A cerimônia do adeus

Por Gerson Nogueira

Humor de torcedor é mais volúvel do que a direção do vento, todo mundo sabe. Desligamentos de técnicos e jogadores de clubes brasileiros costumam ser traumáticos, regados a resmungos, ranger de dentes e até tiroteio verbal, situações estimuladas principalmente pela impaciência da torcida. Quando o coitado sai ficam, no mínimo, mágoas difíceis de cicatrizar. Por esse motivo, surpreende positivamente o ritual de saída de Tite do Corinthians, anunciada no mês passado.

unnamed (30)Até o momento, tudo está se desenrolando de uma maneira absolutamente digna e respeitosa, em relação ao clube e à torcida. Espinafrado ao longo da medíocre campanha corintiana no primeiro turno do Brasileiro, o técnico passou a ser alvo de homenagens aonde quer que vá, depois que foi informado de que seu contrato não será renovado.

O tradicional rosário de visitas aos programas esportivos também já começou, permitindo ao técnico externar sentimentos de apreço ao clube que o consagrou e juras de amor eterno à torcida. Verborrágico como sempre, Tite tem destacado com tranquilidade dos bons momentos, vividos principalmente em 2012, com a conquista da Taça Libertadores e a consagração final com o Mundial Interclubes.

Deixa no ar, porém, a melancolia própria dos momentos de adeus. Não evidencia qualquer ressentimento, mas é de conhecimento até das pedras do Itaquerão que Tite foi derrubado por questões políticas internas, alvejado por aliados da diretoria corintiana. Entre insistir com um técnico campeão do mundo em rota de colisão com colaboradores, a cartolagem preferiu lançá-lo à cova dos leões aproveitando espertamente o mau momento na Série A.

Mano Menezes deve ser o sucessor de Tite, para alegria de vários dirigentes, mas sem o mesmo respaldo das arquibancadas. A vexatória passagem pelo Flamengo, que só salvou a temporada sob a batuta do modesto Jaime, não aconselha foguetes e fanfarras por Mano. Apesar de ter uma trajetória respeitável dentro do Corinthians, terá que conviver com o monumental desafio de substituir o treinador mais vitorioso da história do clube.

Quanto a Tite, pode comemorar um feito extra. É um dos primeiros técnicos de ponta a sair sem os açoites do linchamento de torcida e mídia. Preservou-se disso ao aceitar, resignado, o bota-fora que os dirigentes lhe prepararam sorrateiramente. Ao contrário de Emerson Leão na Seleção Brasileira, Muricy Ramalho no São Paulo e Vanderlei Luxemburgo no Flamengo, Grêmio e Flu, Tite consegue subverter a sina de sair pela porta dos fundos. É uma evolução.

———————————————————-

A primeira missão de Papellin

Sergio Papellin, novo gerente de futebol do Paissandu, desembarcou ontem à noite em Belém e uma de suas primeiras missões no cargo deverá ser a contratação do técnico para a próxima temporada. Sidney Morais continua a ter a preferência da direção do clube, mas seu passe valorizou muito desde o final da Série B.

Nos planos do Fortaleza e de várias equipes do interior paulista, Sidney já conversou com os bicolores, mas o acordo não saiu. Dado Cavalcanti, segunda alternativa para a função, é ainda mais caro e conta também com mais pretendentes.

O trabalho de Papellin, recém-saído do Luverdense, é encontrar alguém com o perfil desenhado pelos dirigentes: treinador novo, com bons resultados no currículo e sem os vícios dos profissionais mais rodados.

Só depois de definido o novo comandante é que Papellin deverá entrar de sola na busca por reforços. A avaliação dos remanescentes da campanha na Segundona ficará a cargo dele e do técnico, mas o Papão já contabiliza a perda do zagueiro Raul, que está a caminho do futebol português.

———————————————————-

Dupla vitória dos paratletas

Os paratletas do Clube de Mesatenistas de Barcarena (CMB) conquistaram os três primeiros lugares nas Paralimpíadas Escolares 2013. O triunfo veio junto com o anúncio de que o CMB se tornou o primeiro centro de treinamento oficial do esporte no Estado, fato muito comemorado pelas mais de 70 crianças e adolescentes atendidos no projeto. O CMB tem apoio social da Alumínio Brasileiro S.A (Albras).

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 04)

37 comentários em “A cerimônia do adeus

  1. Égua Claudio essa contratação é uma bomba mesmo.

