A sina dos velhos erros

POR GERSON NOGUEIRA

Quando o primeiro tempo terminou, o placar de 2 a 0 dava a impressão de um jogo fácil para o Papão. Ledo engano. A partida era equilibrada, de muita marcação e contra um adversário que teve chances de marcar. A vantagem surgiu em dois lances isolados, extremamente bem definidos pelo meia Tiago Luís. A reação do Vila Nova na etapa final era plenamente esperada e foi facilitada pela maneira confusa e relaxada como os bicolores encararam o jogo na reta final.

e5952018-54a9-4bb0-9733-352a66094fbfOs sinais estavam postos já no primeiro tempo. No aspecto coletivo, o Papão foi apenas aplicado ao longo dos 45 minutos iniciais. Com uma escalação ofensiva, mas aparentemente pouco entrosada, Gilmar Dal Pozzo tentou surpreender o Vila Nova tentando pressionar desde o começo.

A estratégia não funcionou porque o meio-de-campo permaneceu longe do ataque e um jogador fundamental no esquema – Jonathan – não estava em noite inspirada. Por sorte, Tiago Luís, outro que não produzia nada no papel de organizador, aproveitou duas oportunidades e encaixou chutes perfeitos, marcando os gols que poderiam levar o time à vitória.

Na segunda metade, porém, o Papão viu se agravarem em demasia os erros de posicionamento, combinados com o excesso de lentidão no meio e ainda tendo contra si a fraca atuação individual de seus zagueiros, seguidamente envolvidos nas triangulações do rápido ataque goiano.

O Vila Nova, sempre insistindo nas ações rápidas pelos lados, chegou ao empate com relativa facilidade. Teve chances de chegar ao terceiro, enquanto o Papão – como sempre – só ameaçava em bolas alçadas.

A demissão do técnico era previsível ante novo tropeço em casa. Em 18 jogos, Dal Pozzo ganhou 22 pontos – menos de 1/4 de aproveitamento. Como lembrado no blog campeão, caso fosse na universidade, o conceito seria insuficiente. Mas, a bem da verdade, cabe dizer que o problema do Papão não se resume ao comando técnico.

—————————————————

Erro da arbitragem atrapalha o Leão 

O empate azulino em Arapiraca teve circunstâncias especiais que acabaram por torná-lo satisfatório. Apesar da atuação apenas regular no primeiro tempo, o Remo foi objetivo e marcou dois gols nas duas chances que surgiram. Wellington Saci aproveitou um presente da zaga do ASA e fez 1 a 0 aos 15 minutos. Aos 34, veio o segundo gol. Yuri completou grande jogada de Edno e Eduardo Ramos.

Fechado defensivamente, o Remo não permitia ao ASA entrar na área. Tinha ainda a dupla Max e Henrique bem atentos, com os laterais Levy e Saci com boas atuações. Mas um lance acabou determinando a inversão de expectativas.

Yuri, que havia recebido cartão amarelo, cometeu uma segunda falta e foi excluído, aos 40 minutos. Com um a menos, Waldemar Lemos preferiu não recompor o setor de marcação. Posicionou Fernandinho e Marcinho um pouco mais atrás e manteve o mesmo time.

Um erro que provocou o recuo excessivo do time, permitindo o sufoco dos dos da casa, até que surgisse o primeiro gol, aos 17 minutos, com Reinaldo Alagoano. O mesmo Reinaldo faria o segundo, minutos depois, antes que o técnico remista finalmente resolvesse lançar outro volante.

Lucas entrou no lugar de Fernandinho, mas a vitória já havia escapado. É verdade que o lance que originou o empate foi inteiramente irregular, com Reinaldo Alagoano conduzindo a bola com a mão. O árbitro e o assistente ignoraram a infração.

Com o placar em 2 a 2, Lemos ainda faria duas mexidas. Alan Dias substituiu Levy, substituição surpreendente e que resultou numa segunda alteração, pois Dias se lesionou e teve que ser trocado por João Victor.

Apesar desses erros de avaliação, o Remo voltou a tocar a bola e teve ainda uma oportunidade (com Max) de marcar o terceiro gol. No geral, a equipe teve desempenho razoável, embora ainda pecando na administração da posse de bola. Passes errados comprometem qualquer sistema de jogo.

————————————————-

Direto do blog

“Dá pena ver o Paysandu de hoje jogar. Confesso que, baseado nas apresentações anteriores, nem quando o placar estava 2 a 0 senti firmeza nesse arremedo de time, que não tem constância em nada, situação que está contagiando o nosso melhor jogador, o goleiro Emerson, a participar desse verdadeiro desatino. Por isso, é obrigado a precipitar-se na ânsia de evitar o pior. Time que não tem poder de reação quando leva gols, independendo da qualidade dos adversários, não pode ir pra frente. Ainda tem gente que fica contra mim só por que falo o que sinto e vejo. Que ainda dá tempo, claro que sim, mas tem que mudar 100% de atitude. Não entendo o porquê da contratação de jogadores só pra fazer número e ocupar departamento médico, como no caso do Paysandu. Não podemos viver do passado de certos atletas, como Ruan, Bruno Veiga, Alessandro e um monte que nem joga. Que Deus nos livre e guarde dessa maldita 3ª Divisão! Reage, Papão!”.

Manoel Lima, entre a preocupação e a esperança na reação do Papão.

—————————————————

Série D: paraenses estreiam mal no mata-mata

Águia e São Raimundo estrearam mal na fase de mata-mata da Série D. O time marabaense sofreu a segunda derrota para o Moto Clube dentro da competição. O São Raimundo foi a Juazeiro e perdeu por 2 a 1.

São resultados perfeitamente reversíveis, mas os times irão precisar muito do calor da torcida nas partidas de volta. Neste aspecto, o São Raimundo está melhor aquinhoado, pois a massa santarena sempre apoia o Pantera.

Já o Águia terá que se superar dentro das quatro linhas, pois, se depender do torcedor marabaense, é missão praticamente perdida.

————————————————-

Placar místico segue fazendo estragos

A síndrome do 2 a 0 continua a produzir vítimas pelo país afora. Além do ocorrido com a dupla Re-Pa, a Chapecoense cedeu o empate depois de fazer 2 a 0 em cima do São Paulo e o Fortaleza foi buscar a igualdade nos instantes finais da partida com o Confiança, pela Série C.

Pelo menos, todo mundo já está mais do que avisado sobre a cábula do placar de 2 a 0, cuja longa história de frustrações no futebol já vem de longa data.

(Coluna publicada no Bola desta segunda-feira, 01) 

 

192 comentários em “A sina dos velhos erros

  1. Papinha 3 pontos da zona de rebaixamento. E aí ainda vão comemorar ainda os empates??O mau de vcs Mucuras é se preocupar demais com o Remo e esquece do timeco de vcskkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  2. Placar ruim foi pro Aguia que pega um time mais tradicional e nem pode sonhar em levar gol

    Já o mundico basta o placar mínimo

    Creio que passa só o mundico.

    Curtir

  3. O site do Paysandú deu destaque, no último dia de julho/2016, para a criação de mais uma torcida organizada – a LOBOS DO ESQUADRÃO. Torcidas de mais e time de menos..!!!

    Curtir

  4. Faltou visão tecnica neste jogo

    Até falei que o Paysandu poderia golear
    Mas não jogou nada no 2º tempo
    Até aos 30 sequer tinha arrematado ao gol
    Enquanto isso Gualberto e Ratinho faziam lambanças

    E o tecnico? Onde estava?

    Me espanta o fato do Rogerinho não ter levado o Rai
    Será que esse bom jogador é pilantra fora das 4 linhas?

    Curtir

  5. Silva, vc tem muitos assuntos pra falar do seu grande time, mas se limitou a falar do Paysandu

    Eu compreendo, quem tá em cima só se preocupa com merda quando pisa nela
    O parazão já acabou e vcs já foram pisoteados

    Curtir

  6. Aqui tem jogador que reclama que dói o cabelo a unha e etc…, mas, nós temos manicure e cabeleireiro… fazemos barba, cabelo e bigode. Quem não se sentir bem está convidado a sair.

    Alberto Mimimi Maia

    #ElaTáDescontrolada

    Curtir

  7. Gersão,

    Fiquei puto que na hora dos comentários no intervalo do Jogo do Remo, sua fala foi parada, para entrar a fala do presidente e setorista da mucura, aí não tem condições.

    Curtir

  8. Apenas uma retificação na coluna, caro Gerson. Dal Pozzo comandou o Paysandu em 10 jogos na Sêrie B: foram 3 vitórias e 7 empates, com 53.3%; e em outros 3 jogos na Copa do Brasil. Apesar do bom início e da invencibilidade, perdeu-se completamente ao comando da equipe, pois não conseguiu corrigir o problema crônico nas laterais, meio de campo e ataque, no aspecto ofensivo.

    Vale ressaltar que a maior parte da culpa, disparadamente, é da diretoria do clube, porque contratou jogadores de baixíssima e péssima qualidades, que não possuem a menor condição de estar no Paysandu.

    O pior de tudo, é que não toma-se atitude alguma em relação a dispensas. Há jogadores que fazem hora extra no clube e ainda são titulares. Durma-se com um barulho desses.

    Não admite-se tamanha omissão da diretoria para o maior entrave atual, que é a horrível qualidade do elenco.

    Curtir

  9. Silva, equivoca-se, pois em que nós bicolores nos preocupamos com o Clube do Remo?

    O Paysandu joga a Série B e o Remo, está na C, apesar de estar em boa fase.

    Continue a torcer pelo nosso rebaixamento, é direito seu, porém é melhor preocupar-se com seu time, pois não ganharam nada ainda.

    Curtir

  10. O Maia podia infiltrar um X9 no grupo de zap dos jogadores hehe, com certeza tem coisa aí. Hoje em dia em toda empresa e afins há grupos do aplicativo só pra detonar com os superiores.

    Curtir

  11. Édson do Amaral. Torcedor do Paysandu e Charles Resende, por favor uma informação data e placar da ultima vitória do Papinha?? Fácil ou difícil respornder?E o Remo vai bem obrigado.kkkk

    Curtir

  12. Vai bem obrigado, 11 anos sem divisão, pois série C continua sendo o fundo do poço. Na boa não dá para passar sem comentar uma indigência mental. O time ainda está na fase classificatória e a arrogância já está cantando mais alto.

    Curtir

  13. Raime, primeiro estude para não escrever imaginação+mentira 11 anos sem divisão?? Só no seu mundo.E vcs passaram 6 anos sendo eliminados na série C e agora quer se achar grande na série B??E desafio qualquer mucura a um provar que o Remo passou mais 3 anos sem divisão com registros reais e claros da série D, aproveitando responda a data e placar da ultima vitória do teu teu time?Ok!?

    Curtir

  14. Quero me juntar aos amigos torcedores do Remo pela insatisfação quanto ao episódio da Rádio clube criar um espaço inaceitavel de tempo de uma entrevista durante a transmissão do jogo. Sou fã e ouvinte assíduo da Rádio Clube mesmo residindo em outro Estado, mas nunca vi tamanho desrespeito com os torcedores do Leão, principalmente quando se conhece o padrão clube de qualidade de transmissão. Lamentavel!

    Curtir

  15. Sobre a inserção listrada no momento da análise da primeira etapa da partida quer me parecer que trata-se de praxe do jornalismo. As entrevistas “ao vivo” tem prioridade sobre as análises. Dentre outros motivos, porque do contrário periga as concorrentes emplacam a marca da “exclusividade” ou até mesmo do “furo” prejudicando a tal audiência.

    Talvez neste caso tenha sido uma opção equivocada da emissora, eis que naquele momento, muito provavelmente haviam poucos listrados ligados na Clube, pois o jogo deles já acabara, e, dado o resultado negativo, salvo para os secadores empedernidos, já não havia motivo para os listrados estarem ao pé do rádio.

    A interrupção provoca muita chateação, principalmente aos que acompanham exclusivamente no rádio, para quem os comentários fornecem uma imagem mais nítida do que foi o jogo. Mas, é a praxe. O oposto já ocorreu várias e diversas vezes.

    Curtir

  16. Torcedor de time apequenado é assim
    Se orgulha de estar no g4 da série C
    Uma façanha pra qm passou uma temporada sem divisão

    Façam um abaixo assinado

    Esses caras não entendem o que é prioridade na noticia

    Bando de chorão

    Curtir

  17. Amigo Maurício, creio que não haja algo do tipo no Paysandu, porque extracampo o clube está bem. Infelizmente, o elenco é de péssima qualidade mesmo.

    Curtir

  18. Caro Silva, entendo que estejas empolgado com o bom momento remista na C e o mau momento bicolor na B, porém nada está definido tanto para um quanto para outro.

    Eu, como bicolor, espero que o Papão melhore, isso que me interessa.

    Curtir

  19. Quanto ao jogo do listrado, quando acabou o primeiro tempo se o placar estivesse marcando dois a dois ou até três a dois para o Vila Nova estaria de bom tamanho, eis que apesar dos belos gols que tomou, o time goiano rondou perigosamente várias vezes a área listrada. Já no segundo tempo, recebeu uma breve pressão, depois equilibrou o jogo e voltou a criar perigo para o gol do Émerson. Em face do que foi produzido na contenda o placar resultou justo.

    A diretoria listrada tomou o caminho mais curto e mais cômodo e mais astuto. Demitiu o técnico e conseguiu que este só indireta, protocolar e genericamente, numa nota de despedida, se pronunciasse sobre o assunto (campanha, dificuldades, agradecimentos etc). Se bem que quando o Veiga foi dispensado, mesmo ele tendo feito um pronunciamento direto no microfone das emissoras, o teor do que foi abordado não fugiu muito do protocolar e das generalidades.

    Curtir

  20. Édson do Amaral. Torcedor do Paysandu, responde a pergunta: data e placar da utima vitória do papinha??? Tá difícil para lembrar??Tá chateado?? E realmente a gente ver o time pequeno que no prórprio estádio na série B coloca menos de 800 pagantes coisa de time pequeno…coisa da “fiel do paraguai”.kkkkkk

    Curtir

  21. Paysandu, hoje, é o melhor time da região norte. Detentor dos maiores títulos. Estrutura patrimonial invejado por todos os outros. Estadio moderno. Hotel concentração. Marca Lobo. Centro de treinamento em construção. E paga em dia. Mas dentro de campo tem um time medíocre. Precisa reformular o plantel urgentemente.

    Curtido por 1 pessoa

  22. Amigo Antonio, a inserção a que me refiro foi durante a transmissão do jogo do Remo com bola rolando, não no intervalo, o que seria normal em uma parada esportiva. Que se desse a notícia da queda do treinador, mas não entrar com a coletiva em pleno jogo do leão.

    Curtir

  23. Amigo Lucilo, em primeiro lugar, é dizer que como já acontece há muito tempo, não ouvi o jogo pelo rádio. Deveras, só vou ao rádio se não houver nenhuma alternativa. No jogo do listrado com Juventude, por exemplo, assisti pelo Face numa transmissão feita a partir de um drone. O rádio hoje em dia dá mais importância para a propaganda do que ao próprio jogo. Às vezes, é mais produtivo acompanhar online, aqui pelo Blog, do que pelo rádio.

    Pois bem, dito isso, é dizer agora que meu comentário tomou por base o comentário do Rodrigo, o de número “7”, onde ele se refere bem claramente ao intervalo. Neste caso, então, em se tratando do intervalo estamos de acordo, eu, você e o Rodrigo.

    Bom, falta, assim, minha opinião quanto a este caso que você relata. Inserir entrevista ao vivo com a bola rolando. Bom, neste caso, acho que vamos concordar também. Aí já é diferente. Salvo se se tratasse de uma calamidade pública, ou outra coisa do mesmo apelo, não considero oportuno e conveniente interromper a transmissão, seja de jogo do Remo, seja de jogo do rival, para transmitir a entrevista. O jogo é prioridade. Já basta os muitos comerciais feitos no momento da transmissão. Sendo oportuno dizer que não recordo de tal ter ocorrido anteriormente, seja com um, seja com outro. Acho que qualquer torcedor, seja de que time for, não ficaria nada satisfeito, e trocaria de emissora no ato. Eu teria mudado de estação (como já fiz algumas vezes, mesmo com prejuízo no padrão de transmissão). O problema é se for uma coletiva todas resolverem fazer a interrupção.

    Curtir

  24. Só vim aqui lembrar q o Time da coxinha estragada rouba vaga já fugiu de campo com o rabo entre as pernas com medo de uma goleada kkkkkkkkkkkk copia aposentado

    Curtir

  25. E tome Recife e Alexandro novamente no time titular. Égua, inacreditável! Haja coração e paciência!

    Se Dado Voltar, que mande embora todos esses pernas de pau que a diretoria não tem coragem de fazer por conta própria!

    Curtir

  26. Exatamente amigo Antonio Oliveira, mas na verdade o reporter que foi inconveniente ao abrir espaço para coletiva do treinador demitido justamente com a bola rolando. Não culpo a Radio Clube por isso, porém se fosse outro narrador mais experiente teria logo cortado essa inserção e voltava a narrativa do jogo. Concordo com você quanto a essa situação com outro clube, com certeza os torcedores estariam aqui se manifestando contrariamente.

    Curtir

  27. O retorno de Dado Cavalcanti que vive uma bela fase na vida, o nascimento do seu filho, com certeza trará bons frutos ao time.
    Só gostaria que a diretoria tivesse coragem de encostar, se não der para mandar embora, os sangue-sugas. Dado deveria exigir carta branca para fazer uma limpeza no plantel.
    Dado é inteligente e esta pausa foi providencial para que ele respirasse outros ares e retornasse renovado.
    Tenho muita esperança pois o Dado é estudioso coisa que não vi no Dal Pozzo, pois não anulava os adversários coisa que o Dado sempre fez a equipe executar bem.
    Mas concordo com a maioria dos bicolores, o problema não está apenas no treinador, o Elenko tem que ser mudado radicalmente!

    Curtir

  28. Dado é um embromador, um rolando lero e uma vaca de presépio para o Maia e é por isso que está de volta. Ele deve ser especialista em treinar time de caranguejo. pra trás, pra trás e pra trás. Afinal, em que posição ele deixou o Paysandu que foi embora?

    Uma coisa é certa, nem um centavo esse time vai pegar de mim. Sócio cancelado amanhã mesmo e ingresso nem de graça.

    Curtir

  29. Grande atitude da diretoria. Deve ser piada de mau gosto. Demite o técnico, trás de volta um técnico com desempenho inferior e não demite os verdadeiros responsáveis que são os jogadores e quem os contrata.
    Realmente, Maia, o Paysandu merece respeito, principalmente de ti e do resto da diretoria.
    Ridículo…..

    Curtir

  30. A diretoria do listrado há de ter algum trunfo para patrocinar a volta do antigo treinador. Afinal, fazer voltar aquele que já fora dispensado por mal rendimento não seria o movimento natural neste tabuleiro.

    Curtir

  31. O mesmo técnico, quase o mesmo elenco, algumas rodadas a mais na mesma competição. De fato, não parece coerente. Dispensar alguns não vai melhorar o futebol de outros. Era melhor dar uns dois jogos para o Gameleira mostrar serviço e quem sabe mantê-lo enquanto se escolhia com calma outro treinador.

    Curtir

  32. Amigos, em 2014, quando Vica foi demitido, falava que a volta do Mazola seria a melhor alternativa pro time… Conhecia o elenco, melhor que o Vica, e era um BOM técnico…. Hoje, falo a mesma coisa do BOM técnico Dado Cavalcante… Ele conhece o elenco, bem melhor que o Dal Pozzo, só que tem uma diferença do Mazola, ele tem alguns jogadores no elenco, que “fritaram” ele, o que fez com que pedisse pra sair e vai precisar se livrar deles pra poder mostrar seu bom trabalho e levar o PSC a permanecer na B ou quem sabe, ainda beliscar uma vaga entre os 4, no final e conseguir o acesso.. Papão precisa salvar o ano de 2016, no mínimo, com a permanência na B… Se vai dar certo ou não, só o tempo dirá, mas a diretoria acertou em cheio na contratação dele, penso eu… PSC terá apenas 13 dias de trabalho e, se o Dal Pozzo já se queixava de falta de tempo pra conhecer os atletas, dar padrão de jogo,…. imagine um novo técnico.. Convenhamos

    Curtir

  33. O cara foi demitido por insuficiência de resultados, levou uma grana e volta com certeza com salário maior que o anterior. Essa é a diretoria novos rumos, incoerência total, kkkkk

    Curtir

  34. Quanto ao retorno de Dado Cavalcante excelente contratação na minha opinião porque ja disse e afirmo que o Paysandu tem como única obrigação este ano a permanência na serie B. Isto é sagrado. E para isto tem muito tempo e chance onde acredito que um vitorioso igual ao Dado não vá pisar na bola de nos rebaixar. Não me iludo com acesso e nenhum bicolor deve se iludir para não atrapalhar e pressionar a diretoria em contratações aberrantes. Outro treinador que viesse teria de conhecer o plantel e ainda pedir mais uns 10 novatos. seria mais difícil de dar certo até para a permanência na serie B. Vamos é permanecer na B e em 2017 com estrutura maior, com o CT a Montanha do Lobo , com mais experiência nesta série, com o Remo de volta a série B onde será 6 pontos garantidos para o Paysandu em cima deles, aí sim podemos pensar no título e no acesso igual a 1991 e 2001, todos com presença do azulino que levou surra bicolor e nos proporcionou o acesso e título.
    kakakakakakakakakkakakakakakakakakakakakakakakakakakakak

    Curtir

  35. Infelizmente tenho que concordar com o Lucilo, mas o que mais me irrita, é a falta de atitude da diretoria com relação aos jogadores. Eu ainda acredito que tem algo de muito podre nesse reino…..

    Curtir

  36. Outro dia eu dizia, que o Dado era tão bom, que ainda estava desempregado, acho ele demasiadamente teórico, acho arriscado o retorno dele, sinto que o motivo que traz o Dado de volta é o mesmo que trouxe o Dunga de volta a seleção, é alguém que tem bom “relacionamento” com os cartolas ( leia-se obediente aos cartolas ), Dunga foi fritado pelos Jogadores, espero que dê certo ao Papão

    Estão falando que os jogadores estão fritando o técnico, mas pq não divulgam quanto ganham os que vieram contratados para que o torcedor avalie se tem ou não gente ganhando muito para fazer pouco, se Alexandro ganhar 50% a mais que Cearense, ou é má fé de quem contrata ou é uma péssima contratação, como explicar a ruindade dos jogadores de Fora?

    Sério, vocês acham que essas contratações não tão rendendo por conta de que alguns estão fritando o técnico?

