Chance para os enjeitados

whatsapp-image-2019-09-16-at-17.09.16

POR GERSON NOGUEIRA

De repente, quase no crepúsculo da temporada do futebol, surgem algumas novidades na dupla Re-Pa. Algo tímido, ainda, mas que deixa esperanças de que os clubes possam vir a lucrar futuramente com jogadores formados em suas divisões de base.

A necessidade costuma ser a mãe da oportunidade. No futebol, é uma regra que habitualmente se aplica aos clubes paraenses. Quando a situação aperta, os elencos são quase sempre recompostos com as revelações caseiras.

O Remo surpreendeu sua torcida domingo à tarde não apenas pela fartura de gols contra o Atlético-AC. Causou excelente impressão a apresentação da dupla Hélio Borges e Rony, garotos vindos da base que jogaram com extrema aplicação e competência.

Hélio já havia aparecido no período de Márcio Fernandes, nos jogos contra o Sobradinho pela primeira fase da Copa Verde. Chegou a fazer gol na partida de volta contra o time brasiliense no Mangueirão.

Diante do Atlético, ele entrou no ataque, correndo pelo lado direito e ajudando a empurrar o time ainda mais para cima do adversário.

Já Rony (foto) era um completo desconhecido para a torcida. Aos 19 anos, guarda certa semelhança física com o atacante do mesmo nome, que atualmente joga no Atlético-PR e também foi revelado no Evandro Almeida.

Em campo, desfilou um desembaraço raro entre jogadores estreantes. Substituiu o titular Cesinha aos 25 minutos do 2º tempo e mostrou boa movimentação, entendimento com os companheiros e uma qualidade de passe que encheu os olhos de todos.

O mais admirável é que Rony não estreou num jogo qualquer. Teve personalidade para se apresentar diante de um Baenão lotado, correndo junto às arquibancadas laterais, ouvindo aplausos e gritos de cobrança da torcida que ali fica posicionada.

Lembro de muito jogador experiente, com rodagem por clubes de outros Estados, que tremem no caldeirão azulino. Depois de disputar a Copa São Paulo, Rony passou no teste, juntando-se a Hélio entre as agradáveis surpresas deste Remo que se reconfigura após a frustração na Série C.

A presença de Rony levanta um natural questionamento sobre a capacidade de avaliação do técnico Márcio Fernandes. Quais os motivos que levaram à contratação de um jogador como Gabriel Cassimiro para a lateral direita se havia um garoto tão promissor dentro do próprio clube¿

Depende agora do técnico Eudes Pedro a disposição de continuar aproveitando Rony e Hélio sempre que houver oportunidade propícia. E não custa nada lançar o olhar para as bases. Outros atletas podem vir a ser úteis na reconstrução da equipe para 2020.

A maré de novidades envolve o PSC, que testa entre os titulares o jovem defensor Kerve, 20 anos, muito elogiado nas divisões de base desde os tempos de Rogerinho Gameleira na coordenação.

Em caso de impedimento de um dos titulares (Perema ou Vítor Oliveira), Hélio dos Anjos poderá lançar Kerve no jogo de amanhã em Bragança, pois o time titular terá que ser bastante modificado em função das ausências de pelo menos quatro titulares expulsos na partida de ida.

Willyam, que já foi da base bicolor e até foi titular no ano passado, volta a ser lembrado para recompor o mutilado meio-de-campo, por força das necessidades já conhecidas. Deve substituir o titular Léo Baiano e atuar juntamente com Uchoa e Tiago Primão.

Do começo auspicioso, ainda com Dado Cavalcanti, Willyam mergulhou num surpreendente ostracismo, chegando mesmo a ser deixado de lado pelos técnicos que vieram depois, incluindo Hélio. É uma brecha importante para mostrar serviço e resgatar um lugar no time.

O momento, como se vê, é favorável aos enjeitados de sempre. Que aproveitem bem a oportunidade. (Foto: Samara Miranda/Ascom Remo)

————————————————————————————

Para o Papão, o jogo do ano será na sexta-feira

O esforço da diretoria do PSC para obter a anulação do jogo com o Náutico e reabrir a chance de acesso à Série B ganha um fato concreto: o STJD agendou para a próxima sexta-feira, 20, o julgamento do pedido de impugnação apresentado pelos bicolores. O auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva é o relator sorteado para o caso.

A peça de sustentação é a alegação de que o árbitro Leandro Pedro Vuaden incorreu em erro de direito, descumprindo determinações da Fifa para lances envolvendo toque de mão dentro da área. A poucos metros da área, Vuaden tinha visão privilegiada para avaliar com clareza o lance, mas optou pela decisão errada, na avaliação dos advogados do clube.

Em entrevista ao programa Bola na Torre, domingo, o presidente Ricardo Gluck Paul revelou indignação com o que considera uma grave injustiça e mostrou-se “100% convicto” dos direitos do PSC.

Disse que o clube vai mover todos os esforços possíveis para alcançar seus objetivos, nem que para isso precise recorrer à Justiça Comum ou ao tribunal de apelação da Fifa.

Ricardo disse considerar, também, que a não paralisação da Série C acaba por contar pontos para a cruzada jurídica do PSC. Mostraria uma contradição no posicionamento do STJD, divulgado na sexta-feira, aceitando a denúncia e determinando a não homologação do resultado do fatídico jogo.

A conferir.

(Coluna publicada no Bola desta terça-feira, 17)

Um comentário em “Chance para os enjeitados

  1. As perspectivas para os “enjeitados” – nome oportuno para as eternas revelações das divisões de base, de Remo e Paysandu, não se pode mais nem rotular de “chuvas de verão”, posto que nosso verão paraense está desmoralizado; em pleno setembro chove todos os santos dias.
    Esta perspectiva somente será sinônimo de convicção e evolução quando for, de fato, premissa de planejamento associada a parâmetros de custo/benefício, de ambos os clubes, e do futebol paraense.
    A idéia poderia ser materializada a partir do regulamento do próximo campeonato paraense, fixando-se exigências de percentuais mínimos de jogadores egressos das bases, nos últimos 5 anos, em relação:
    1) ao total de inscritos permitido na temporada;
    2) ao grupo relacionado que assinará a súmula do jogo; e
    3) aos 11 que iniciam cada jogo.
    Fora disso, essas notícias não passarão de manchetes requentadas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s