Nos bastidores do rock

“Lady Madonna” foi composta por Paul McCartney para homenagear a maternidade e todas as dificuldades que as mulheres enfrentam.
A música começava com uma referência à Virgem Maria (Madonna é como os italianos chamam a Nossa Senhora), mas ao longo da letra, a homenagem passou a ser a todas as mães.

images

Durante uma entrevista à Musician, ele comentou: “Como elas fazem?” Um bebê no peito, como elas arrumam tempo de alimentá-lo? Onde arrumam dinheiro? Como vocês fazem isso?”.
O cantor Richie Havens se lembra de estar com Paul em um clube em Greenwich Village, quando uma garota se aproximou e perguntou se a canção era sobre os EUA. Paul respondeu: “Não. Eu estava lendo uma revista africana e vi uma mulher com um bebê. Embaixo da foto estava escrito ‘Mountain Madonna’ e eu disse: não, Lady Madonna. E escrevi a música”.
A inspiração para a harmonia surgiu de uma gravação dos anos 50, produzida por George Martin. Eles queriam um piano parecido com o que aparece na canção instrumental “Bad Penny Blues”, do trompetista de jazz Humphrey Lyttelton, que se sentiu lisonjeado com a referência de sua canção em uma gravação dos Beatles.
Os vocais de fundo foram feitos pelos quatro Beatles com as mãos em forma de concha em volta da boca.

12267-01_1
“Lady Madonna” foi lançada em março de 1968, no single com “The Inner Light”, sendo o último lançamento dos Beatles pelo selo Parlophone da Inglaterra e Capitol dos EUA. Todas as gravações posteriores foram produzidas pela Apple Records.
A canção chegou ao primeiro lugar na Inglaterra e em quarto lugar nos EUA. Atualmente, ela aparece no disco “The Beatles Past Masters” (disco 2), na coletânea “1967-1970” e no disco “1”. (Fonte: Canal dos Beatles) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s