    O futebol Brasileiro está cheio de oportunistas, cheio de empresário e diretor ganhando por fora, uma mídia que cutuca quando quer, mas que também faz seus conchavos, com o poder da tecnologia está cada vez mais difícil esconder a verdade, mas estas relações ainda são obscuras

    Pelo visto vão tirar os paneleiros que ganham menos e confiar nos pernas de pau que vieram de fora, vão fazer contratações para repor a saída dos paneleiros? tem que ser ingênuo ( pra não dizer outro nome que seja ofensivo ) para achar que o mercado ainda tem alguma coisa que preste

    Curtir

  37. A velha e falsa polêmica que induz à crença da prata de casa ter valor e a alienígena ser falsa parece estar com toda a corda. Com todos os seus despropósitos e aberrações.
    Qual equipe do país é formada apenas com jogadores nascidos no estado em que está domiciliado o clube? Quantos paulistas há no São Paulo? Quantos gaúchos no Grêmio? Quantos mineiros no Cruzeiro? e assim por diante?
    Olhando pelo outro lado da moeda. Seria possível o Papão formar um time competitivo pra Série B só com jogadores locais? Seria correto xingar o Pikachu porque foi pro Vasco em busca de ascensão na sua carreira de jogador? E o Jonnathan, que não pensou duas vezes em mandar às favas os escrúpulos regionalistas e se mandou pro Ceará no início deste ano, só retornando porque foi preterido por lá?
    Penso que é necessário se fazer a crítica da recorrente formação do atacadão de elencos, todavia, sem essa de ajuizar aprioristicamente o valor, ou a falta deste, nos atletas por suas origens.Até mesmo porque jogadores como o goleiro Emerson, o volante Augusto Recife, Lombardi e mais alguns outros parecem unanimidades positivas pra galera. Não por acaso, todos já jogando por aqui há bastante tempo, “bastante tempo” se levarmos em conta o caráter nômade que acomete nosso futebol.
    Não vamos confundir mau desempenho com incompetência consumada. São inúmeros os casos de jogadores que por aqui passaram serem brindados com adjetivos nada lisonjeiros, porém, ao voltarem defendendo clubes de outras regiões mostrarem que não eram tão ruins como fazia crer a nossa arrogante sapiência imediatista.
    Abandonemos, pois, as soluções fáceis que resolvem nossos problemas em um estalar de dedos, até mesmo porque são mais falsas do que aquilo que desancam. Mudemos o foco desse debate esquizofrênico para um patamar em que o objeto seja a eficiência, jamais a busca frenética por defeitos e carências. Talvez com isso possamos lançar um outro olhar e ver outros ângulos do problema até aqui não focados.

    Curtir

  38. Concordo com o Cláudio Columbia, o Dado tem a vantagem de conhecer o grupo e já sabe o q fazer com a galera que o teria fritado. Vamos admitir que um técnico novo levaria tempo para conhecer os jogadores, e a essa altura na metade do campeonato, não se pode perder tempo em aventuras. Dado pode até ser um adepto da teoria do futebol, mas também coloca em prática sua teoria. E com esse jeito dele o Papão fez uma campanha muito boa ano passado na série B se considerarmos que o time se ressentiu como ainda se ressente de jogadores de melhor qualidade em algumas posições. Esse ano, mesmo se tratando de competições com nível técnico bem inferior do q a série B, o Papão, com o Dado conseguiu ser campeão do paraense e da Copa Verde. Penso q além do Dado, a única alternativa “pé no chão” seria a efetivação do Rogerinho como treinador do Paysandu, pois conhece um a um dos jogadores e tem liderança sobre os mesmos. Por isso, acho q o Dado tem q trazer o Rogerinho pro lado dele, o prestigiando mesmo. Quem sabe até o levando como auxiliar técnico para os jogos fora e deixando seu auxiliar aqui em Belém com o restante do grupo.
    Quanto à equipe titular a ser formada pelo Dado, entendo que ainda precisa de jogadores com melhor desenvoltura na tão repetida “transição para o ataque” Talvez o problema não seja nem o famoso meia articulador. Já repararam que há mais de dois anos o Papão não encontra um meiuca para suprir essa deficiência? Não é estranho? Penso q até já teve meias de articulação ano passado e esse ano.O que Papão não possui há mais de dois anos são volantes que não apenas desarmem, mas também consigam auxiliar o meia na famosa transição. Convenhamos colocar a responsabilidade de criação do time todo para um único meia é desconsiderar que o time deve ter cooperação entre os setores. Assim dá inveja quando você vê volantes como Cleber Gaúcho do CRB e Vitor Bolt do Vila Nova saindo pro jogo e, algumas vezes, como elemento surpresa. Volantes q criem também é a necessidade do time.

    Curtir

  39. Penso que quem é torcedor de verdade do papão tem de parar de ficar criticando a diretoria e ficar achando se a volta do Dado, foi uma medida acertada ou não, o momento bicolor pede união de todos os lados diretoria, jogadores e torcedores, pois ainda temos um turno inteiro pela frente e temos sim condições de permanecer na série B, então peço educadamente aqueles torcedores que são verdadeiros corvos, que só sabem criticar, não frequentam estádio, não são sócio torcedores, que lembrem que é melhor apoiar agora do que esperar o papão ser rebaixado e começar aquele mantra horrivel “vamos subir papão.Tem torcedores do rival que estão fazendo promessa pro papão cair, portanto esqueçam tudo de ruim que já aconteceu e vamos apoiar o Paysandu Sport Club.

    Curtir

  40. Gaucho é Roger, o meia do CRB que fisionomicamente lembra o ‘Véio Zuza’, personagem criado pelo genial Chico Anisio, que jogou muita bola contra o Paysandu.

    Curtir

  41. ESCALAÇÕES:

    CRICIÚMA-SC: Luiz. Ricardinho, Diego Giaretta, Raphael Silva e Marlon. João Afonso, Douglas Moreira, Elvis e Juninho. Roberto e Gustavo.

    Técnico: Roberto Cavalo

    Banco: Edson, Alex Maranhão, Andrew, Barreto, Elvis, Ferron, Gabriel Leite, Hélio Paraíba, Jheimy, João Henrique, Lucas Taylor, Niltinho e Pitbull

    PAYSANDU: Emerson. Roniery, Lombardi, Gualberto e J. Lucas. R. Capanema, A. Recife, Lucas, Jhonnatan e Tiago Luiz. Alexandro

    Técnico: Rogerinho(Interino)

    Banco: Marcão, Pablo, Celsinho, Domingues, Ilailson, Rafael Costa, Ruan e Leandro Cearense

    ARBITRAGEM.

