Alberto Dines: outro gigante que se vai

DdzbQZeVMAAmcOY

O ano era 1973. A ditadura militar brasileira proibia manchetes sobre o golpe que matou Salvador Allende no Chile. O editor Alberto Dines dribla a censura e faz a primeira página mais brilhante da história do Jornal do Brasil (foto acima), com uma notícia sem manchete sobre o sanguinário golpe do general Pinochet.

Dines era um gigante do jornalismo brasileiro, do nível de Cláudio Abramo, João Saldanha e Samuel Wainer. Da sua vasta contribuição ao nosso ofício, a maior de todas foi o estímulo incessante à crítica do próprio jornalismo.

Aliás, Dines mantinha o site Observatório da Imprensa há duas décadas e um programa com o mesmo nome na TV Brasil, que acabou tirado do ar – por excesso de liberdade crítica, provavelmente – assim que o interino Temer tomou o poder.

O jornalista morreu nesta terça-feira, aos 86 anos, no hospital Albert Einstein, em S. Paulo, onde estava internado há semanas.

DdzaHvnVwAEJG88

Um comentário em “Alberto Dines: outro gigante que se vai

  1. ACOMPANHEI O GRANDE ALBERTO DINES ao longo dos meus anos de militância e de pós-maturidade.
    Sempre assistia – e era um fã – o Observatório da Imprensa na TV Brasil, onde me encantava tanto com o formato despojado, diligente e assertivo do programa, quanto com os convidados, não raro ligados à rebeldia em suas áreas de domínio.
    Mas o que mais me deliciava, eram suas lanças quixotescamente espetando os moinhos do fascismo, especialmente aqueles disfarçados de “bom jornalismo”.
    Um Dinossauro a mais no hall of fame das extinções em massa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s