Jornal Nacional faz longa matéria sobre Oscar e volta a ignorar ‘Democracia em Vertigem’

O Jornal Nacional, da Rede Globo, fez nesta quinta-feira (6) uma extensa reportagem sobre o Oscar, mas censurou o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, a primeira mulher latino-americana a concorrer ao prêmio de melhor documentário. A cerimônia do Oscar ocorrerá neste domingo (9), nos EUA. O documentário sequer foi citado na matéria, apesar de ter obtido um enorme destaque na mídia dos EUA.

O filme de Petra conta a história do golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff, que a tirou do poder em 2016. As críticas, vindas de partidos políticos, como o PSDB, e até de integrantes da Rede Globo, como Pedro Bial, atores presentes na articulação do golpe, já se tornaram recorrentes. No entanto, também não faltam elogios ao filme.

Quando é o Oscar 2020?

A 92ª premiação do Oscar acontecerá neste domingo (9) no Dolby Theater em Los Angeles, Estados Unidos, às 22h do Brasil.

Quais os filmes indicados ao Oscar 2020?

Na categoria “Melhor Filme” concorrem: 1917; ‘Adoráveis mulheres’; ‘Coringa’; ‘Era uma vez em Hollywood’; ‘Ford vs Ferrari’; ‘História de um casamento’; ‘Jojo Rabbit’; ‘O irlandês’; ‘Parasita’.

Já na categoria de “Melhor Documentário”, na qual concorre Petra Costa, com “Democracia em Vertigem”, também disputam: ‘Indústria Americana’; ‘Honeyland’; ‘For Sama’; ‘The Cave’.

Confira a lista dos últimos 10 vencedores do Oscar de “Melhor Filme”:

  1. Green Book: O guia – 2019
  2. A Forma da Água – 2018
  3. Moonlight – 2017
  4. Spotlight – Segredos Revelados – 2016
  5. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – 2015
  6. 12 Anos de Escravidão – 2014
  7. Argo – 2013
  8. O Artista – 2012
  9. O Discurso do Rei – 2011
  10. Guerra ao Terror – 2010

Pela internet é possível acompanhar a cerimônia do Oscar por meio do Globoplay ou pelo app TNT Go – nos dois casos, apenas para assinantes. Na televisão, haverá transmissão da premiação pela TNT, pelo Canal E! e pela Rede Globo.

Deixe uma resposta