Fifa investiga e pode punir atletas da Suíça por gestos políticos nas comemorações

shaqiri-e-xhaka-suica-albania

Após a repercussão das comemorações de Xhaka e Shaqiri nos gols suíços na partida diante da Sérvia, a Fifa se posicionou sobre o caso e resolveu abrir procedimentos disciplinares contra os atletas. Além disso, a federação também abriu processos disciplinares contra a federação sérvia (por atos da torcida) e o treinador da seleção Mladen Krstajic.

Com a investigação aberta, os jogadores podem pegar uma suspensão de dois jogos, de acordo com o artigo 54 do Código Disciplinar. Caso punidos, Xhaka e Shaqiri ficariam de fora da partida decisiva contra a Costa Rica, além de uma possível oitavas de final.

Agora, atletas e federação terão o direito de defesa para se pronunciar sobre o caso. Normalmente, esse procedimento leva 48 horas até uma decisão ser publicada.

Confira abaixo a nota da Fifa:

O Comitê Disciplinar da FIFA abriu procedimentos disciplinares contra os jogadores suíços Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri pela celebração do gol durante a partida Suíça x Sérvia. Em relação ao mesmo jogo, foram instaurados processos disciplinares contra a federação de futebol da Sérvia por perturbação da multidão e exibição de mensagens políticas e ofensivas por parte dos torcedores sérvios. Além disso, uma investigação preliminar foi aberta contra o técnico da seleção sérvia Mladen Krstajic por supostas declarações feitas após o jogo.

Tanto Shaqiri quanto Xhaka fizeram o símbolo da bandeira da Albânia, uma águia negra de duas cabeças, depois de marcarem na vitória sobre a Sérvia. Isso porque a maioria do povo kosovar é de origem albanesa. Xhaka nasceu na Basileia e é filho de pais kosovares, enquanto Shaqiri é mesmo do Kosovo, assim como o volante Behrami, e se naturalizou suíço para jogar pela seleção.

Além da decisão contra jogadores suíços e federação de futebol da Sérvia, a Fifa também se pronunciou sobre outros dois casos polêmicos da Copa do Mundo. Um envolvendo a torcida polonesa no jogo contra Senegal, na primeira rodada, e outro sobre a confusão na arquibancada do jogo da Argentina, na derrota para a Croácia. (Do Globo Esporte) 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s