Quando o mundo quase acabou na Belém de 1918

convite

Os anos dourados do ‘Belle Epoque Amazônico’, sonhado pelo dinheiro e a fama da borracha que, encerrou suas promessas nesta terra por volta de 1912, tinha ficado para trás. Belém padecia da falta de dinheiro, de empregos, e dos serviços públicos, que, nem de longe, repetiam a propaganda da gestão de Antonio Lemos.

Para aquela população miserável, a notícia de que a peste, ou algo similar, chegava de navio e pouco poderia ser feito era assustadora. Atendia pelo nome de “gripe Hespanhola”. Para se ter ideia do apocalipse que se aproximava, a tal gripe mataria até 50 milhões de pessoas, enquanto a Primeira Guerra que recém terminado, tinha matado menos de 20% disso.

Não era uma doença democrática, porque matava mais pobres que ricos que conseguiam tratamentos, mas era de alto contágio, o que ameaçava mesmo os quase intocados daquela sociedade desigual.

Quando a Influenza chegou a Belém, não era uma doença desconhecida. Os jornais, em meio a notícias da guerra, já apresentavam pequenas notas sobre o mal. O que parecia distante, batia a porta. No dia 4 de outubro de 1918, ancorava na cidade o vapor Ceará, vindo do Rio, com escalas trazendo 129 passageiros, dos quais 42 acometidos pela Influenza, tendo 12 adquirido entre o Maranhão e o Pará.

O que aconteceu em seguida e o resgate desta história está no livro que o historiador José Maria Castro Abreu Junior lança neste sábado, 16 de março, as 9:30 hs, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará , no Solar Barão do Guajará, ao lado da Assembléia Legislativa do Estado. O autor vai as profundezas de segredos pouco revelados, e serve de base para que se entenda, que nossos problemas de saúde atuais, tem raízes que a só a história ajuda a revelar. O ‘Vírus e a Cidade’ é uma daqueles livros que não podem passar despercebidos para quem quer, um dia, entender a dinâmica urbana de Belém.

Lançamento do Livro : ‘Vírus e a Cidade’
Data : 16 de março de 2019  – Hora :9:30 hs
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará , Solar Barão do Guajará, Rua do Aveiro, 62- Cidade Velha
Contatos com o Autor José Maria Castro Abreu Junior – 91 98229-2662

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s