    Alias não estou gostando nada dessas contratações, jogadores já conhecidos, fama de cachaceiros, não sei, estou vendo o filme se repetir novamente.

    Curtir

  2. Claudio, se confirmando esta BOMBA. agora vai, já pensou juntando Eduardo Skol Ramos, Bruno Cachaça Rangel, Reinaldo Buchudinha, mais o Potiguar Cachaça tirando gosto com o Sadam?

    Curtir

  3. Caro Claudio Santos, Não subestime a inteligência dos torcedores acreditar que o Bruno Rangel, depois de se tornar artilheiro da série B e ter sido sondado pelo Corinthians e outros clubes de grande porte do Brasil, vai aceitar jogar no remorto que é um time SEM DIVISÃO é o mesmo que acreditar em papai noel, francamente amigo Claudio mas acho que tá na hora de ser criado aqui no blog o Bom Senso Comentário f.c

    Curtir

  4. Graças a Deus que o Vanderson Panelinha ta indo embora, o último dinossauro da Curuzu.Agora contratem gente jovem,que ainda tem alguma gana de vencer.

    Curtir

  5. Que jogada de marketing boa essa do 33, até as mucuras só falam disso, todo mundo, onde vc vai fala do camisa 33, parabéns pra quem teve essa bela ideia sem contar as 2.000 camisas vendidas antecipadamente! e continuem falando…kkkkkkkkkk ainda querem imitar kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  6. Meus fregueses listrados , entendo que a grande inveja que nutre os senhores pelo mais amado Clube nortista, não é culpa de vocês, pois os senhores foram levados e incentivados a nutrir esse insano sentimento , pelos seus antepassados,que desde a fundação do papinha , cultivaram esse rancor, essa inveja e esse ódio. A coisa começa em 1914, quando os listrados fecham as portas do Norte Clube, que jogava utilizando as cores preta e branca , e fundam o papinha já utilizando novas cores, e como não poderia ser diferente, optaram desta feita pelo azul e pelo branco, e para disfarçar a copiada , listraram as camisas e clarearam um pouco o azul, dando uma tonalidade quase anil ao mesmo. azul que hoje tornou-se um azul bebe ou azul sem graça. Ao longo dos anos varias foram as copiadas. Desde torcidas verdadeiramente organizadas , até plágios de camisas comemorativas e bailes carnavalescos. Penso que na vida do papinhandu nada se cria e tudo se copia, e de preferencia que a copiada , venha em cima das coisas e criações do mais querido. Não foi sem sentido a histórica frase de Hugo Manoel de Abreu Leão, mentor maior do nosso eterno freguês listrado, que quando perguntado se gostaria de compor o quadro do mais querido , soltou essa pérola: – Vou fundar um clube para suplantar o Grupo do Remo! O nosso Hugo, morreu , ficou de ossos brancos , os ossos viraram cinzas, e ele não viu isso acontecer. Os papinhandus de agora, nasceram, crescerem, vão morrer um dia e também não terão esse prazer. Papinhandus, continuem se roendo de ódio e inveja, que o mais querido vai seguindo o seu caminho, escudado pela maior , mais apaixonada , mais apaixonante e fanática torcida do Norte brasileiro. Clube do Remo, o filho da gloria e do triunfo.

    Curtir

  7. Caro Cláudio Santos, é realmente uma notícia que confirma o nível do futebol atual, qual seja, só se pensa em Grana, não existe mais esse negócio de “foi sondado por curíntia, framengo ou por qual raio que os parta”, hoje impera o óbvio, pagou eu vou, igual na Zona, hodiernamente classicam isso como pragmatismo, estão certos os caras, camisa e tradição, não enche barriga de ninguém, por isso entendo como muito provável essa contratação.
    Agora, mudando de pau prá cacete e falando de quem ainda tem representatividade neste Brasilzão varonil, penso que o Grande Bicolor Celeste Amazônico, não deve entrar nessa de leilão de técnico, o Sidney Moraes tá valorizado, tá fazendo charminho, oDado Cavalcanti é muito caro, parte prá outra velho, qual é? No Brasil, existem no mínimo 160 milhões de técnicos, então, porquê ficar bitolado só nesses nomes? volto a repercutir os nomes de:
    João Galvão;
    Flávio Araújo;
    Caio Jr.
    Cacaio;
    Arturzinho, o pequeno Bocão, provou que ele estava certo, o trabalho dele foi bom, reflitam
    Lembram do técnico do Macaé?
    Lembram do técnico do Naviraiense, se não me falha a memória é Paulinho Rezende?
    Que tal aquele técnico do Avaí de SC?
    Lembro esses técnicos, citando pelo menos doiis indicativos:
    O desempenho deles comandando os adversários do Grande Bicolor em jogos aqui em Belém(fora da casa deles) e o custo, haja vista que em não sendo medalhados, os salários serão razoáveis, penso.

