Ringo e Barry Gibb são condecorados pela Rainha Elizabeth

Ringo-Starr-Kevin-Winter

O ex-Beatle Ringo Starr e o único sobrevivente da banda Bee Gees, Barry Gibb, começam 2018 com o título de Sir (cavaleiro do Império Britânico). Os nomes desses dois músicos lendários e já septuagenários se destacam na lista de distinções que a rainha Elizabeth II concede por ocasião do novo ano, e que inclui o ator Hugh Laurie, conhecido do grande público pelo personagem principal da série de televisão House.

“É um prazer ser reconhecido pela minha música e também pelo meu trabalho de caridade”, disse o ex-baterista dos Beatles em relação ao título de Sir que recebe aos 77 anos e duas décadas depois do colega de grupo Paul McCartney. Por ocasião dessa distinção, o músico retornará ao Palácio de Buckingham pela primeira vez desde 1965, quando os Fab Four receberam a Ordem do Império Britânico (OBE) no auge do sucesso. Quatro anos depois, John Lennon devolveu a medalha para protestar contra o apoio britânico à intervenção norte-americana no Vietnã.

Ringo foi considerado não só por ter feito parte de uma banda mítica – dissolvida em 1970 –, mas também por seu envolvimento na luta contra a Aids, contra a pobreza e a exclusão social. Starr foi o último a se juntar ao famoso quarteto e o membro cuja estrela menos brilhou diante do gênio de Lennon, a personalidade de McCartney e o enigma que era George Harrison. Mas sem ele os Beatles nunca teriam sido os Beatles, como ressaltou Sir Paul em sua mensagem de ano novo: “Parabéns ao melhor baterista e ao melhor colega”.

1514815807_488836_1514816310_sumario_normal_recorte1

Outra grande figura de música popular, o compositor, cantor e agora Sir Barry Gibb, transformou a distinção concedida pela soberana em homenagem aos dois irmãos – Maurice e Robin, já mortos – com os quais fundou os Bee Gees. Britânico de nascimento, embora formado na Austrália, Gibb, de 71 anos, foi o vocalista de uma banda familiar que arrasou na cena musical dos anos setenta com seu álbum Saturday Night Fever e que, em toda a carreira, vendeu mais de 45 milhões de discos.

Entre os nomes mais populares que compõem a lista de honras estão os artistas Hugh Laurie e o veterano James Cosmo (conhecido pelos telespectadores pelo papel de Jeor Mormont na série Game of Thrones). Darcey Bussell – bailarina que é jurada da versão britânica de Strictly Come Dancing – foi nomeada Dame (dama do Império), e o político liberal-democrata Nick Clegg – que durante cinco anos foi o número dois do Governo –, recebeu o título de Sir, o que faz de sua esposa, a espanhola Miriam González Durante, uma Lady. (Do El País)

Um comentário em “Ringo e Barry Gibb são condecorados pela Rainha Elizabeth

  1. Da minha parte parabenizo não só Ringo, que hoje parece óbvio, mas também Barry, grande músico e lenda viva tanto quanto o ex-beatle. Parabéns aos dois e que felicidade que ambos foram homenageados em vida.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s