Conexão Nordeste

13 de junho de 2017 at 2:06 2 comentários

POR GERSON NOGUEIRA

O Remo faz uma aposta de risco calculado ao trocar Josué Teixeira por Oliveira Canindé. A opção significa um reabrir de portas ao futebol nordestino exatamente quando o time luta contra oito clubes da região na fase classificatória da Série C. Se buscava um expert em Nordeste, o Leão acertou em cheio. Cearense de nascimento, o novo técnico construiu sua carreira dirigindo clubes da região.

Canindé traz boas credenciais. Campeão da Série D 2010 com o Guarani de Sobral (CE), ganhou a Copa do Nordeste 2013 com o Campinense (PB), comandou boa campanha do América-RN na Copa do Brasil 2014 e conquistou o acesso à Série C com o CSA no ano passado.

O novo técnico, que chega hoje à tarde, tem perfil que se assemelha ao de Josué quanto aos clubes que treinou, quase todos de porte médio. É conhecido como disciplinador e afeito a aproveitar jogadores caseiros. Seus times são conhecidos pela marcação forte e rapidez na transição – exatamente como Josué tentou e não conseguiu no Remo.

Em disponibilidade desde que saiu do CSA, Canindé chegou a um entendimento rápido com a diretoria do Remo, em conversas telefônicas mantidas ao longo de domingo. Não era a primeira opção dos azulinos, que chegaram a sondar Fernando Diniz, descartado pelo salário alto, mas se encaixou nas condições estabelecidas pelo clube.

No Remo, Canindé terá desafios a vencer em curtíssimo prazo. Definir um plano de jogo é o maior deles, a partir de mudanças pontuais no time. Além disso, precisa vencer a desconfiança da torcida, que não conhece o seu trabalho e vai exigir (como de hábito) resultados imediatos.

Em entrevista a Guilherme Guerreiro na Rádio Clube, ontem à noite, Canindé revelou que acompanha os jogos do Remo e conhece alguns atletas, o que certamente ajudará na preparação do time para o importante jogo com o Botafogo-PB na segunda-feira, 19.

Por fim, além do trabalho de campo, Canindé terá que ser hábil para caminhar no verdadeiro campo minado que é o Remo. É bom lembrar que os constantes focos de incêndio foram determinantes para o desgaste de Josué Teixeira junto aos dirigentes.

————————————————————————————————

Papão tenta reencontrar o caminho do G4

Em momento delicado na competição – caiu da liderança para a quinta posição em apenas duas rodadas –, o Papão encara hoje à noite o vice-líder Guarani, em Campinas. O jogo já seria naturalmente difícil, mas torna-se mais complicado por estar o Bugre de olho no 1º lugar do campeonato.

Apesar disso, a dúvida que se impõe quanto ao desempenho do Papão não diz respeito ao adversário: tem a ver com o próprio time de Marcelo Chamusca. As mudanças feitas para o jogo contra o Goiás, forçadas por lesões, acabaram por desfigurar o sistema que vinha funcionando.

Na derrota para o ABC em Natal a equipe ainda funcionou satisfatoriamente no segundo tempo, marcando firme e chegando com perigo à área adversária. Contra o Goiás, o emprego de três atacantes e apenas dois volantes marcadores fracassou do começo ao fim.

Fica a expectativa para a escalação que Chamusca vai definir. Pelas movimentações dos últimos dias, o técnico deve reeditar o esquema mais fechado, com três volantes e um armador, que foi bem sucedido nas quatro primeiras rodadas.

Na impossibilidade de contar com os titulares Recife e Rodrigo Andrade, Chamusca tende a utilizar na marcação Renato Augusto, Wesley e Capanema. Jonathan não está cotado, embora tenha características que permitem fazer a função de Rodrigo, posicionando-se mais à frente e em condições de surgir como homem-surpresa no ataque.

É uma oportunidade sob medida para que o Papão reaja nesta fase inicial de competição, freando a queda e derrubando um concorrente direto. A vitória recoloca o time na vice-liderança.

(Coluna publicada no Bola desta terça-feira, 13)

Entry filed under: Uncategorized.

Rock na madrugada – Johnny Marr, Easy Money Seleção reserva goleia Austrália

2 Comentários Add your own

  • 1. Greison  |  13 de junho de 2017 às 7:47

    Olá amigos do Blog… primeiro o mais querido tentando mudar sua realidade com a vinda do canindé, que vem buscar visibilidade para sua carreira, esperamos que consiga colocar o o leão de volta aos trilhos. Do outro lado da almirante Barroso o papao da curuzu, que tem vivido um antagonismos entre torcida e diretoria, onde de um lado vêem desde a contratação do chamusca um aposta errada, e essa visão do torcedor vem se constatando verdadeira; de outro lado vem a diretoria que parece viver na terra da Alice e não encherga ou não quer admitir que errou ao trazer o chamusca. Se vier uma nova derrota hoje, penso que deveria nem voltar e vocês?

    Curtir

  • 2. Mauro Negrão  |  13 de junho de 2017 às 8:13

    Nada de foco de incêndio. Ñ aguentavamos mais JT. Penso que demorou a cair, e foram vários os fatores que culminaram com sua queda, a começar por derrotas sucessivas em jogos importantes e contra equipes do mesmo nível técnico do CR ou mais fracas, a falta de um padrão de jogo e por último, o fato de ter trazido um verdadeiro ‘trem da alegria’, formado por jogadores tecnicamente fracos dos quais ele ñ abria mão durante os jogos, preterindo jogadores locais que, se não são melhores, ao menos mostram mais garra dentro de campo.
    Em time que está vencendo não há incêndio que resista, entretanto, diante da derrota, qualquer conversa vira material de fácil combustão. Nessas circunstâncias, o melhor a ser feito é pegar o boné, meu caro Gerson Nogueira, escriba de Baião.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


CONTAGEM DE ACESSOS

  • 7,357,920 visitantes

Tópicos recentes

gersonnogueira@gmail.com

Junte-se a 12.882 outros seguidores

ARQUIVOS DO BLOG

FOLHINHA

NO TWITTER

GENTE DA CASA

POSTS QUE EU CURTO


%d blogueiros gostam disto: