Com medo de ser preso, Del Nero não viaja ao Chile

Marco Polo de Nero, o presidente da CBF, não vai ao Chile acompanhar a estreia da seleção brasileira nas eliminatórias para a Copa de 2018, segundo publicou nesta quinta-feira o site do jornal Folha de S. Paulo. A justificativa é que o cartola precisa ficar no Brasil para acompanhar os trabalhos da CPI que investiga os negócios do futebol no Senado e a implementação da nova lei para o setor.

Sem viajar desde maio passado, quando seu antecessor, José Maria Marin, foi preso na Suíça, Del Nero nega com frequência que não deixe mais o Brasil com medo de ser detido e ver os Estados Unidos pedirem sua extradição. Mas, ao não viajar para o Chile, assim como fez na última Copa América, evita o risco de ser preso em um país onde a extradição para solo americano é das mais simples, em processo que teve como ponto de partida um projeto que é o sonho de muitos brasileiros.

Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, participou da reunião com clubes nesta quinta

O Chile é o único país latino-americano, desde o iníco do ano passado, em que seus cidadãos não precisam de visto para visitar os Estados Unidos. Para isso, teve que fazer dois acordos. Um foi reformar o acordo de extradição que tinha com os EUA, que foi feito em 1900, menos duro e sem a descrição de crimes atuais.

Ao defender a aprovação do novo tratado, Barack Obama, o presidente dos EUA, deixou claro que ele era necessário para investigar crimes como os que os cartolas do futebol mundial são acusados. “O novo tratado vai substituir uma lista antiquada de crimes possíveis de extradição por um enfoque moderno de dupla criminalidade, que vai permitir a extradição de crimes como a lavagem de dinheiro e novos delitos que não existiam em 1900”, afirmou Obama.

Por fim, em setembro passado, os dois países assinaram um “convênio de cooperação no combate ao crime entre Chile e Estados Unidos”, em mais uma tentativa de estreitar as relações em casos policiais dos dois países. (Da ESPN)

2 comentários em “Com medo de ser preso, Del Nero não viaja ao Chile

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s