A outra irmã

25 de novembro de 2017 at 16:44 Deixe um comentário

POR EDYR AUGUSTO PROENÇA

Sempre fui fã de Saulo Sisnando, desde as primeiras peças, lá no Teatro Cuíra, onde ainda tateava uma linguagem que agora está sólida e pronta. Talvez por ser tão urbano quanto eu, ou pela influencia clara dos filmes em p&b, da década de 40, das grandes estrelas de Hollywood. Gosto do humor de seus textos, sutil, ferino, elegante. Não tem medo do melodrama e até do efeito engraçado que gera, quando misturado a tentativas do gênero “Terror”.

Saulo já surgiu dentro da escuridão cultural em que vivemos há mais de vinte anos. Por isso, acho, o nome de seu grupo é “Teatro de Apartamento”, pois é lá que ensaia, com sua turma, seus espetáculos. Já foi encenado com sucesso no Rio de Janeiro e suas series, filmadas e postadas no Facebook também são ótimas, corajosas, ousadas. Eu próprio já escrevi um texto, que se juntou a outros dois em uma peça. A parceria com a Casa Cuíra já estava anunciada há tempos.

Logo que a Casa foi aberta, ali na Cidade Velha, Dr. Malcher 287, conversamos a respeito de um texto que iniciaria com um personagem entrando na casa e caindo, ensanguentado, em frente à platéia. Crime, assassinato, mistério. Ele se encantou. Quando voltou, já foi com um texto que reúne todas essas possibilidades. É preciso pensar na Casa. Em seus espaços. Até pode ter um palco italiano, mas pode muito mais. Salas amplas, pé direito alto, tábuas compridas, um mundo de possibilidades.

Chamaram Patrícia Gondim, Grazi Ribeiro, Alexandre Baena, Dani Cascaes, Maria Luiza Marillac e Gisele Guedes e a coisa foi tomando forma. Junta, como somente o Teatro é capaz de juntar, generosamente, gerações diferentes de atores. Olinda Charone, Zê Charone e Sônia Alão, contracenam com Leoci Medeiros, Leonardo Moraes, Flávio Ramos, Pauli Banhos e o resultado é maravilhoso. Tem ator fazendo personagem feminino e vice versa. Tem ator fazendo dois personagens. Tem trecho filmado, projetado na parede da casa.

Saulo, que adora Agatha Christie, foi influenciado pelo livro “O Caso dos Dez Negrinhos”. Saiu um texto de mistério, vingança, ciúme, crime e ambição. A famosa escritora de livros de terror, Elizabeth Wilcox, há muitos anos vive enfurnada em uma mansão à beira mar, próxima a Los Angeles. Tem a companhia de alguém, muito misteriosa, criada e tratada como serviçal, mas que ainda poderá herdar toda a fortuna da escritora. Mas há mais mistério envolvendo a morte de uma das filhas, o nascimento de duas netas, playboys e caçadores de dotes ambiciosos. Convidada, essa malta estará presente em um fatídico final de semana, com Wilcox. É claro que contracenar com duas atrizes famosas na cidade, deixou inicialmente nervosos Leoci Medeiros e Leonardo Moraes. Mas a troca de energias, o tal famoso processo que permeia toda montagem teatral, fez com que o elenco formasse novamente o que chamamos de “família do teatro”. Ali, todos ficam tão unidos, confidentes, que às vezes os colegas sabem mais de suas vidas do que a própria família. E no entanto, após a temporada, provavelmente vão se separar, seguindo para novos compromissos, “novas famílias”, em outras montagens.

“A Outra Irmã” é, principalmente, mais um grito do teatro paraense, que mesmo com toda a maquina trabalhando contra, continua e se mostrar. O show não pode parar. Os espetáculos são em Casas, como a Casa Cuíra. São em praças, até em ônibus, com foi recentemente em “Auto do Coração. Não temos acesso aos palcos da cidade, destinados a qualquer coisa que não artistas paraenses. Ano que vem está chegando. Amanhã vai ser outro dia. Enquanto isso, te convido a assistir “A Outra Irmã” e garanto diversão e entretenimento. Sobretudo, a mágica ali, na sua frente, à distância do tato. O Teatro.

(Publicado em O Diário do Pará, Caderno TDB, Coluna Cesta e opiniaonaosediscute.blogspot. com em 24.11.17)

Entry filed under: Uncategorized.

E viva Fidel! ‘Vitalogy’, o mais reflexivo e menos badalado disco do Pearl Jam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,429,584 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 13.036 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

Nelio(maior campeão… em Bergson vai defender o Fu…
junior em Leão é tetracampeão de ba…
Miguel Silva em O adeus do artilheiro
Edson do Leão - meu… em Bergson vai defender o Fu…
Manoel em Democracia em xeque. O que…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: