Esporte tem pouco espaço nos planos de governo dos candidatos à Presidência

Levantamento produzido pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) aponta que mais da metade dos candidatos à Presidência da República sequer mencionam o esporte em seus planos de governo. De acordo com o coordenador acadêmico FGV/FIFA/CIES, Pedro Trengrouse, falta claramente a percepção do setor como ferramenta para políticas públicas inteligentes, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública.

“A prática desportiva com treinadores qualificados melhora a saúde física e mental, aumenta o desempenho acadêmico e diminui a evasão escolar. É uma forma de reforçar o tecido social das comunidades com valores positivos, de reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida em geral”, afirma Trengrouse, que convidou os candidatos à presidência para assistir o VIII Seminário de Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES, no próximo dia 25. O evento terá a participação do ministro dos EsportesLeandro Cruz Fróes da Silva, dos dirigentes dos comitês Olímpico e Paralímpico brasileiros e de ex-atletas.

O caso de sucesso da Islândia no esporte será abordado no seminário, que acontecerá na FGV, no Rio. Trengrouse aponta que, no país europeu, o investimento público maciço no esporte tem gerado resultados positivos que vão muito além do sucesso em competições internacionais. Lá, segundo o especialista, o poder público financia diretamente as atividades desportivas da população. “A colaboração entre municípios, clubes e famílias tem sido fundamental para a construção do caráter de crianças e adolescentes”, explica o coordenador acadêmico FGV/FIFA/CIES.

“Pesquisa recente mostrou que o comportamento de islandeses entre 14 e 16 anos mudou radicalmente depois dos investimentos no esporte. Nessa faixa etária, o percentual dos que dizem ter bebido nos últimos 30 dias foi de 5%, contra o percentual de 42%, aferido na mesma pesquisa realizada há 20 anos; a taxa dos que fumam cigarros diariamente, na comparação entre esses dois períodos, caiu de 23% para 3%; e a dos que usaram maconha, de 17% para 7%. As médias de uso dessas drogas na Europa são hoje de 47%, 13% e 7%, respectivamente. Na América Latina, 35% dos jovens na mesma idade dizem ter consumido álcool no último mês e 17% fumam diariamente, segundo dados da Unicef”, acrescenta o professor da FGV.

EUA – Pedro Trengrouse lembra ainda que nos Estados Unidos calcula-se que cada dólar investido em esporte resulte na economia de US$ 3,20 em custos médicos, enquanto, no Canadá, estima-se que o esporte aumente a produtividade em US$ 513/ano por trabalhador. “O investimento público inteligente é aquele que potencializa a educação, a saúde, a segurança pública e o bem-estar social. Permite ainda obter resultados concretos e mensuráveis de redução de evasão escolar, do consumo de drogas e dos índices de criminalidade, melhora do desempenho acadêmico e prevenção de doenças”, opina o especialista.

Trengrouse afirma ainda que os candidatos à presidência devem se espelhar na Constituição Federal, que há 30 anos determina que o Estado fomente o esporte, incentivando-o como forma de promoção social, destinando recursos públicos prioritariamente à prática esportiva nas escolas. “O desafio é otimizar os recursos públicos em articulação com diversos setores do governo e da sociedade, principalmente nas áreas de esporte, cultura, educação, saúde e segurança pública. É uma forma de garantir o maior retorno possível dos investimentos, permitindo sonhar com um mundo onde todos possam aprender e se desenvolver continuamente”, avalia o coordenador acadêmico FGV/FIFA/CIES.

Um comentário em “Esporte tem pouco espaço nos planos de governo dos candidatos à Presidência

  1. Na finlândia, o governo fornece a estrutura, mas é a iniciativa privada que mantém os espaços utilizados para a prática de futebol

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s