‘Bolsonaro é culpado por invasão de garimpeiros’, diz relatora da ONU

Em sua coluna no UOL, Jamil Chade traz entrevista com a relatora da ONU para os Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz.

indio-munduruku-1-2

O presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade, ainda que indiretamente, pela invasão de terras indígenas no Amapá. O alerta é da relatora da ONU para os Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz. Numa entrevista exclusiva ao UOL por telefone de Manila, a especialista atacou de forma dura as políticas do atual governo.

Para a relatora da ONU, o motivo da tensão no Amapá tem relação com a postura e declarações de Bolsonaro. “Um dos elementos é o fato de que o presidente tem feito anúncios de que terras indígenas podem ser usadas para atividades produtivas. Essa é uma das razões que explica a situação, além dos interesses econômicos sobre essas terras”, disse.

Sua avaliação é de que o governo agora precisa agir. “As autoridades precisam enviar pessoas à região e impedir que os invasores tomem as terras”, defendeu. “Trata-se de um ato ilegal e, portanto, é de responsabilidade do governo proteger o território”, afirmou.

Ela também pede que a morte do líder seja alvo de um inquérito. “Deve haver uma investigação e os autores devem ser levados à Justiça”, defendeu.

“A proteção da Amazônia não é apenas um assunto do Brasil. Mas para todo o mundo. A comunidade internacional tem um papel a desempenhar nisso”, insistiu. Há duas semanas, em conversa com jornalistas estrangeiros, o presidente se irritou diante de uma pergunta sobre a proteção da floresta e retrucou: “a Amazônia é nossa, não de vocês”.

A relatora já fez viagens ao Brasil no passado e fez também duras críticas sobre a situação sob o governo de Dilma Rousseff. Mas, agora, ela alerta que a dimensão é “outra”. “O que vemos agora é algo abrangente, com invasões. A extensão do que ocorre é outra”, disse, apontando para a ação de garimpeiros, mineradoras e agricultores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s