Vitoriosa, Dilma anuncia mudanças

10509745_684801461588857_2475515773545316383_n

A presidenta Dilma Rousseff afirmou neste domingo (5) que fará em seu próximo governo todas as mudanças que forem necessárias para melhorar a vida dos brasileiros. O pronunciamento ocorreu por volta das 22h, num hotel em Brasília, quando faltava menos de um por cento das urnas para serem apuradas. A candidata do PT obteve 41,58% dos votos e disputará o segundo turno com Aécio Neves (PSDB), que recebeu 33,56%.  Marina Silva (PSB) obteve 21,32 da votação e está fora da disputa. “A luta continua”, afirmou a presidenta, em tom bem humorado.

A presidenta agradeceu a participação e o empenho de todos os que lhe concederam a vitória neste primeiro turno da disputa e afirmou que o Brasil não quer retrocessos. Sem citar nomes, ela criticou a gestão do PSDB na Presidência da República. Lembrou que os tucanos tentaram privatizar estatais como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e as Centrais Elétricas de Furnas e que estão dispostos a implantar medidas impopulares, caso assumam a administração e que deram de ombros para as políticas sociais.

“O povo brasileiro não quer de volta o que nós podemos chamar de fantasmas do passado, que quebraram esse País três vezes, com juros que chegaram a 45%, desemprego massivo, arrocho salarial e jamais promoveram quando tiveram a oportunidade, políticas de inclusão social e redução da desigualdade”, disse.

Novas  ideias – Dilma reafirmou o compromisso com o uso dos recursos do pré-sal no financiamento à Educação, garantiu que se empenhará na realização de uma reforma política com consulta popular e com a manutenção das políticas sociais e de correção do salário mínimo. Dilma afirmou que sua nova administração se baseará em novos projetos que servirão para resolver problemas, como os enfrentados na saúde, educação, segurança, economia e políticas sociais.

“Ideias novas também para fazer o Brasil entrar para o novo ciclo de desenvolvimento, um Brasil mais inclusivo, mais produtivo e mais competitivo, garantindo um crescimento que vai assegurar um imenso avanço na nossa sociedade e na vida do nosso povo”, enfatizou. Dilma também garantiu um combate “sem tréguas” à corrupção. “Precisamos fazer a reforma política, que é a mãe de todas as reformas”, explicou.

“Vamos fazer tudo que estiver no nosso alcance para que haja possibilidade e a certeza de transformar essa reforma em realidade. O primeiro passo, sabemos qual é, mobilizar a população num plebiscito popular”, disse.

A presidenta agradeceu o envolvimento da militância do PT e dos partidos aliados em sua campanha, à sua equipe e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também fez uma homenagem especial às populações de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, unidades da Federação onde ela obteve expressiva votação.

“Muito obrigada por tudo e vamos à luta, porque ela é a nossa forma, nosso meio e o Brasil precisa de cada um de nós, precisa de vocês”, afirmou.

16 comentários em “Vitoriosa, Dilma anuncia mudanças

  1. A delação do Paulo Costa e do Youssef, onde os políticos do mais alto escalão do governo, incluindo o Lula, viram a tona nos próximos dias e com a chegada surpreendente do Aécio. Tenho que a Dilma não se reelegerá. Viva a democracia!

    Curtir

  2. A torcida por seu candidato é válida, mas não deixe que o radicalismo infantil anti-governo nuble suas vistas, Fernandes. A delação tanto de Costa quanto do doleiro deve atingir gente de todos os partidos, não apenas aqueles que foram nominados no vazamento seletivo de Veja há algumas semanas. A tal bala de prata tucana não funcionou. Aécio terá que conquistar votos com propostas e não com truques.

    Curtir

  3. Temo que Dilma tenha o mesmo destino que Collor, o que pode manchar muito nossa recente democracia… Vamos ver o que o tempo dirá, pois não gosto de fazer afirmações sem fatos, no mais, eu votarei nulo, já que nenhum dos candidatos mostram-se dignos de meu voto.

    Curtir

  4. Temo que a mandatária tenha o mesmo destino que Collor, o que pode manchar muito nossa recente democracia… Vamos ver o que o tempo dirá, pois não gosto de fazer afirmações sem fatos, no mais, eu votarei nulo, já que nenhum dos candidatos mostram-se dignos de meu voto.

    Curtir

  5. Creio que a delação não constituirá embaraço para nenhum dos dois candidatos no segundo turno exatamente por isso: ela certamente alcança pessoas ligadas, muito ligadas, ligadas bem proximamente, aos dois candidatos. Isso se não se ligar aos próprios candidatos.
    Quer dizer, em tais circunstâncias, muito provavelmente será efetivada somente após o pleito, e aí, quem ganhar, que se vire pra garantir o exercício do mandato.

    Celira, minha impressão é que é remoto o risco de impedimento. A prosaica tese do “eu não sabia” de largo curso mais recentemente, é tão eficaz quanto a sorrateira tese do “engavetamento” que imperou em passado recente.

    Mas, é isso aí… Eleição direta de candidatos desta estirpe, é sempre melhor do que vê-los ocupar o cargo pela força da baioneta. No mínimo, a maioria eleitora não poderá transferir a ninguém a responsabilidade pelos desmandos e malfeitorias.

    Curtir

  6. Só um breve registro: a delação já está feita, pela menos a do Costa. Quando digo que se “efetivará”, quero dizer quando se tornar pública.

    Curtir

  7. A tendência é que a grande maioria dos votos de Marina sejam transferidos a Aécio, sim, Gérson. Basta ver o posicionamento do vice governador de São Paulo, que é do partido dela, ontem, na Band e Bandnews, já indicando isso – o apoio ao PSDB.

    Não se esqueça que nos Estados do Sul e Sudeste, salvo Minas, mas incluindo o Rio Grande do Sul, Aécio terá agora muitos cabos eleitorais fortíssimos – governadores, empresários, etc.

    Vejo uma eleição disputada voto a voto e com grande polarização nos debates, arena em que Dilma é – acredito que você reconheça – fraquíssima, agravando-se a situação com um marketing político bem mais habilidoso pelo mineiro.

    Enfim, na opinião de alguém que justificou o voto ontem e que iria votar em nenhum desses dois no segundo turno – e que agora vai novamente justificar o voto – essa frente não será questão de mero ‘basta”, mas sim objeto de muito sangue e suor, sendo que eu não me arrisco a apostar um níquel furado a quem vai chorar no final.

    Curtir

  8. Concordo, mas a transferência de votos nunca é plena e total, amigo. Além disso, há setores do PSB que jamais fecharão com Aécio. Numa projeção conservadora, Aécio precisará de pelo menos mais 15 milhões de votos para derrotar Dilma – que, não esqueçamos, tem o eleitor mais consolidado ideologicamente.

    Curtir

  9. Não compare biografias tão díspares, amigo Lira. Aliás, sob diversos outros aspectos, a comparação com Collor caberia mais no candidato tucano, a começar por aquele olhar alucinado e a fama (merecida) de playboy do Leblon.

    Curtir

  10. Pode ser verdade, amigo Gerson, todavia, quem anda abraçada e de mãos dadas com Collor é a mandataria atual e o ex-operário. Vale o ditado popular, “dize-me com quem andas e ti direi que tu és!”

    Curtir

  11. Moro no interior do Paraná e a sensação que tenho é que houve muita compra de votos por parte dos candidatos a deputado (estaduais e federais), a maioria absoluta deles apoiando os candidatos a governador e a presidente do partido tucano. Idêntico fenômeno deve ter ocorrido em todos os estados brasileiros.
    A tendência é que muitos desses eleitore$ não venham a comparecer às urnas no segundo turno, pois não receberão tais e$tímulos.

    Curtir

  12. Contagem regressiva para a saída da mordomia da petista que, só agora promete fazer as mudanças que o Brasil tanto pede. Já colabora sendo abatida no 2º turno.

    Curtir

  13. A disputa do 2º turno não será mais Alien x Predador, mas sim Fred x Jason, o destruidor de sonhos x aquele que parecia estar morto, mas não estava: não importa quem vencer, nós seremos os derrotados!

    Curtir

  14. Valentim, por isso falei em apoio econômico maciço ao candidato do PSDB. O que vai ter de estímulo agora, pelo menos aqui no Sul, não está no gibi.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s