Sérvios ficam revoltados com a multa multa aplicada a jogadores suíços

granit-xhaka-comemora-gol-da-suica-em-duelo-contra-a-servia-1529695108539_v2_900x506

A seleção da Suíça respira mais aliviada. Isso porque a equipe que faz parte do grupo do Brasil na Copa do Mundo não corre mais riscos de ver os seus principais jogadores suspensos e fora da última e decisiva rodada da fase de grupos, quando enfrentam a Costa Rica pela vaga nas oitavas de final.

A Fifa preferiu multar os jogadores, causando indignação entre os sérvios, que se sentiram insultados pelos gestos de conotação política dos atletas suíços durante e após o jogo.

Isso porque o capitão Lichtsteiner, e os atletas Xhaka e Shaqiri corriam riscos reais de suspensão por terem realizados gestos que fazem menção a bandeira da Albânia. A polêmica se dá por uma questão histórica. Boa parte da população de Kosovo, onde nasceu Shaqiri e os pais de Xhaka, são de origem albanesa.

O território kosovar fica no sul da Sérvia e se declarou independente em 2008, porém os sérvios não reconheceram essa separação. Hoje, Kosovo é um país reconhecido por 111 dos 193 países membros da ONU. O Brasil não o reconhece como independente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s