Processos sobre drogas são os mais julgados pela Justiça Militar

captura-de-tela-2019-06-26-as-13-27-51-600x327

As ações penais relacionadas aos crimes de tráfico, posse ou uso de entorpecentes atingiram, no período de janeiro a abril de 2019, o topo do ranking de julgamentos na primeira instância da Justiça Militar. É a primeira vez que o envolvimento de militares com tipo penal atinge esse patamar, segundo estatística produzida pelo Superior Tribunal Militar (STM).

O blog analisou o levantamento produzido pela Corte militar. Os dados revelam que, nos primeiros quatro meses deste ano, a primeira instância já julgou 98 ações penais que se enquadram no artigo 290 do Código Penal Militar (CPM), que configura como crime o “tráfico, posse ou uso de entorpecente”.

Nesse período de quatro meses, o segundo crime mais recorrente nas ações penais julgadas é o de deserção, com 92 ações, tipo penal que tradicionalmente ocupa o primeiro lugar nos rankings anuais da Justiça Militar.

A tendência de aumento no número de ações referentes ao tráfico, posse ou uso de entorpecentes é observada desde 2018, quando esse tipo de processo ficou em segundo lugar, com 258 ações julgadas. (G1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s