Acharam o culpado pelo fracasso mundial de Bolsonaro

dtlc9rrxcaava9x

Por Gilberto Dimenstein, no Catraca Livre

Acharam o culpado do fiasco mundial – e é um garoto, levando-se em conta sua pouca idade para o cargo. A leitura dos principais veículos de comunicação do mundo sobre o discurso do presidente Jair Bolsonaro em Davos mostra uma decepção generalizada pela superficialidade e generalidade – e até, em alguns casos, deboche.
Heather Long, do The Washington Post, preferiu fazer piada sobre “grande fracasso”. “O presidente brasileiro Bolsonaro falou por menos de 15 minutos. Grande fracasso. Ele tinha o mundo inteiro assistindo e sua melhor linha era dizer às pessoas para irem de férias ao Brasil”.
O discurso foi escrito por Filipe Martins, 30 anos, assessor internacional do presidente. Ele é um dos homens ligados a Olavo de Carvalho no Planalto, guru do presidente, informa a revista Época.
Filipe é muito jovem, inexperiente e, como seu guru, tem ideias exóticas sobre diplomacia, tipo “aquecimento global é um complô dos comunistas”. Ele trabalhou num site chamado Senso Incomum em que o editor chegou a propor a queima de livros de Paulo Freire.

Leia aqui o que a imprensa mundial falou sobre o discurso, numa seleção do Canal Meio

A cobertura da imprensa internacional a respeito do discurso do presidente Jair Bolsonaro, em Davos, foi menos crítica do que a brasileira. Ainda assim, as observações são similares. O presidente era um dos nomes que despertavam maior curiosidade. ‘Medo de palco’ foi o título dado pelo Washington Post, que descreveu a fala como “sem vida”. “Um discurso recebido com aplausos tímidos”, seguiu o New York Times. Mesmo o Financial Times, bem mais preocupado em sua cobertura com a economia do que com outros temas, dedicou metade da análise do discurso à aflição com a possibilidade de uma política descuidada com o meio ambiente. De forma mais sucinta, em seu título, o Quarz resume a desconfiança — ‘Jair Bolsonaro está tentando convencer o mundo de que se preocupa com o meio ambiente’. O Wall Street Journal também indicou estar desapontado. “Em um evento para a elite dos negócios mundiais, Mr. Bolsonaro deixou investidores frustrados ao lhes negar qualquer detalhe sobre sua política econômica.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s