Riscos e possibilidades

27 de outubro de 2017 at 0:40 8 comentários

DNEtLGPWsAANund

POR GERSON NOGUEIRA

O jogo é decisivo, talvez seja o mais decisivo de todos os que virão porque pode trazer a tranquilidade tão necessária neste momento da competição. Além disso, caso consiga os três pontos, o Papão ganhará confiança para o confronto teoricamente mais complicado, diante do Vila Nova-GO, na semana que vem.

Por todos esses aspectos – e alguns outros pouco visíveis –, a partida contra o Criciúma, hoje, na Curuzu, é daquelas que não permitem descuidos. Mais do que nunca, o Papão precisará mostrar a agressividade que ainda não se viu em jogos disputados dentro de Belém. Por agressivo quero dizer ofensivo e incansável na luta pela vitória.

A Série B tem, seguramente, o campeonato mais nivelado de todas as divisões nacionais. São jogos quase sempre definidos por um gol apenas, raramente se vê um placar mais elástico. Os times se entregam à marcação com uma voracidade que quase sempre afeta a noção de que é preciso buscar o gol.

Há um esforço tão desmedido em se defender que acabam esquecendo de atacar. É justamente dessa armadilha que o Papão precisa se livrar. O Criciúma, que está em queda livre, com três derrotas consecutivas, virá quase certamente preocupado em congestionar o meio-de-campo e proteger a defesa, como quase todos os times que jogam em Belém.

O problema é que, no afã de resolver logo a situação, os bicolores acabam se atrapalhando, metendo os pés pelas mãos e facilitando a estratégia do visitante. Pior ainda é quando um deslize propicia um gol ao adversário. O filme é velho, mas de efeitos devastadores no aspecto emocional, pois o torcedor acaba se voltando contra o próprio time e tudo fica mais difícil.

Nas últimas apresentações em casa, o técnico Marquinhos Santos escalou Marcão teoricamente no comando do ataque. Na prática, porém, o atacante sempre é deslocado para exercer uma função mais defensiva, como um quarto volante ou até um defensor. Por isso, quase não faz gols, pois raramente aparece na faixa que deveria ocupar.

Quando opta por esse desenho de equipe, o técnico abre mão do poder de fogo que o Papão poderia ter como mandante. Nivela as forças, pois se mostra tão cauteloso quanto o adversário, às vezes até mais.

Nos treinos desta semana, o ataque alinhou sempre Marcão e Caion. Aparentemente, a situação se mantém. Marcão vai fazer a flutuação, voltando até o meio-campo e Caion será instruído para fazer o que Bergson (ainda ausente) normalmente faz, buscando o jogo pelos bicos da área e tentando surpreender com chutes de média distância, tendo Fábio Matos como o jogador de aproximação.

Mesmo entrando quase sempre no 2º tempo, Caion demonstrou mais desenvoltura na área e nos arredores do que Marcão. Consegue chegar com rapidez em relação à marcação e não parece ter receio de finalizar. Sua possível escalação é um reconhecimento às boas atuações, mas a lógica indica que suas características exigem um parceiro mais rápido na frente. Wellinton Jr., por exemplo.

—————————————————————————————-

O adeus de um bravo guerreiro de ideias

A coluna de hoje é dedicada a um amigo que nos deixou ontem. Bravo guerreiro das boas causas, Paulinho Fonteles era incansável na defesa das liberdades e dos direitos, como político e advogado. Poeta e escritor, foi também um torcedor devotado do Papão e, acima de tudo, um homem de fibra e coragem, sempre pronto a encarar embates em defesa de suas ideias.

Filho de pais perseguidos e torturados nos porões da ditadura, Paulinho jamais desistiu de seus sonhos e convicções. Mesmo partindo ainda tão jovem, deixa como legado a fé num país melhor e menos desigual.

É verdade que o Brasil dos últimos tempos vinha lhe fazendo mal, como a tanta gente. Ódio e intolerância não combinam com espíritos libertários. O consolo é que os homens passam, mas as utopias nunca morrem.

Valeu, amigo Paulinho!

—————————————————————————————-

Superior à concorrência, Grêmio é cada vez mais favorito

O triunfo acachapante do Grêmio em Guayaquil, na quarta-feira, deixou o time de Renato Gaúcho com um pé na final da Libertadores. A soberba atuação de Luan e de seus companheiros confirmou também a excelente campanha e a condição de favorito ao título contra o representante argentino.

Ao mesmo tempo, reforça minha impressão de que o vencedor do torneio sairia da batalha entre Grêmio e Botafogo. Quem sobrevivesse ao duelo, marcharia inapelavelmente para levantar a taça. Portanto, a essa altura, só um desastre pode impedir que o tricolor gaúcho volte ao topo do futebol continental.

(Coluna publicada no Bola desta sexta-feira, 27)

Entry filed under: Uncategorized.

É hoje! Capa do Bola – sexta-feira, 27

8 Comentários Add your own

  • 1. celira  |  27 de outubro de 2017 às 6:03

    Sem sombra de dúvidas uma decisão. É o jogo que pode dar aquela tranquilidade ou pode te jogar no desespero. Óbvio que a situação só PSC não é crítica, afinal, tem 4 jogos em Belém. Contudo, a irregularidade do time é um peso que não anima até o mais apaixonado torcedor… Espero que venha a vitória hoje!

    Curtir

  • 2. Antonio Oliveira  |  27 de outubro de 2017 às 7:48

    Se os atletas forem pagos direitinho, não há o menor risco. Afinal, segundo cálculos que considerei seguros, para se manter onde está, o listrado só precisa de sete pontos dos 12 que vai disputar em casa.

