Nos bastidores do rock

bob-dylan-12-original

Capa icônica do álbum The Freewheelin’ Bob Dylan (1963) traz Dylan e a namorada Suze Rotolo passeando pelo bairro de Greenwich Village, em Nova York, e é reveladora da importância que a jovem teve na vida do bardo. Musa dos primeiros anos de carreira de Dylan, Suze morreu no dia 24 de fevereiro de 2011 após longo período doente.

Foi a inspiradora de diversas canções de amor compostas por Dylan, entre as quais “Don’t Think Twice, It’s All Right”, “Boots of Spanish Leather” e “Tomorrow Is a Long Time”. Ela tinha apenas 17 anos quando eles começaram a namorar, em 1961.

Em Crônicas Volume Um, bio de Dylan, ele revela que conheceu Suze no backstage de um show em Nova York. “Desde o começo eu não conseguia tirar meus olhos dela”, escreveu.

“Ela era a coisa mais erótica que já tinha visto. Tinha a pele clara e cabelos dourados, puro sangue italiano. Começamos a conversar e minha cabeça começou a girar. A flecha do cupido tinha assobiado nos meus ouvidos antes, mas desta vez ela acertou meu coração e seu peso me arrastou para fora do barco.”

No começo de 1962, Dylan e Suze Rotolo começaram a morar juntos em um pequeno apartamento. Suze vinha de uma família nova-iorquina de esquerda e teve papel importantíssimo na conscientização política de Dylan. Quando eles começaram a namorar, ele era apolítico e seu repertório consistia de músicas folk antigas.

Suze levou Dylan às reuniões do CORE (The Congress of Racial Equality – em português, Congresso da Igualdade Racial) e o apresentou ao movimento dos direitos civis. “Muito do que dei a ele foi o olhar de como a outra metade vivia – coisas da esquerda que ele não sabia”, disse ela em entrevista ao escritor David Hajdu, no livro Positively 4th Street. “Ele sabia sobre Woody [Guthrie] e Pete Seeger, mas eu estava trabalhando para o CORE e me envolvi nas marchas da juventude pelos direitos civis, e tudo aquilo era novo para ele.”

img_23900_bob-dylan_widelg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s