    Árbitro: Pablo dos Santos Alves-PB

    Aux 1- Luis Filipe Gonçalves Correa-PB
    Aux 2- Oberto Santos da Silva-PB

    Curtir

  42. Rentranqueirooooooooooooooo! 4 volantes é o cúmulo do absurdo. E com Alexandro na frente? Te dizer!

    Boa noite, amigos do blog. Bom jogo e boa, mas muito boa sorte ao Papão, pois precisará!

    Curtir

  43. 12 min – Vejo um PSC desorganizado em campo, com alguns jogadores buscando o jogo… Criciúma, é melhor, mas erra muitos passes e facilita a vida bicolor.. Papão, tenta segurar o Tigre…Jogo fraco tecnicamente, até o momento

    Curtir

  44. 25 min – Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuute do Juninhoooooooooooooo bateeeeeeeuy na zagaaaaaaaaaaaaa

    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuteeeeeeeeeeee do Juninhooooooooooooooooooooo bateeeeeeeeeeeeeeu na zagaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, de novooooooooooooooooooooooo…é escanteio

    Curtir

  45. Vejo apenas o Tiago Luís com lucidez nesse time, mas sozinho fica difícil fazer alguma coisa. Alexandro é ruim demaaaaaaaaaais. O que faz em campo?

    Criciúma começa a pressionar e envolver o time bicolor.

    Curtir

  46. 26 min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll éééééééééééééééééé´do Papãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Lucaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas 1 x 0

    Curtir

  47. Realmente, amigo Cláudio. Criciúma era melhor no jogo. Papão foi objetivo, mas precisa ter uma saída melhor, e não rifar a todo o momento a bola.

    Curtir

  48. Paysandu não tem um volante para cadenciar o jogo. Todas as bolas que passam pela meiuca bicolor, são rifadas. Elenco horroroso montado pelo Maia. Não vamos cair, porque é impossível que no segundo turno, a campanha seja tão bisonha quanto esta do primeiro turno.

    Curtir

  49. Narrador reclama que o Criciúma erra muito. Claro, quando a marcação funciona diminui a zona de conforto do adversário. Isto prova que sabem fazer, se não executam é por outro motivo, sabe-se lá qual.

    Curtir

  50. Olha, Gerson e amigos, saiu vencendo esse 1T, quem foi mais eficiente, o Paysandu… Papão faz o jogo simples, se fecha todo atrás e tenta sair rápido com o Tiago Luiz e o João Lucas.. Aliás, Tiago tá muito bem no jogo… Criciúma, iniciou alternando os lados do campo e chegava com muito perigo…Pressionava o PSC e, na hora que tomou o gol, cometeu um pecado, ao insistir por dentro, com o PSC mais fechado ainda, por isso erra muitos passes, além de alguns jogadores não terem funcionado nessa 1ª parte do jogo…Papão, pra sua proposta de jogo, tá muito bem na partida e vai conseguindo seu objetivo… Roniery e João Lucas, os 2 alas do bicolor, tão muito bem no jogo, o que poderá ser fundamental pro PSC matar essa partida, pelo lados lados do campo… Para a proposta de jogo do PSC, gostei do time, nesse 1T…

    Vamos ao segundo tempo

    Curtir

  51. Perdão aos amigos que estão achando que o Paysandu está jogando bem. Não consigo enxergar isso. Mesmo com toda boa vontade, é triste assistir aos jogos do Papão ! Vejo um amontoado de jogadores medianos, com exceção do Thiago Luiz, que se tivesse um parceiro para fazer tabelas, estaria desequilibrando, pois é um jogador lúcido e sabe o que faz com a bola. Vamos continuar torcendo para que esse “esquema tático” continue dando certo.

    Curtir

  52. 15 min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll ééééééééééééééééééé´do Papãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Tiagooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Luiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz 2 x 0

    Curtir

  53. 16 min – Elviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiis perdeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu cara a caraaaaaaaaaaaaaaaaaaa com o goleiroooooooooooooooooooooooo bateeeeeeeeeeeeeu emmmmmmm ciiiiiiiiiiiiiiiiima do Emersooooooooooooooooooooon queeeee gooooooooool perdeuuuuuuuu o Tigreeeeeeeeeeeeeeeeee

    Curtir

  54. Porra ! Por que o Augusto Recife não assume a liderança e bate o pênalti ! Ano passado aconteceu a mesma coisa contra o Macaé. Misael fez a mesma cagada ! PQP !!!!

    Curtir

  55. 45 min – Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllll éééééééééééé´do Papãooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Leandroooooooooooooooooooooooooooooooooo Cearenseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee 3 x 0

    Curtir

  56. Alexandro deve ser o comandante da barca. Poderia ter cobrado o pênalti com seriedade, mas quis inventar e deve pagar caro por essa irresponsabilidade. Ratinho, Betinho, Hiltinho e Crystian devem acompanhá-lo !

    Curtir

  57. Além de voltar a vencer foi vencer fora de casa e com um placar elástico contra um dos candidatos ao acesso.
    Sinceramente, Alexcone, Ranieri, Ratinho, Rafael Costa, Betinho, Hiltinho, Rafael Luz, e mais outros que não recordo o nome, deveriam vazar da Curuzu.

    Curtir

  58. Gerson e amigos, nem o mais otimista torcedor bicolor, acreditaria numa vitória do PSC, hoje, contra o Criciúma, ainda mais de 3 x 0… Papão montou uma estratégia, jogadores cumpriram à risca e se deu bem…Foi um jogo onde deu tudo certo pro bicolor, que poderia já ter liquidado o jogo num penal, displicentemente batido, pelo Alexandro… Papão precisava de uma vitória como essa pra encerrar o turno, com tranquilidade no elenco… Ajuda muito o clima entre os jogadores para o seguimento do trabalho, que será realizado pelo Dado, onde o clube busca,primeiro se livrar, sem sustos de cair e, depois, o que vier, será lucro… Méritos pro Rogerinho que consegue fazer esses jogadores renderem e darem tudo de si num jogo como esse… Não vamos achar que o Rogerinho seria a solução pro PSC, por essa vitória… Uma coisa é disputar 1 jogo e outra é disputar um campeonato, requer bem mais conhecimento…Planejamento bicolor, não pode mudar com a emoção, pra que o time não padeça, lá na frente.. Mas hoje, os méritos são do técnico interino do Papão e de todos os jogadores, pela entrega.

