Papão é o 1º clube denunciado por homofobia no Brasil e pode ser punido

12 de julho de 2017 at 10:23 6 comentários

622_3612b36c-da6a-4247-b130-063bc83bc47a

POR GABRIELA MOREIRA, na ESPN

O Paysandu foi denunciado pelo STJD por discriminação de gênero, no caso, por atos homofóbicos praticados por uma das organizadas do clube, a Terror Bicolor. Entre as penas previstas estão perda três pontos na competição, além de perda de um mando de campo e multa que pode chegar a cem mil reais. Este é o primeiro caso de denúncia por preconceito de orientação sexual que acontece no futebol brasileiro. Houve um caso anterior, em 2014, mas foi arquivado ainda na fase de inquérito.

A denúncia, do procurador Leonardo Andreotti, foi protocolada na última segunda-feira.

Além do artigo 243 G, citado acima, o clube também foi denunciado no 213, deixar de tomar providências para prevenir e reprimir desordens no estádio. O fato ocorreu após a derrota do Paysandu para o Luverdense, pela Série B do Brasileiro, há pouco menos de 15 dias.

Na ocasião, os integrantes da organizada agrediram torcedores do próprio time, a torcida Banda Alma Celeste, pelo fato de a agremiação ter se manifestado a favor da causa LGBT. Um boletim de ocorrência foi registrado pelos agredidos, em Belém, no Pará, narrando não apenas este episódio de agressão, como ameaças de morte que integrantes da torcida vêm sofrendo por conta do posicionamento. A Alma Celeste não entrou como parte no registro, mas prestou auxílio jurídico e psicológico aos denunciantes. Serviram como base para a denúncia do STJD, imagens captadas pela imprensa no dia do ocorrido.

A Banda Alma Celeste foi a primeira torcida do Brasil a pedir o fim do preconceito por orientação sexual e de gênero, contra gays, lésbicas, transexuais, transgêneros, travestis e bissexuais. Além de terem aberto uma bandeira símbolo do Orgulho LGBT na arquibancada, num jogo contra o Santos, no primeiro semestre, eles também aboliram uma música que chamava os rivais do Remo de gays.

No fim de junho, durante a semana do Orgulho LGBT, a torcida Movimento Nação 12, do Flamengo, também se manifestou favorável ao fim do preconceito e às causas LGBTs em sua página no Facebook, informando que não vão mais cantar hinos com conteúdo homofóbico.

Previsão no Código 

O artigo 243-G é o mesmo que provocou a eliminação do Grêmio, na Copa do Brasil, de 2014, quando uma torcedora chamou o goleiro Aranha, então no Santos, de “macaco”.

“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O clube vive situação delicada na Série B, com 14 pontos, somente dois para o primeiro colocado da zona de rebaixamento. Se a perda de pontos for consolidada, o quadro se agrava.

“>Siga @gabi_moreira

Entry filed under: Uncategorized.

A arte de Atorres As novas regras do jogo

6 Comentários Add your own

  • 1. Leonardo  |  12 de julho de 2017 às 10:43

    Preocupante!! Quando esses tribunais julgam casos inéditos, costumam ser bastante rigorosos. Entendem que precisam ser, para evitar que práticas semelhantes se espalhem pelo país.
    Este ano parece que o universo está conspirando contra o Papão.

    Curtir

  • 2. celira  |  12 de julho de 2017 às 11:23

    Se for punido será justo, afinal, o esporte é um espaço e congratulamento e não de barbárie.

    Curtir

  • 3. Antonio Valentim  |  12 de julho de 2017 às 13:43

    Acho que a tal torcida deu um tiro no pé. O que deveria ser positivo, pode acabar se voltando contra o clube para o qual se torce.

    No entanto, creio que não dará em nada.

    Curtir

  • 4. Copulatum et Malum Remuneratum  |  12 de julho de 2017 às 13:53

    Ô, ô, ô, ô, todo….. que eu conheço é bicolor! Não vale mais o politicamente incorreto na Curuzu? :O

    Curtir

  • 5. Nelio  |  12 de julho de 2017 às 19:50

    Bonito isso??? Acho que pela primeira vez na história tenho de concordar com um remista. Esse é Antonio Valetim. Condordo que Essa torcida Alma Celeste deu um tiro no pé e pode ajudar a rebaixar mais fácil o Paysandu. Lindo isso por parte de uma torcida. O Paysandu vem se dando mal nos últimos 2 anos com sua própria torcida. É só ver: torcida que não tem prestigiado como deveria nos jogos, torcida organizada terror bicolor que promoveu desordens no estádio em 2013 praticamente ajudou ao rebaixamento, e agora essa terror novamente e outra torcida organizada em que eu tinha a maior confiança faz um feito desse que pode levar o clube mais facilmente à serie C 2018. É claro e evidente que não concordo em nenhuma hipótese com os vândalos da terror bicolor, não gosto, não defendo e não aceito a truculência dos mesmos seja contra quem for. Porém em relação à atitude da organizada alma celeste acho louvável a manifestação deles contra a homofobia , mas sinceramente não concordei com o local da manifestação ou campanha dentro de um estádio, em partida de futebol, onde o clube dono do estádio vem muito mal na competição, a torcida com nervo a flor da pele. REPITO: não estou defendendo a truculência da terror bicolor contra os manifestantes. Apenas quero dizer que não concordo com o local da manifestação onde para mim em toda democracia que se preze a vontade da maioria deve prevalecer e ser respeitada e naquele momento com toda a certeza a grande maioria de pessoas presentes se fossem consultadas se diram contra a manifestação naquele local. Acho que foi como se alguém quisesse fazer essa manifestação dentro de uma igreja que ainda não aderiu a ideia. Existem N locais para fazer essa manifestação em que sou favorável, mas dentro de estádio em jogo de futebol não concordo, do mesmo modo que não concordo com manifestação politico partidária. Essa é minha opinião e como disse o amigo acima como vão querer coibir atos parecidos daqui em diante o Papão será um bom bode expiatório e poderá levar um gancho cruel da madrasta CBF e seu STJD. triste, muito triste

    Curtir

  • 6. Remo  |  13 de julho de 2017 às 8:22

    Não vou comentar pois posso ser chamado de homofóbico

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,241,221 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.643 outros seguidores

VITRINE DE COMENTÁRIOS

Jorge Paz Amorim em Caminhos erráticos
Adilson Reis em Caminhos erráticos
Édson do Amaral. Tor… em Caminhos erráticos
Edson do Leão - meu… em Aos trancos e barrancos, Remo…
Edson do Leão - meu… em Aos trancos e barrancos, Remo…

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: