Afinal, quem foi o quinto beatle?

DmE5KTtX4AA_ogD

Um dos temas recorrentes acerca da história dos Beatles é em torno daquele que teria sido o quinto integrante do grupo. Imbatíveis até hoje como a banda mais revolucionária da história do pop, com forte influência sobre as gerações seguintes, chegando até os dias de hoje, os Beatles tiveram parcerias e colaborações inestimáveis ao longo da curta e produtiva existência da banda.

A longa lista de candidatos ao posto inclui músicos renomados, como Billy Preston, Klaus Voormann e Eric Clapton. Passa pelo super maestro George Martin e figuras da fase inicial da banda, como o baterista Pete Best, o cantor Tony Sheridan e o músico Stuart Stucliffe. Há também a presença óbvia do empresário Brian Epstein, responsável pelo impulso na carreira do Fab Four.

O jornalista Derek Taylor, assessor de imprensa da gravadora Apple e redator dos textos de contracapas de discos clássicos dos Beatles, é outro nome umbilicalmente ligado ao quarteto. Mal Evans, Jimmie Nicol e Neil Aspinall também estão no time dos lembrados para o quinto posto no grupo.

Para os fãs, porém, George Martin e Eric Clapton parecem ser os nomes mais próximos do que poderia ser o quinto elemento. Martin pela indiscutível ascendência musical sobre os quatro músicos e Clapton pelas ligações pessoais com Lennon e Harrison, que o levou a participar diretamente de gravações dos Beatles, tendo como contribuição mais conhecida o célebre solo de guitarra na canção “While My Guitar Gently Weeps”, de Harrison, incluída no mítico White Album.

Livros sobre os bastidores da banda revelam que, em 1969, em meio a uma crise pessoal que levou George Harrison a se afastar por algumas semanas, John Lennon sugeriu em conversa com Ringo e Paul o nome de Clapton para se incorporar à banda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s