da rádio Marajoara por minha iniciativa para tornar o Barra Pesada um programa de estilo mais descontraído, menos pesado. Assim como Anaice, Astrogildo e Oséas mostraram na TV a competência e o talento que o rádio havia revelado. Vai deixar saudades.

2 comentários em “O adeus de Astrogildo Corrêa, o “Amigo Público nº 01”

  1. Olá, primeiramente, gostaria de enaltecer a matéria feita. Venho por meio deste perguntar se foi feito algum registro em áudio dos radialistas no quadro de Braguinha e sua consciência, como vinil ou cd por exemplo. Desde já agradeço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s