A Fifa é contra a inclusão de Manaus na lista de sedes do torneio de futebol da Olimpíada de 2016. Minutos depois de o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 indicar a capital do Amazonas para ser um local de competição do torneio, a entidade manifestou-se dizendo que não pretende levar partidas à cidade. Em comunicado, a Fifa informou que “não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição”. A entidade destacou que, na Olimpíada, deseja que os jogos de futebol sejam realizados em locais próximos ao Rio de Janeiro. Manaus fica a cerca de 4.000 km do Rio.
“A preferência da Fifa tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível”, explicou a Fifa, falando sobre sua oposição a Manaus.
A entidade máxima do futebol ressaltou, porém, que essa posição não é definitiva. A decisão sobre as sedes do torneio olímpico de futebol será tomada no dia 16 de março, durante uma reunião do Comitê Organizador da Fifa para a Olimpíada.
Até lá, autoridades de Manaus devem trabalhar para mudar a opinião da Fifa sobre a participação da cidade na Olimpíada. Nesta quinta-feira, o prefeito Arthur Virgílio afirmou que criou uma relação pessoal com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que deve conversar com Blatter e tentar convencer ele e outros membros da Fifa a respeitar a indicação encaminhada pelo Comitê Organizador Rio-2016. “Essa indicação teve um critério”, disse Virgílio. “Queremos que o critério seja respeitado. Vamos trabalhar para isso.”
Vale lembrar que o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, é favorável a inclusão de Manaus na lista de sedes olímpicas. Marin é aliado de Marco Polo Del Nero, que é membro da Fifa e presidente do Comitê Organizador da entidade para a Olimpíada. Presidente eleito da CBF, Del Nero também tende a apoiar a inclusão de Manaus na Olimpíada de 2016.
Já o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, é contra a inclusão de Manaus no torneio. Valcke já declarou que a distância é um problema para que a capital do Amazonas receba jogos de futebol da Olimpíada. (Do UOL)
As Olimpíadas são no Brasil, mas pertence ao Rio de Janeiro em especial.
Concordo com a FIFA, como nesse esporte se necessita de mais de uma sede, o correto seria levar pra perto do Rio.
Não tenho duvidas que a FIFA optaria pela copa no Pará, mas a CBF na sua ganancia levou pra Manaus, agora levaram o toco.
CurtirCurtir
Amigo Edson, não dúvida da capacidade de articulação e união dos políticos amazonenses pela causa do estado, isso serve de exemplo para os nossos ditos representantes do pará.
CurtirCurtir
Duvide.
CurtirCurtir
Isso é verdade.
CurtirCurtir
Fui a Manaus assistir Inglaterra e Itália que jogo, meu irmão mora lá ja me convidou de novo torço para que a FIFA aprove Manaus…
CurtirCurtir
O caro Sr. Édson do Amaral pode ser considerado como o verdadeiro “dono da verdade” pelos seus comentários. Quem garante que o Pará seria escolhido mesmo sem a articulação política promovida pelos políticos amazonenses? Essa história que o Pará deveria sediar a copa é tão ultrapassada. Aceita que dói menos. Quem manda na FIFA é o $$$!
CurtirCurtir