Galeria do rock

DLB9P7HXUAAFQwE

O grupo Badfinger irrompeu como um sopro de criatividade no fervilhante cenário britânico dos anos 60, apadrinhado pelos Beatles. Peter Ham, seu fundador, compôs vários sucessos, conquistou prestígio, flertou com a fama e morreu pobre em 1975, aos 27 anos, idade cabalística na história do rock – Hendrix, Janis, Brian Jones, Jim Morrison e Kurt Cobain estão na lista dos que partiram aos 27.

No final de 1968, o galês Ham, voz e guitarra base do Badfinger, enviou fitas demo para a Apple, recém-fundada gravadora dos Beatles e teve a sorte de chamar atenção de George Harrison, que gostou do material e recomendou a contratação imediata, com aval de Paul McCartney.

Até então, o grupo se chamava The Iveys. Depois do aplaudido primeiro disco, Maybe Tomorrow, Ham e seus companheiros de banda, Tom Evans Jr., Joey Molland e Mike Gibbins, trocaram o nome para Badfinger e despontaram como futuros astros da música pop. O sucesso, porém, não viria fácil como se imaginava, apesar dos elogios rasgados de todos que conheciam o seu trabalho.

Peter-Ham-e-a-tragica-historia-do-Badfinger-Apple

Em 1970, lançou um clássico do pop, Without You, melodia romântica e melancólica, que estourou nas paradas com Harry Nilsson. Depois disso, com a falência da Apple, o Badfinger entrou em parafuso, golpeado em suas finanças por um empresário inescrupuloso, Stan Polley, que embolsou cerca de 4 milhões de dólares dos músicos.

Arruinados financeiramente, sem apoio da nova gravadora, Warner, Ham e Evans ainda tiveram que enfrentar pesados processos judiciais movidos pelo próprio selo musical. Em depressão, Ham cometeu suicídio, deixando um bilhete para a esposa grávida e praguejando contra o picareta Polley. Anos depois, ainda abalado, Evans repetiu o gesto trágico do amigo.

Uma belíssima história de talento pop manchada pela maldição do show business.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s