Pílulas de Suassuna (4)

Ariano Suassuna (1927/2014) foi dramaturgo, romancista, ensaísta, professor, poeta, advogado e membro da Academia Brasileira de Letras Ariano. “O Auto da Compadecida”, sua obra-prima, foi adaptada para a TV e o cinema. Sua obra reúne, além da capacidade imaginativa, seus conhecimentos sobre o folclore nordestino.

2 comentários em “Pílulas de Suassuna (4)

  1. A obra de Suassuna não apenas diverte. O principal é que ela contém uma mensagem, procurando, de forma lúdica, conscientizar o público.
    Denuncia, por exemplo, o clero, em que apresenta um bispo autoritário, interesseiro, que é subserviente aos poderosos enquanto despreza os humildes, e também o poderoso tirano, a sociedade hipócrita e interesseira, ao mesmo tempo em que ao pobre, em nome da sobrevivência, só lhe resta uma moeda: a astúcia. É dessa característica – a astúcia do humilde – que surge a risada.
    Assim, a obra de Ariano Suassuna, sempre ambientada no sertão paraibano, está recheada de heróis (anti-heróis, na verdade) pobres e semi-analfabetos, porém astutos. É o caso de João Grilo, Caroba, Benedito…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s