    Craque do jogo… Tiago Luiz, vem crescendo a cada jogo.. Já tinha jogado bem contra o Vila Nova.. Que assim seja.. Vai ajudar muito o time bicolor durante o Returno.

    Éguaaaaaaaaaaaaaaaaaaa daaaaaaa vitóriiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaa Papãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Curtir

  59. Minha lista seria: Ratinho, Crystian (nunca é aproveitado), Domingues, Ilaílson, Raphael Luz, Rafael Costa, Hiltinho, Betinho, Fabinho Alves ou Ruan e Alexandro.

    Curtir

  60. Amigo Osvaldo incluo nessa sua lista o Celsinho, Rafael Luz e Fabinho Alves poderia incluir outros, mas ai ficaríamos sem time para compor plantel para o segundo turno. Na boa o Celsinho quase entrega um gol em um passe errado, mais ainda conseguiu se redimir no passe para o gol do Cearense. Na boa o time conseguiu se fechar no meio e zaga e conseguiu os gols, mais como disse os amigos Charles e Osvaldo o time é muito ruim não passa confiança para a torcida. Até acho que joga melhor quando joga fora de casa. Apesar de na partida passada (esta no estádio) o Thiago Luis ter feito 2 gols não achei que tenha jogado bem, mas hoje foi super bem se movimentou e apareceu para o jogo, além disso fez o gol mais bonito da série B até então. Tomara que essa vitória não arrefeça a vassourada no plantel. abs

    Curtir

  61. O acesso é quase impossível, pois a média de corte para a subida, deve ficar na faixa dos 60 pontos. Média de corte para se livrar do rebaixamento, 42 pontos, acredito que o Paysandu vai conseguir sem muitos sustos. Infelizmente perdemos muitos pontos para equipes medianas e isso faz muita falta no final. Ano passado, deixamos de subir por causa dos 9 pontos que perdemos para Mogi e Macaé, dois rebaixados pars a série C desse ano. Vamos torcer para que haja uma arrancada como a do Santa Cruz, e que as coisas mudem lá pelas bandas da Curuzu, com as dispensas e contratações prometidas pela diretoria. Do jeito que está, não dá !

    Curtir

  62. Boa noite aos amigos. E que vitória importante, pois nos distanciou da zona de rebaixamento, por ora, para desespero dos secadores de plantão.

    Esperemos um segundo turno melhor. E que sejam contratados jogadores qualificados, a fim de não passarmos o mesmo sufoco deste primeiro turno.

    Curtir

  63. Exatamente, amigo Raime. Dispensas que, por sinal, já deveriam ter acontecido. Que Dado tenha lucidez e não se deixe levar pela vitória de hoje, pois muitos jogadores fazem hora extra na Curuzu.

    Curtir

  64. Foi uma vitória magnifica para um time que só tem como obrigação no resto do ano a permanência na série B. porque ja ganhou tudo que tinha obrigação de ganhar este ano. Sempre falei para alguns torcedores mais impacientes para terem mais calma e não pegarem corda de ninguém porque esse time jogadores de muita qualidade, da mesma forma que tem uns que nem deveriam ter vindo, mas isso é assunto para a diretoria resolver. O que não pode é torcedor que se diz bicolor querer pregar terror contra seu clube. Soube que tem até um grupo de “bicolores organizados” espalhando em redes sociais que só de raiva poderão fazer o Papão perder mando de campo na Curuzu se a diretoria não fizer o que eles quiserem. que isso? eles que nem tentem porque não colar. Aliais nem eles nem ninguém deve tentar esse idiotice porque estamos de olho. Torcedor, se que é bicolor de verdade, se está insatisfeito, não vá ao campo. Vá para outro lugar. O que não pode é torcedor que se diz do clube querer bagunçar o coreto mais do que está. Não quer ajudar não atrapalha. e deixa o time trabalhar. Valeu Paysandu por mais essa alegria que nos destes nesta bela vitória para acalmar os ânimos dos impacientes e diminuir o olho grande dos secadores. Chupa secador.

    Curtir

  65. Valeu Charles, Claudio, Miguel e demais. Charles, se pudesse o Gerson publicava meu desabafo na coluna rss. Esse bicho é muito, mas muito ruim. Boa noite amigos!

    Curtir

  66. Amigos, so vejo uma explicação pra essa improvavel vitoria Bicolor.
    Tem jogador com o C* na mão. Só pode…

    Alem do que, hoje jogamos com homens de oficio. Nada de invencionisses.

    Curtir

  67. Os secadores se ferraram kkkk Quando empataram fora com o Asa fizeram a maior festa kkkk Quero ver ganhar do Criciúma em Florianópolis e de goleada. Ah! Só pra lembrar para o Edson do Leão q faltou só um gol pro Papão fazer 4 a 0 dentro do campo do Criciúma, mas aí o Alexandro perdeu um pênalty, pois afinal de contas perder de 4 a 0 dentro de seu próprio estádio é proeza do Leão q foi goleado pelo Papão no Baenão duas vezes kkkk comédia kkkkkkk Copia Edson kkk
    Qual a desculpa do Edson pra vitória maiúscula do Papão hoje? kkk Ah! Já sei! Vai falar pela milésima vez q foi o Dewson, o Joelson ou o Coroné kkkk Kkkk tá chorando muito kkkkk Pega secador kkkkkkkk

    Curtir

  68. Belo e surpreendente resultado do rival, agora eu fico impressionado com os resultados do Rogerinho no comando tampão do Paysandu. Por que será que nao lhe dão uma chance como técnico no comando? O Dado vai ter uma sombra e tanto ao seu redor, caso nao obtenha resultado satisfatório daqui pra frente.

    Curtir

  69. Analisando o jogo de ontem é dizer que o único jogador que manteve o mesmo nível de qualidade do que vinha jogando nas partidas anteriores foi o centroavante que perdeu o pênalti. Os outros melhoraram bastante, seja na produção técnica individual, seja no desempenho físico, seja na disposição e entrega. E, principalmente, no cumprimento do plano tático elaborado pelo interino.

    Ontem, nenhum jogador ontentou individualmente um desempenho brilhante, com a marca do craque, da virtuose, apesar do gol de falta de ter sido de bela feitura. Mas, todos jogaram com muita disposição e vontade de vencer, inclusive o que bateu bisonhamente o pênalti perdido. Foi tal performance disposta em tranformar o ímpeto em eficácia e eficiência que levou primeiro ao resultado emblemático, cujos componentes carregam uma simbologia importante: primeiro a vitória, segundo a elasticidade do placar, terceiro que foi fora de casa, e quarto que foi contra um dos mais fortes adversários da competição.

    Bom, dito isso tudo é perguntar: quem comanda mesmo administrativa e tecnicamente o elenco listrado?

    Curtir

  70. Antonio a sua pergunta é pertinente, mas acho que além da famosa melhora antes da “morte”, já que muitos estão com seus empregos ameaçados, apenas vi um time mais aplicado no que foi determinado pelo Rogerinho do que valores e virtudes propriamente falando.
    Veja bem, Ranieri foi uma figura de erros primários tomou um baile na sua posição e que abrindo uma lacuna pois nem Ratinho serve para esta.
    Jhonatan ontem esteve horrível,faz muito tempo que não vejo vontade de jogar no atleta. O Alexcone, que ontem correu muito, pra não chegar, e quando chegava era cometendo falta, teve a chance de se redimir ao cobrar o pênalti, porém, foi tão bisonho quanto suas atuações. Leandro Cearense foi apenas um trombador, e por incrível que pareça é o menos pior dos três da posição.
    Muitos erros de passes. Afobação na passagem da bola o que levou a erros primários empasses curtos, além do jogo caranguejo que dá calo em olho de cego!
    Quando resolveu imprimir velocidade e jogar verticalmente, expôs a fragilidade da zaga adversária que se atrapalhava entre eles mesmos.
    O Paysandú de ontem venceu de forma eficaz e desta vez não caiu no erro de fazer um gol e recuar, ou dois gols e ficar lá atrás esperando o adversário.
    Ontem, o time não jogou pela tal “uma bola”, estilo mais ridículo de uma equipe de futebol atuar, acho que fica mais para times pequenos e sem expressão. Times tradicionais tem que se impor e fazer valer a sua história.
    O time está de parabéns pela vitória e pelo afastamento do Z 4 calando a boca de muitos que já comemoravam o Paysandú virando o turno entre os quatro candidatos ao rebaixamento.
    Espero que o Dado após esta oxigenada traga bons fluídos e tenha carta branca, coragem e apoio da direção para defenestrar os maçãs podres de dentro da Curuzu.
    Não falarei em acesso, ainda acredito que o atual plantel não tem condições para chegar entre os quatro, mas se contratações pontuais e de qualidade forem feitas, ai sim voltarei a acreditar numa subida.
    Mas só o fato de não cair já é uma grande vitória para o futebol paraense e do Norte do Brasil.

    Curtir

  71. Esse Lobo confunde a cabeça dos seus torcedores. Afinal o Lobo é competitivo ou não? Só sei que as diferenças de um jogo e outro são nítidas. Ontem o lobo queria aprontar e aprontou. Melhor esperar o próximo embate para ver a disposição do maior do norte. Espero que venha mais faminto. TDZ.

    Curtir

  72. Mas, Miguel, note bem que eu disse que nenhum jogador apresentou desempenho de craque. Agora, não se pode negar, que salvo o centroavante que perdeu o pênalti, todos os demais, melhoraram muito em relação às pelejas mais recentes. Especialmente no que diz respeito à disposição competitiva. E o resultado mostra isso.

    Afinal, só uma melhora considerável poderia levar ao resultado que obtido: goleada, fora de casa, num dos mais fortes times do certame, com uma razoável disciplina ao plano tático estabelecido.

    E não me parece que seja a tal “melhora da morte”. Afinal, acho difícil o listrado abrir mão da maioria dos jogadores que atuaram ontem. Destes, com igrejinha ou não, o único que me parece poderia ser dispensado, se o critério for eminentemente técnico, é jogador que perdeu o pênalti.

    Acho que ocorreu ontem foi mais um round de uma disputa entre a maioria dos jogadores e a diretoria, com reflexo no treinador que é quem a representa tecnicamente perante o elenco. Tanto que se fizer uma retroação será possível ver que o primeiro treinador saiu após um apático jogo em casa, e, logo na sequencia, houve um bom empate fora de casa, sob a batuta do interino; e, no início da gestão do novo treinador, uma excelente vitória no Rio de Janeiro sobre o líder da competição. Tudo bem semelhante com o que ocorreu agora, quando noutro jogo apático, foi cedido um empate em casa, e com a saída do treinador, sob o comando do interino, nova boa vitória fora de casa.

    Curtir

  73. Amigo Oliveira, nessa eu vou discordar um pouquinho de vc. Vc disse que ontem não teve nenhum jogador com desempenho de craque. Eu discordo porque i Thiago Luiz jogou muito, vem crescendo a cada jogo, fisicamente e tecnicamente, marcando golaços nos últimos jogos e não é lampejo porque a notícia que se tinha é que o cara era craque antes de sair do America. So não estava era rendendo nada aqui, neão sei os motivos mas o cara agora desencabulou e se continuar com esse futebol crescente não se espantem se o Paysandu entrar no g 4 daqui a umas 7 rodadas.

    Curtir

Deixe uma resposta