A redescoberta de Rafael

1 de setembro de 2017 at 10:06 2 comentários

POR GERSON NOGUEIRA
Surgem notícias de que o Papão tem planos de contratar Rafael Oliveira, que saiu do clube há algum tempo marcado pelo estigma de boêmio e fã das festas de aparelhagens – ganhando por isso até o apelido de RafaPop. Nunca foi craque, mas fazia gols com boa assiduidade. Aliás, com mais frequência que os atuais centroavantes de plantão na Curuzu.
Depois que ele foi dispensado e partiu, rumo à Lusa paulista e depois ao Nordeste, o Papão conseguiu as proezas de contratar (por salários de Série A) o veterano Souza e o improdutivo Alexandro. Trouxe também Betinho e, já neste ano, Daniel Amorim. Nenhum desses chegou nem perto do histórico de gols de Rafael na Curuzu.
Ocorre que o interesse por Rafael, não oficializado pelo clube, surge em momento preocupante para o time na Série B: empacado na 14ª colocação e cada vez mais distante da parte de cima da classificação.
Ao mesmo tempo, a simples menção ao ex-bicolor deixa a óbvia impressão de que a política de contratações do clube enfrenta séria crise de identidade.
Além da recente aquisição de nomes pouco conhecidos, como Juninho e Rafael Dumas, o Papão segue na febril perseguição a um camisa 10 para solucionar o problema de criatividade no meio-campo, carência que se amplia a cada rodada.
Rafael pode vir a ser um bom reforço, principalmente diante da estiagem vivida pelo setor ofensivo da equipe, mas já foi muito melhor como jogador e o clube se recusou a ver isso. À época, na Série C, era normalmente definido como um jogador de poucos recursos.
Diante do súbito interesse, há uma pergunta pairando no ar: quem mudou, afinal? Rafael Oliveira ou o Papão? A resposta a isso deve ser formulada pela cúpula dirigente do clube.
A situação lembra, de certa maneira, o que ocorreu recentemente com Leandro Carvalho, também carimbado como jogador-problema e liberado depois de ter sido o principal jogador da equipe no primeiro semestre.
Será que mais à frente, quando a poeira assentar e a diretoria certamente for outra, as cabeças pensantes do clube irão recomendar a contratação de Leandro como solução para um problema de ataque? É prudente não duvidar.
———————————————————————————
Estratégias do Leão para o embate decisivo
O Remo teve a semana toda para treinar fundamentos, testar variações de esquema tático e corrigir problemas de posicionamento. Léo Goiano concentra todas as atenções na montagem de um time ofensivo, capaz de superar o Sampaio Corrêa, amanhã à tarde, no Mangueirão.
Em termos gerais, o técnico terá de volta contra os maranhenses aquele que é considerado o time ideal, com o retorno de João Paulo e Jaquinha, absolvido no STJD. Flamel e Eduardo Ramos estão confirmados para o jogo e o ataque não deve sofrer mudanças, ainda que Pimentinha esteja se recuperando de contusão.
Restam apenas as opções do técnico para solucionar problemas óbvios. Com um pouco mais de ousadia, por exemplo, Jayme pode entrar como ala para ser o parceiro de Pimentinha pelo lado direito, adicionando velocidade e alternativas ao setor mais agressivo do ataque. Essa alternativa vale tanto para a escalação inicial como para o decorrer do jogo.
Francisco Diá, comandante do Sampaio, sinalizou que vai procurar anular Pimenta. Caso o atacante continue isolado, como ocorre quase sempre, Diá já terá meio caminho andado para alcançar seu intento. Cabe a Goiano encontrar os meios – e eles existem – de fugir a esse cerco inevitável e tornar seu time capaz de construir a vitória almejada.
——————————————————————————–
Sandro Moreyra: a biografia de um craque
Ganhei e estou devorando a bio “Sandro Moreyra – Um autor à procura de um personagem” (de Paulo Cezar Guimarães), tributo afetuoso ao inesquecível jornalista, colunista, piadista, torcedor do Botafogo e carioca em tempo integral. Sandro Luciano Moreyra nos deixou há exatos 30 anos e, desde então, a crônica esportiva brasileira ficou menos divertida.

Quis o destino que o livro traga a assinatura de PC Guimarães, um alvinegro da mesma estirpe do biografado, até na verve. Pode-se dizer que a divertida trajetória de Sandro estava à procura de um autor e ninguém melhor que PC para retratar um personagem tão escrachadamente carioca e botafoguense.

Voltarei ao tema depois que terminar a leitura da obra.

(Coluna publicada no Bola desta sexta-feira, 01)

Entry filed under: Uncategorized.

Rock na madrugada – Autoramas, Rei da Implicância Vendidos mais de 22 mil ingressos para Remo x Sampaio

2 Comentários Add your own

  • 1. Antonio Valentim  |  1 de setembro de 2017 às 11:12

    Este escrevinhador era leitor assíduo da coluna divertida de Sandro Moreyra, que era publicada pela antiga Placar nos 70 e 80.

    Lembro ainda de algumas histórias sobre Garrincha, Manga e Saldanha, entre outros.

    Curtir

  • 2. Jorge Paz Amorim  |  1 de setembro de 2017 às 11:39

    Rafael Oliveira não é reforço, é piada de péssimo gosto. Qualquer lista que se queira fazer pra eleger os cinco piores jogadores em atividade no futebol profissional no Brasil deve obrigatoriamente ter o nome do atacante do Botafogo(PB).
    Sua mobilidade é obtusa, sua habilidade é ridícula e sua leitura do jogo é analfabeta. Pra completar, com o passar do tempo perdeu a força física e não adquiriu uma grama de lucidez. Quem assistiu Remo e o time do Rafa Pop percebeu que, apesar da presença de uns quatro ou cinco ex-jogadores em atividade na partida, foi o centro avante do time paraibano o primeiro a cansar, o que mostra ser um jogador inútil como atleta e prejudicial como integrante de grupo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,427,660 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 13.035 outros seguidores

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: