A primeira grande decisão

POR GERSON NOGUEIRA

neto-baiano-treino-foto-samara-miranda-ascom-remo-1-590x393
Remo e PSC têm três jornadas decisivas, cada um, nesta reta final da fase de classificação da Série C. A série tripla do Papão começa amanhã contra o Atlético Acreano, no estádio Jornalista Edgar Proença. A do Leão se inicia hoje à noite, no estádio Raulino de Oliveira, contra o Volta Redonda.
O time de Márcio Fernandes enfrenta um adversário que está bem situado na classificação e que tem um dos melhores ataques do grupo B. Joga bem em casa e vem de bons resultados nas cinco últimas rodadas, com exceção da última, quando foi derrotado pelo Ypiranga.
Como o confronto é de seis pontos, pois envolve briga direta pela classificação, o Remo não pode nem admitir a ideia de uma derrota, resultado que reduziria bastante as chances e o entusiasmo da equipe na fase mais aguda da batalha por uma das quatro vagas.
A necessidade de vencer obriga Márcio Fernandes a escalar um ataque forte, com Neto Baiano centralizado e Gustavo Ramos pela direita. Eduardo Ramos flutua de um lado a outro, podendo eventualmente participar dos lances de área.
Para auxiliar o camisa 10, Zotti pode ser uma opção, bem como Emerson Carioca, cujo empenho é desproporcionalmente maior que a eficiência nas tentativas de chute a gol.
Caso Fernandes tivesse apostado em Lailson ou Pingo lá atrás, teria alternativas neste momento de dificuldades para compor o meio-campo.
De maneira geral, porém, os problemas do Remo em Volta Redonda se localizam na incapacidade que o time mostrou lara superar defesas com marcação forte e a pouca participação dos laterais como fontes de apoio ao ataque.
Quando jogou no Mangueirão, o Volta Redonda teve como principal virtude a forte presença dos volantes no apoio às ações ofensivas e a capacidade de chutar perigosamente de qualquer distância.
Caberá ao Leão tomar as devidas cautelas para, se não conseguir chegar ao gol, impedir que o ofensivo time da casa consiga ficar à vontade no jogo.
————————————————————————————-
Tiago Luís pode ter importância na hora decisiva
Não há um bicolor que tenha assimilado a ausência de Tiago Luís nos jogos da Série C sob o comando de Hélio dos Anjos. Sua última atuação de relevo foi no Re-Pa. Foi produtivo e colaborou muito para a vitória.
Anteontem, em Manaus, o meia voltou a campo e foi bastante acionado no embate com o Nacional, válido pela Copa Verde.
Hábil e com boa visão de jogo, Tiago será um reforço exponencial na parte decisiva da Série C se colocar a serviço do time seu excelente aproveitamento em tiros de média e longa distância.
Talvez por saber que o jogador não tem mostrado a mesma volúpia de outros tempos, acomodando-se com a reserva, Hélio optou por proporcionar um retorno ao time num jogo em que o PSC precisou utilizar um time mesclado.
Além da oportunidade, Tiago recebeu um recado óbvio. Chegou a hora de justificar o caro investimento que o clube fez em seu retorno.
Se depender da atuação no estádio da Colina, a estratégia de Hélio pode ser bem sucedida. Tiago atuou com desenvoltura, sem mostrar sinais de cansaço. Com isso, o Papão pode estar resgatando um jogador importante.
A conferir.
—————————————————————————————
O Brasil dos técnicos que vão e vêm 
Mano Menezes foi à entrevista coletiva pós-jogo, anteontem, no Mineirão, para comunicar sua demissão do comando técnico do Cruzeiro, após quase 3 anos de trabalho.
A fase negativa do time estrelado, com nenhum gol marcado em oito partidas, foi a razão da dispensa. Normal. O futebol depende basicamente de resultados. A vida é assim no Brasil e no mundo.
Considero Mano um dos mais arrogantes técnicos do país, mas simpatizei com sua quase humilde declaração de despedida. Afinal, todos nós, trabalhadores, sabemos que um dia – hoje ou amanhã – chega o momento de bater em retirada.
É assim que a lusitana roda gira.
(Coluna publicada no Bola desta sexta-feira, 09)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s