Del Nero comanda CBF de casa e dá aval até para o novo contrato de Tite

marco-polo-del-nero-presidente-da-cbf-em-2015-1524856558247_v2_615x300

Por Pedro Ivo Almeida, Pedro Lopes e Ricardo Perrone, do UOL

Suspenso provisoriamente pela Fifa ainda em 2017, Marco Polo Del Nero foi banido definitivamente do futebol em abril de 2018. E mesmo sem poder exercer oficialmente qualquer função dentro do esporte, o cartola seguiu fazendo as vezes de comandante maior da CBF. Ex-presidente da confederação, o cartola está proibido de frequentar a sede da CBF e outras praças de futebol. No entanto, de casa, ainda dá as cartas em questões importantes do futebol brasileiro.

Na renovação de contrato de Tite, por exemplo, foi ouvido e deu seu aval. Diversas fontes ligadas à entidade relataram o envolvimento de Del Nero no caso. Oficialmente, a CBF, por meio do departamento de comunicação, disse que não comentaria o assunto e ressaltou que tudo foi definido na casa do atual CEO e futuro presidente da entidade, Rogério Caboclo.

Tite, no entanto, não é o único que vê seu futuro ser avaliado por Marco Polo. Outras pessoas ouvidas pela reportagem confirmaram uma espécie de “benção” que alguns dirigentes de clubes e federações ainda tomam do ex-presidente em situações políticas importantes. Segundo apurado, é comum a movimentação na casa do cartola, na orla da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

Novamente ignorando a sanção da Fifa que o proíbe de qualquer participação no esporte, Del Nero articulou até durante o recente período pré-eleitoral da Federação Paulista. Rompido com Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente, o dirigente banido por corrupção e suborno tentava emplacar Marquinhos Chedid, da família que comandou o Bragantino por anos, como nome da oposição. Sem sucesso.

Interlocutores de Del Nero tentaram reverter o quadro nos últimos dias, mas o objetivo não foi alcançado. Cabeça do chamado Movimento Renovação do Futebol Paulista, Chedid divulgou comunicado para anunciar que sua iniciativa “já alcançou os objetivos relevantes esperados” na FPF. Desta forma, não haveria a necessidade de pleitear o posto ocupado atualmente por Reinaldo Carneiro Bastos.

A postura diplomática de Marquinhos Chedid tem explicação. Atualmente, Del Nero orienta seus aliados a evitar qualquer briga pública. Mesmo despachando de casa, o cartola punido sabe que sua movimentação é limitada e não quer maiores desgastes, mantendo o que lhe resta de influência.

E o poder não é pouco. Ao menos três pessoas que confirmam as articulações de Del Nero evitam dar mais detalhes abertamente, revelando nomes. Ninguém quer se indispor com aquele que ainda apita o jogo do futebol brasileiro. Procurado durante a última semana para comentar as informações, Marco Polo não atendeu as ligações da reportagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s