    Curtir

  8. E a cada dia o ódio vai tomando lugar à rivalidade entre as torcidas de PSC e CR. Preocupante isso! Na minha infância, nos anos 80, a molecada encarnava se um time era melhor que o outro. Hoje em dia o tom é quase de “preconceito racial”. Lamentável

    Curtir

  9. Amigos do Blog;
    Penso que como voltamos ao ponto de partida, precisamos RECOMEÇAR, isso é consenso, mas RECOMEÇAR DO ZERO, É DO ZERO MESMO!!!
    Nessa situação, é fundamental a reflexão, para a retomada de ações, visando não errar mais, nisso entra a auto correção, precisamos eliminar a velha Cantilena “PAYSANDÚ É TIME GRANDE!!!”
    “PRÁ DIRIGIR O PAYSANDÚ TEM QUE TER BAGAGEM”
    “PRÁ DIRIGIR O PAYSANDU, TEM QUE SER RODADO!!!!”,
    “DIRIGIR O PAYSANDU É OUTRA COISA”…. essas colocações que estão sendo repetidas HÁ MAIS DE DEZ ANOS, exatamente o tempo que caímos da série A, do Brasileirão, portanto, REFLITAMOS E RECOMECEMOS DO ZERO!!!
    ESVAZIEMOS NOSSAS MENTES, DESSE EGO SUPERINCHADO, QUE NÃO LEVA NINGUÉM A LUGAR NENHUM QUE NÃO SEJA O LIMBO!!!
    O Nosso Clube é QUE É GRANDE!!!
    O GRANDE BICOLOR CELESTE AMAZÔNICO, É UMA NAÇÃO!!!! SIM!!!!
    Porém os atuais diretores, só tem montado timinhos merrecas, mequetrefes, furrecas, nojentos até, como esse último, pensando e agindo dessa forma, só pode acontecer o que está aí, estampado.

    Curtir

  10. essa semana vi o tite em uma entrevista dizer que o corintians tentou contratar o bruno rangel pra a serie A de 2013, mas que não conseguiu porque o passe do jogador estava muito caro.

    Se o corintians não conseguiu, imagina o remo.
    é muito delírio. e olha que não acho ele lá essas coisas todas.

    outro delirio foi os jornalistas dizendo que era possível contratar o louco abreu, e que ele cairia como uma luva no clube do remo.

    hehehe

    Curtir

  11. Só um “Louco” mesmo,pra preferir um time sem divisão,sem vergonha,sem ítulos e sem tudo ! É fartura ,tudo farta e enfarta ! Já estou vendo.Tudo volta a se repetir ! Essa nova ! Mais velha que a posição de KH ! KKKKKKKK !

    Curtir

  12. Sr. Claudio Santos até que levava fé nas suas bombas, mas essa foi de lascar, esta até parece da lavra do estapafúrdio rocildo cangulão do guamá.

    Curtir

  13. O Pedro Vaz tá corretissímo. Essas noticias acerca dessa camisa de merda de 33 é pra fazer MKT. E como vivem na sombra do papão estão aproveitando a rivalidade e espalhando mentiras na cidade.

    É claro que tantos bicolores e remistas acabam comentando o que na verdade não existe.
    No final a tal camisa de merda acaba ganhando badalação.

    Eu quero ver na hora H, que desculpas vão dar pro sofrido torcedor, pois ninguém que esteja bom da cuca vem jogar num time sem divisão num campeonato sem atrativos como tem sido o parazão.

    E a imprensa, dá corda, mas esquece que isso lhe dá descredito tbm.

