Primeira semifinal confirma domínio europeu na Copa russa

1530886795_524222_1530907655_noticia_normal_recorte1

Brasil foi derrotado por 2 a 1 pela Bélgica nesta sexta-feira, em Kazan, e está eliminado da Copa do Mundo Rússia 2018. Na semifinal, os belgas, invictos há 23 jogos, enfrentarão a França, que venceu o Uruguai em Nizhny Novgorod. Na etapa inicial, apesar da seleção ter ensaiado uma pressão em jogadas de bola na área, os belgas abriram dois gols de vantagem. O primeiro, contra, de Fernandinho, e o segundo com De Bruyne, aproveitando contra-ataque puxado por Lukaku e a inesperada desorganização da então melhor defesa do Mundial.

Com uma abordagem mais conservadora, o técnico Roberto Martínez surpreendeu ao barrar Mertens e Carrasco e lançar Fellaini e Chadli entre os titulares, aumentando ainda mais a estatura do time e protegendo os zagueiros. Por outro lado, Tite apostou na volta de Marcelo pela esquerda.

Para a vaga de Casemiro, suspenso, o treinador optou por Fernandinho. Logo nos primeiros minutos, a ausência do volante do Real Madrid se mostrou determinante para o colapso do sistema defensivo brasileiro. Além do gol contra, Fernandinho abandonava seu posto com frequência e concedia espaços aos contragolpes belgas. Em um deles, De Bruyne, seu companheiro de Manchester City, não perdoou.

No segundo tempo, em desvantagem no placar, a seleção voltou com Firmino no lugar de Willian. Ao contrário da vitória contra o México, o meia-atacante pouco produziu. Neymar e Philippe Coutinho também estiveram abaixo em relação a outros jogos, assim como Gabriel Jesus, que terminou a Copa sem marcar nenhum gol. O Brasil chegou a reclamar de dois pênaltis, mas não foi dessa vez que o árbitro de vídeo deu uma forcinha para compensar a falta de inspiração no ataque.

Correndo atrás do prejuízo, a equipe de Tite teve mais posse de bola e o triplo de finalizações (26 a 8), exigiu pelo menos duas boas defesas de Courtois, mas só conseguiu marcar aos 30 minutos com Renato Augusto  que substituiu Paulinho , de cabeça, após cruzamento de Coutinho. Somadas à suspensão de Casemiro, as falhas custaram caro a um time que se notabilizava pela regularidade e solidez na defesa.

Coroando o grande potencial de sua geração de ouro, a Bélgica tem, até aqui, uma campanha quase perfeita no Mundial, além do melhor ataque da competição: 14 gols. Destaque do time, o centroavante Lukaku marcou quatro vezes na Copa e deu a assistência para De Bruyne no segundo gol diante do Brasil. O encontro com a França promete um embate à altura das seleções mais jovens e promissoras desta Copa.

A França se classificou como a primeira seleção semifinalista da Copa. Apesar da expectativa de um jogo duro, a aclamada e jovem equipe da França dominou o Uruguai e Pvenceu por 2 a 0, com gols de Raphael Varane e Antoine Griezmann. (Do El País)

Um comentário em “Primeira semifinal confirma domínio europeu na Copa russa

  1. Grande Gérson, eu sinceramente já esperava por isso. A seleção brasileira não jogou bem as partidas anteriores. Jogou mal contra a Suíça. Ganhou a Costa Rica no sufoco somente nos acréscimos. Ganhou com mais tranquilidade a Sérvia, mas sem fazer bonito. E passou muito sufoco no primeiro tempo comMéxico. Uns 25 minutos de pressão mexicana. Então algo já estava errado. Um grande erro , inclusive , que parte da imprensa apoiou , foi o discurso de que a Seleção fosse melhorar aos poucos , em cada jogo. Balela. Para ganhar uma copa , o time tem que ir pronto. Com os melhores jogadores , em plena forma física . Tinha muito jogador com problemas físicos, incluindo Neymar. Então , ao pegar o primeiro europeu arrumado ia sofrer muito pra ganhar. Mas o mérito foi todo da Bélgica. Jogou com competência. Corrigiram os erros que tiveram contra o Japão é praticamente anularam as jogadas do Brasil. Ou seja..o treinador espanhol Martinez deu um nó tático em Tite. Repito. Não foi falta de sorte, foi mais uma vez falta de competência.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s