Ramones, a história de um disco clássico

Poucos meses após lançar “Leave Home”, o Ramones soltou seu terceiro álbum, “Rocket To Russia”, que além de ser um dos mais aclamados trabalhos da banda, é um dos discos mais emblemáticos do rock moderno, principalmente no universo punk.

A fórmula é a mesma: a mistura de letras simples com acordes escassos e mais simplistas ainda, letras que transitavam entre a delinquência e o romantismo com a maior facilidade do mundo, e muita energia. Aliás, essa energia pode ser notada tanto em temas de protesto como em outros mais dançantes.

Se o primeiro disco e o segundo chocaram o mundo, o terceiro chegou para afirmar que o Ramones não era apenas uma promessa. Praticamente todas as músicas que fazem parte do álbum se tornaram clássicas, e seria injusto destacar apenas uma em um disco que tem hinos do calibre de “Cretin’Hop”, “Rockaway Beach”, “Teenage Lobotomy”, “We’re A Happy Family”, “Ramona”, a grudenta e inesquecível “I Wanna Be Well”, “Locket Love”, “I Don’t Care” e a melancólica “Here Today, Gone Tomorrow”.

Como meu negócio é falar de música e não bater os martelos da lei, não dá pra negar que “Sheena Is A Punk Rocker” está num patamar elevado, ocupando o lugar de músicas imortais como “I Wanna Be Sedated”, “Blitzkrieg Bop”, “Pinhead” ou “The KKK Took My Baby Away”. De longe, a música é uma das que melhor encarna o espírito ramônico.

Desde os primeiros acordes até os últimos riffs, “Rocket To Russia” sintetiza bem o que é o som do Ramones e mostra que não foi necessário ir além das “três notas” para conquistar o mundo. Até os dias de hoje, é um dos preferidos por parte da legião de fãs e da crítica. Influente, necessário, fundamental em toda e qualquer discografia.

Faixas:

“Cretin Hop” 
“Rockaway Beach” 
“Here Today, Gone Tomorrow”
“Locket Love”
“I Don’t Care”
“Sheena Is a Punk Rocker”
“We’re A Happy Family”
“Teenage Lobotomy”
“Do You Wanna Dance?”
“I Wanna Be Well”
“I Can’t Give You Anything” 
“Ramona” Ramones 2:38
“Surfin’ Bird” 
“Why Is It Always This Way”

Formação:

Joey: vocal
Johnny: guitarra
Dee Dee: baixo
Tommy: bateria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s