Inchaço de clubes do Norte e Nordeste pode forçar mudanças na Série C

remo1x0psc-8

A Série C 2019 terá um inchaço de times do Norte e Nordeste, tornando obrigatória uma modificação no critério geográfico de divisão de grupos na competição. A chave A conta atualmente com 11 equipes (9 nordestinos e dois nortistas), pois três clubes nordestinos conquistaram o acesso na Série D e estão confirmados em 2019: Treze (PB), Imperatriz (MA) e Ferroviário (CE).

Além disso, a chave A poderá receber equipes rebaixadas da Série B. Atualmente, Paysandu e Sampaio Correa (MA) estão na zona de rebaixamento – e o CRB (AL) está fora graças ao saldo de gols.

Segundo o Estatuto do Torcedor, a fórmula de disputa de uma competição deve ser mantida, no mínimo, por dois anos. O regulamento atual da Série C é o mesmo desde 2012, o que permite sua o que permite sua alteração para 2019.

O formato mais adequado aos interesses dos clubes seria o de turno e returno, como ocorre nas Séries A e B. A CBF alega não ter recursos para bancar a competição, mas uma parceria com a TV poderia viabilizar o projeto.

Outra possibilidade é a volta ao antigo formato, com quatro grupos iniciais de cinco times, que reduz a quantidade de jogos e aumenta os riscos de prejuízos para os clubes.

Equipes classificadas:

ABC-RN

Atlético-AC

Botafogo-PB

Confiança-SE

Ferroviário-CE

Globo-RN

Imperatriz-MA

Luverdense-MT

Náutico-PE

Remo

Santa Cruz-PE

São José-RS

Tombense-MG

Treze-PB

Volta Redonda-RJ

Ypiranga-RS

Um comentário em “Inchaço de clubes do Norte e Nordeste pode forçar mudanças na Série C

  1. Seria o momento propício de se pensar em uma competição nos moldes das séries A e B, com todos contra todos jogando em dois turnos de ida e volta. Ao final, os 4 primeiros subiriam e os 4 últimos seriam rebaixados. Entendo essa como a forma mais justa de disputa e, que no caso de contar com um grande número de participantes das regiões norte e nordeste, facilitaria o deslocamento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s