Lennon: 38 anos da tragédia que abalou o mundo do rock

gettyimages-141260072-612x612

John Lennon, líder e fundador dos Beatles, morreu há exatos 38 anos, no dia 8 de dezembro de 1980. Foi assassinado a tiros de revólver em frente ao prédio em que morava (edifício Dakota), em Nova York, onde morava com a esposa, Yoko Ono, e o filho Sean.

Dos cinco tiros disparados por Mark David Chapman, quatro acertaram as costas do ex-beatle. A morte de Lennon virou um simbolismo do fim de uma era, o último suspiro de paz e amor. Ídolo de toda uma geração que amava os Beatles, Lennon virou lenda, sendo cultuado até hoje.

john-lennon-

Quando foi alvejado na calçada, Lennon estava em plena retomada de carreira. Há cinco anos sem um disco de canções inéditas, ele havia acabado de lançar o festejado álbum Double Fantasy quando o trágico incidente aconteceu.

Lennon costumava cumprimentar os fãs que ficavam à sua espera na porta do Dakota. O músico adorava Nova York, onde costumava andar pelas ruas sem se sentir intimidado. “Não sou perseguido. Distribuo alguns autógrafos e está tudo certo”, disse certa vez ao falar sobre a mudança para os Estados Unidos.

Naquele dia, depois de dar entrevista à RKO Radio Network, Lennon e Yoko foram para o estúdio gravar uma versão da música Walking on a Thin Ice. Foi nesta ocasião que o ex-beatle ficou frente a frente com seu assassino, Mark David Chapman. Ele se aproximou do carro e pediu um autógrafo.

3izmmv01yht502w4xwmwefqld

Paul Goresh, o fotógrafo que acompanhava o músico na ocasião, registrou a imagem daquele momento que seria recordado por todos. Lennon e Yoko só deixaram o estúdio por volta das 22h. Quando chegaram em casa, foram surpreendidos pela figura de Chapman. Ele disparou cinco vezes contra Lennon.

A polícia chegou poucos minutos depois, mas nada poderia ser feito: Lennon tinha perdido muito sangue. Levado às pressas para o hospital, chegou ao local já inconsciente. Morria aos 40 anos um dos ícones da música popular do século 20, gerando uma onda de comoção no mundo todo.

lennon_rubin

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s