Unida pelo impeachment, oposição celebra frente ampla contra o fascismo

Líderes políticos de sete partidos de esquerda, juristas, intelectuais, artistas e movimentos protocolaram nesta quinta-feira, 21, um pedido coletivo de impeachment de Jair Bolsonaro. O documento, assinado por PSOL, PT, PCdoB, PCB, PCO, PSTU e UP, além de mais de 400 organizações sindicais e da sociedade civil, acusa Bolsonaro de crimes de responsabilidade e de atentar contra a saúde pública e arriscar a vida da população pelo comportamento à frente da pandemia do coronavírus, entre outras práticas passíveis de punição com a perda do mandato. 

Bolsonaro e pedido de impeachment da oposição

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse em entrevista coletiva que Bolsonaro age com descaso com as vítimas da covid-19, com os trabalhadores mais pobres e também com os donos de pequenos negócios. “Até agora o crédito não chegou e as pessoas estão sendo demitidas. Bolsonaro não tem condição alguma de governar, nem humana, de se colocar no lugar do outro, muito menos de proteger. Só saber brigar o tempo todo e vive o tempo todo em meio a crimes de todo tipo, inclusive de responsabilidade e eleitoral”, disse Gleisi. 

O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que a unidade do campo da esquerda é o caminho para derrotar Jair Bolsonaro. “Demos hoje um passo essencial na construção da frente democrática para derrotar o fascismo bolsonarista. Mais de 500 organizações da sociedade civil e partidos de oposição apresentam juntos novo pedido de impeachment. Esse é o caminho, unidade pelo Brasil!”, disse Freixo pelo Twitter. 

Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Guilherme Boulos (PSOL) disse que Bolsonaro é um “aliado do vírus” e por isso está sob observação de todo o mundo que, incrédulo, assiste a um líder que despreza as vítimas da doença. E destacou o perfil antidemocrático do presidente, que faz apologia à ditadura e à tortura, e destacou os crimes de responsabilidade que têm praticado até aqui e as tentativas de interferência na Polícia Federal para proteger seus filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s