    Deste modo, se não estiverem contrariados, contado com os jogos fora, os jogadores poderão não só deixar o clube garantido na b, como até como uma colocação mais favorável na tabela.

    Curtir

  • 3. Nelio( o Maior campeão nacional de Norte, Nordeste a Centro Oeste  |  27 de outubro de 2017 às 8:33

    A síntese desse jogo é a seguinte: Paysandu NÃO PODE PERDER DE JEITO NENHUM. A vitória será magnífica e praticamente selará o Paysandu na serie B em 2018. Se ocorrer um empate, igual contra CRB, é bom que se esclareça que não será o resultado sonhado, maravilhado, mas também não será de todo ruim. Considerarei empate como razoável porque será um ponto importante somado. Repito: Os caras só não devem dormir na mira e perder o jogo. Aí será funesto. Então essa dos caras dormirem na mira e perderem essa decisão é preocupante por causa da instabilidade longo de alguns atletas que entrarão como titulares hoje( Marcão e Airton). Não é possível que esses caras trazidos a peso de ouro, continuem jogando tão mal e continuem assim até o final. Airton não joga bem há dezena de jogos, não acerta mais nem cobrança de falta e escanteio. Já o Marcão não marca gols e não preocupa zaga adversária acho que desde que chegou aqui. Marcou me parece um gol trombando com goleiro , deu uma assistência e só. Isto é muito pouco pra quem os que tem entre os salários mais altos no clube. Acho que é a hora desses caras, nem que seja em lance de sorte, mostrem um pouco de futebol. Se continuarem a instabilidade gritante, o Paysandu hoje entrará novamente com 2 a menos, fora os desfalques de R Andrade, outro que só vive no DP quando não fica fora por cartões, e Bérgson, outro que sempre está mal de saúde. Aí será roça.

    Curtir

  • 4. Nelio( o Maior campeão nacional de Norte, Nordeste a Centro Oeste  |  27 de outubro de 2017 às 9:16

    Atenção, li uma coluna de um outro dono de blog esportivo da cidade e fiquei sinceramente mais preocupado nesta reta final de serie B para o Papão. Se o time não inspira confiança, agora eu soube através dessa coluna que o tal grupo das ideologias novos rumos que vem desde 2013 teve um ‘RACHA” na concordâncias de ideias ou choque de ideias no bicolor. Isto era tudo que não poderia ocorrer. O tal “RACHA” está ocorrendo porque senhores está havendo rede de intriga, ciúme tolo, em torno de quem crio a famosíssima hoje Marca Lobo, grife bicolor própria que faz sucesso. É bom que se esclareça que no conjunto da boa obra, teve os seguintes heróis: O idealizador, o registrador da marca, planejador e que colocou em pratica e tirou das ideias e dos papeis. Aí podemos afirmar que todos, indistintamente, são merecedores de congratulações pelo feito: Se não houvesse grandes ideias o mundo seria pior. Quem nos dera os governos, políticos e seus puxa sacos tivesses boas ideias para cuidar bem da população??O registrador da marca é importante porque acreditou no sucesso e evitou fraudes, copiadores e aproveitadores inescrupulosos. Quanto ao planejador, tem muita importância. Mesmo as boas ideias colocadas em prática não sairiam perfeitas se não houve planejamento antes. E o que colocou em prática. temos de considerar que grandes projetos idealizados , registrados e planejados se não tiver que tire dos papeis, fica perdido no tempo, desperdiçado. Então vejam que neste projeto marca bicolor todos são fundamentais desde o idealizador até quem colocou em prática. É um efeito dominó de importância. Ninguém, é mais que ninguém, se foi de um que o fez. Não tem razões para essa intriga agora que pode prejudicar o clube. Pensem bem nisto vcs da cúpula bicolor para depois não virem chorar o leite derramado.

    Curtir

  • 5. Jorge Paz Amorim  |  27 de outubro de 2017 às 9:17

    Já contra o Londrina, Marcão jogou um pouco mais avançado e mostrou ao treinador o acerto da medida. Voltar pra ajudar no jogo aéreo em razão da bola parada é uma coisa. Agora, colocar um atacante que passou a vida toda enfiado trombando com beques pra perseguir laterais velozes é o mesmo que mandar fazer café quem passou toda sua existência funcional carimbando papeis.

    Curtir

  • 6. celira  |  27 de outubro de 2017 às 22:35

    Amigos,

    Não foi uma grande vitória, mas foi uma importante vitória a de hoje contra o tigre. Neste momento de definição, onde todo jogo é final, vencer alivia o plantel, já que o time se afasta do Z4, e dá ânimo para os próximos jogos afim de garantir a permanência na série B. Faltam apenas 4 pontos, mas acredito que com mais 3 pontos o PSC, pelo número de vitórias, já garanta seu lugar na série B de 2018.

    Curtir

  • 7. Carlos Lira  |  27 de outubro de 2017 às 22:39

    Amigos,
    É bom dizer que o PSC ainda tem uma boa razão para buscar ficar entre os 10 primeiros. Afinal, caso consiga isso, é difícil, garantirá vaga na Copa do Brasil 2018 Sub-20.

    Curtir

  • 8. celira  |  27 de outubro de 2017 às 22:40

    Uma moderação…
    Não to conseguindo ficar logado…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,403,811 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.971 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

Edson do Leão - meu… em Papão esclarece sobre liminar…
Edson do Leão - meu… em Para entender o imbróglio Lupo…
Miguel Silva em ‘Time do século 21…
Nelio(maior campeão… em Procuradores se retiram de eve…
Gabriel Mendes em ‘Time do século 21…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

outubro 2017
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: