CAR já registrou 60% das propriedades do país

POR VINÍCIUS REMER

Novo boletim divulgado mostra avanços desde a prorrogação do prazo

O CAR “é a pérola deste novo Código Florestal”. A frase é do diretor presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará. O Cadastro deverá receber doação de 32 milhões de euros do governo alemão para o desenvolvimento e aprimoramento do projeto durante a visita da chanceler alemã Angela Merkel neste mês.

O diretor Raimundo Deusdará também revelou no evento os dados do programa. Já foram cadastrados mais de um milhão de imóveis, com um total de 58,64% dos existentes no País. Deusdará alerta para o prazo do cadastramento, quem não possuir o CAR está sujeito a sanções, como ficar impedido de obter crédito bancário para produção agrícola. O prazo é até maio de 2017.

Uma pauta importante destacada é a iminente parceria com a chanceler alemã.

“O governo alemão já mantém uma parceria tradicional na área ambiental com o governo brasileiro. Vai ter um seminário florestal técnico, que antecede a assinatura de alguns atos. Basicamente a agenda está dentro do painel de mudança climática. O foco do governo alemão são parcerias nas áreas de floresta”, antecipou com exclusividade para o evento, Raimundo Deusdará.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi criado em 2012 pela Lei 12.651/12.  O CAR é um registro eletrônico auto-declaratório, semelhante ao imposto de renda, e obrigatório para todos os imóveis rurais. Os dados fornecidos servem para o controle, monitoramento e a fiscalização do desmatamento das florestas e outros tipos de vegetação nativa no Brasil, como ressaltou a ministra do Meio Ambiente. Também contribui para o planejamento econômico e ambiental dos imóveis rurais, e permite “ver” as floretas em áreas privadas.

O ENECOB teve o patrocínio da GOL Linhas Aéreas, Banco do Brasil, Kubitschek Plaza Hotel, e apoio da Claro, Associação dos Delegados de Polícia Federal, Associação dos Juízes Federais do Brasil e Serviço Florestal Brasileiro.

Deixe uma resposta