Grande time da Tuna, nos anos 70, com Marinho, Samuel, Belterra, Edgar e Paulo Sérgio.
Autoajuda para céticos | Desenvolvimento pessoal | Cultura pop | Bambolê | Bem estar | Autoestima | Garota nerd| Representante Eudora
futebol - jornalismo - rock - política - cinema - livros - ideias
Amigos, Harold e Von, vão às lágrimas com essa foto, desse timaço, da nossa gloriosa Cruz de Malta…Como diz a música….”Velhos tempos, belos dias”…
Te dizer..
CurtirCurtir
Esse time não é da década de 70!
CurtirCurtir
Também acho que há aí um pequeno equívoco de temporada, com exceção de um ou dois, como o Marinho, por exemplo, creio que esta galera jogou na Lusa após os anos 70.
CurtirCurtir
Naquele tempo a Cruz-de-Malta paraense formava grandes times. Pena que não chegou a formar uma sequência de títulos de maneira a atrair numerosos simpatizantes.
Hoje teríamos 3 clubes de massa no Pará.
CurtirCurtir
Valentim, há 4 clubes de massa, no PA. Além do CR (= Clube de Regatas) e PSC, há, ainda, S. Raimundo e S. Francisco.
CurtirCurtir
Senhores, esse time é da década de 80. Mas seja lá de que época for, ao compararmos com a Tuna de hoje, da tristeza até num bicolor como eu, imagine a tristeza de um tunante fanático, ao ver que hoje o clube existe, mas o futebol morreu. E por falar em futebol, é verídico dizer que a Tuna Luso do final da década de 70 até início da década de 90, obteve a hegemonia do futebol paraense no período, ainda que o time azulino, tivesse efetivado grandes campanhas serie A da década de 70. A Tuna no período, era o time mais organizado, estruturado, endinheirado de Belém, pioneira nas conquistas de títulos nacionais pelo pará, apesar de sua pequena torcida. Possuía uma das melhores escolinhas de futebol do norte, nordeste e centro oeste do Brasil, revelando craques aos montes para o futebo,paraense e brasileiro. Confesso que até hoje não consigo entender essa decadência da Tuna, a ponto de não conseguir mais vaga num divisão principal do parazão, competição na qual ela so perdia mesmo para a dupla REXPA porque para os demais concorrentes no Pará, a lusa era invencível. Uma das poucas idéias que faço para esse fim do futebol luso, e o surgimento da famigerada ou maldita Lei Pelé, a qual acabou com centenas de clubes de porte pequeno e médio no Brasil, e beneficiou os clubes grandes e endinheirados.
CurtirCurtir
Também desconfio que esse time é já dos anos oitenta, ou até mesmo de 1980. Paulo Guilherme, por exemplo, surgiu no fim de 1979, no Paissandu. Responsabilizado pelo gol que deu o tri-campeonato ao Leão foi pra Tuna, mas já no ano seguinte.
Queirós, o habilidoso meia baiano que está entre os agachados bem no centro, também só veio pra Águia Guerreira nos anos 80. Portanto, a data da foto provavelmente está errada.
CurtirCurtir
Essa merecia respeito. Não era o time campeão de 83, com breve passagem do Marinho após retornar do Flu?
CurtirCurtir
Nélio, o problema da Tuna foi o Genésio Mangini que vendeu milhares de títulos remidos a proletários e os lusos endinheirados migraram para o Grêmio Literário Português aí acabou a fonte de renda que mantinha o clube, até os filhos dos patrícios passaram a torcer por outros clubes.
CurtirCurtir
Se não em engano, nesse time da Tuna tem pelo menos 2 jogadores ganhadores de 03 títulos nacionais por Tuna e Paysandu e um vice pelo time azulino, Edgar é um deles.
CurtirCurtir
Essa Tuna aí é de 1984.
CurtirCurtir
Esse time é do período entre 1983 e 1984.
CurtirCurtir
Faltou escalae esse escrete cruzmaltino. Reconheci alguns mas, outros, inflizmente não.
CurtirCurtir
Na fileira em pé, o Marinho, Samuel, Nunes (aqui de Santa Izabel do Pará), Belterra, acho que o Luiz Otavio e outro, não lembro. Agachados, reconheci apenas os dois últimos: Edgard e o Paulo Sérgio. Um timaço, diga-se de passagem. Parabéns pela lembrança.
CurtirCurtir
Coloquei como um desafio à memória dos bravos amigos cruzmaltinos.
CurtirCurtir