Faixa no estádio provoca suspeita de racismo da torcida do Zenit contra Malcom

gettyimages-1159481191

Uma faixa exposta na Arena do Zenit, em São Petersburgo, no último sábado 3 levantou denúncias de racismo por parte da torcida do tradicional clube russo contra contra o atacante brasileiro Malcom, recém-contratado junto ao Barcelona. Nesta segunda-feira, 5, a direção do Zenit negou qualquer teor preconceituoso e acusou a imprensa ocidental de ter mal interpretado a mensagem exibida durante a partida contra o Krasnodar pelo Campeonato Russo. O caso gerou grande repercussão na Europa e no Brasil.

“Obrigado aos diretores por respeitarem nossas tradições”, dizia a faixa atrás do gol. Jornais europeus, como o francês L’Équipe, consideraram a mensagem como uma ironia, levando em consideração o histórico racista de uma parte da torcida do Zenit, que é abertamente contra a contratação de estrangeiros.

Diante da repercussão do caso, o Zenit resolveu se manifestar. Primeiro, postou um vídeo do momento em que Malcom entrou em campo. “Veja você mesmo, não com a palavra de outros”, escreveu. Horas depois, divulgou um comunicado, disponível em inglês, no qual voltou a negar racismo.

“O Zenit tem uma larga tradição de contratar os melhores jogadores de todo o mundo, independentemente de suas origens, etnia e nacionalidade”, apontou a nota, que ainda lamentou a atitude de “jornalistas e clubes de futebol”, ao noticiarem “acusações depreciativas”. O Corinthians, que revelou Malcom, foi um dos primeiros a manifestar apoio ao atacante nas redes sociais.

Malcom, contratado por 40 milhões de euros (172,8 milhões de reais) junto ao Barcelona, fez sua estreia ao entrar aos 27 minutos do segundo tempo. Apesar do pouco tempo em campo, o jogador de 22 anos participou bastante do jogo. Em seu perfil no Instagram, o atacante disse que teve “ótimas sensações” durante a partida e não fez qualquer menção a racismo.E recebeu mensagens de apoio de centenas de torcedores russos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s