Tema do Enem repercute o escândalo das fake news nas eleições deste ano

criatura-600x435

O tema da redação do Enem 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, divulgou o Inep neste domingo (4). Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo de até 30 linhas sobre o assunto. Quem escrever redações que firam os direitos humanos podem perder até 200 dos 1.000 pontos possíveis. Segundo o manual de redação do Inep (responsável pelo Enem), um dos cinco itens que serão avaliados no texto é a capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos”.

Neste domingo, os candidatos farão provas de linguagens, ciências humanas e redação. O exame dura 5h30. No próximo domingo (11), as provas serão de química, física e biologia. Ao todo, 5,5 milhões de pessoas concorrem a vagas em universidades de todo o país.

Até o exame de 2016, quem ferisse os direitos humanos teria a nota zerada. No ano passado, decisão do Supremo Tribunal Federal excluiu esse item entre os critérios que anulavam a prova. No Enem 2017, em uma redação sobre a inclusão de surdos na redação, um candidato escreveu: “a melhor decisão a ser tomada é o sacrifício logo após a descoberta da maldição.”

Em Brasília, o presidente Michel Temer se pronunciou sobre a realização do exame e elogiou o tema da redação, que é “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, assunto que levanta a discussão sobre “fake news”.

“Estive hoje no Inep para verificar a operação do Enem. Visitei uma sala de monitoramento de aplicação do exame. Tive o prazer de acompanhar o início dos trabalhos dessa grande prova nacional. Verificamos a harmonização dos setores do governo que trabalharam nessa matéria”, começou por dizer o emedebista.

“São 5 milhões e meio de estudantes que prestaram o Enem em todo o país. Isso exige uma logística extraordinária”, acrescentou o presidente, antes de elogiar o tema da redação. “Cumprimentei os organizadores pelo tema da redação, que trata das notícias falsas, assunto atualíssimo. Desejei sorte para todos os estudantes”, finalizou Temer em postagem no Twitter.

Com informações da Folhapress.

Um comentário em “Tema do Enem repercute o escândalo das fake news nas eleições deste ano

  1. Hahaha… Será que vão mandar filmar a sua redações dos estudantes? Ou vão cancelar a prova/teste por ser contrário a livre manifestação dos estudantes? Será que vão demitir ou mandar prender os professores que escolheram esse tema? Tão contrário ao interesse do novo eleito. Gostaria de ver ou ler o que a maioria dos estudantes escreveram, para saber como andam os que sofrem de diarréia mental.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s