    Curtir

  14. Caro Mesquita, o Cláudio Santos, apesar de ter caído na esparrela de afirmar que o remorto vai contratar o Bruno Rangel, merece o meu respeito pois é uma pessoa que mesmo algumas vezes sendo instigado de forma provocante pelos amigos do blog consegue manter sua postura e equilíbrio emocional.já o Rocildo, é um caso a parte, tem provado que é cara meio desequilibrado escreve tantas bobagens que metade não merece nem ser lida, ele tem a coragem e petulância de dizer que a torcida bicolor tem inveja dos remistas KKKKKKKKKKKK….É UM COMEDIANTE ESTE CIDADÃO KKKKKKKKKKKK acho que todos esses anos de sofrimento causado pelo remorto deixaram o Rocildo meio perturbado.fico imaginando esse sofredor se o remorto tivesse mais títulos do parazão, já tivesse sido campeão da série B, já tivesse sido campeão dos campeões, já tivesse disputado a taça libertadores.francamente caro Rocildo, que tal você procurar um psiquiatra?

    Curtir

  15. Caro Édson do Amaral,a mimprensa também é culpada de alimentar o SONHO dos sofredores azulinos, chegaram a noticiar a possibilidade do remorto contratar o Júlio Batista,que foi campeão brasileiro 2013 com o cruzeiro, ou o Nilmar.francamente não dá pra aguentar tanta bobagem.

    Curtir

  16. Sinceramente eu não entendo a preocupação dos meus eternos fregueses listrados quanto a formação do elenco do mais querido para o ano de 2014. Fregueses pode espernear, pode reclamar, pode fazer queixa até para Vandick, que não tem como escapar. Em 2014 é cassete de novo no lombo dos papinhandus, e por gentileza não me provoquem, pois se assim o fizerem, eu mando o papinha direto para a quartinha de 2015, depois não venham chorar aqui no blog reclamando e fazendo queixa para o Gerson Nogueira pelo rebaixamento do freguês.

    Curtir

  17. Amigos do Blog;
    Não se deixem amofinar com as notícias, entendam que os caras contratam quem quiserem, eles estão com a grana, estão por cima da carne seca, não sei como, mas, estão, o que precisam entender é que jogador de futebol é igual a secretária da beira do cais, com quem pagar mais, ela sai.
    Carreira de jogador de futebol é curtíssima, então, eles,sabiamente, aproveitam o leilão, pagou mais, tá lá, quanto ao Bruno Rangel, se pagarem o que pediu ele virá, já ouvi falar também no Rivaldo, ex-seleção brasileira e agora executivo no mogi-mirim.
    Detalhe: A informação do Cláudio Santos, é quente

    Curtir

  18. Imagina quando eles souberam que a UMBRO, escolheu três equipe brasileiras para homenagear a seleção brasileira tetra campeão do mundo de 1994. E mais irados eles irão ficar quando souberem que uma das equipes escolhidas é o mais querido do Norte , junto com a Chapecoense , que já entrou em campo na última rodada do brasileiro vestindo a amarelinha, o Atlético paranaense, que entra vestido com as cores da seleção na última rodada do brasileiro no próximo final de semana, agora a inveja vai aumentar principalmente, quando eles assistirem pela televisão no dia 13 de janeiro, com o mangueirão lotado, o mais querido entrar com um vistoso uniforme verde amarelo, homenageando também a seleção tetra campeã. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Curtir

  19. Eu pago pra ver o Bruno Rangel, disputar o parazão pelo remorto.desafioso qualquer corajoso a apostar nesta contratação do BR seja remista ou bicolor que acredite nesta sandice.

    Curtir

  20. Rocildo Oliveira, o perturbado do blog, deve ser falta de mulher e os seguidos fracassos do remorto que deixaram este cidadão com problemas mentais.

    Curtir

  21. Amigo Rocildo o Clube do Remo é um clube de futebol típico Brasileiro, já o nosso Rival usa as cores da Argentina e tem um diretor lá com nome de Aguilera, bom nem é preciso falar mais nada né.

    Curtir

  22. Amanhã , a primeira de uma série de postagens especiais, direto do túnel do tempo e ao final da última postagem , revelarei um fato histórico, um fato que pode ter fugido da memória de muitos , menos da memória do velho Rocildo Oliveira, testemunha ocular de tudo que aconteceu de janeiro de 1969 até os nossos dias. Rocildo Oliveira o maior vencedor de Replay dentre todos os frequentadores do blog. Aquele que somente de tabu, possui a invejável marca de 57 jogos sem perder para o papinha.

    Curtir

  23. No Comentário 1, cometi um equívoco(Ou melhor, minha fonte).. O Camisa 33 está entre: Bruno Rangel, Herrera e um meia, clássico, da série A(Não posso dizer o nome)..
    A retificação foi feita, 30 minutos após, mas saí o dia todo, e sem acesso a net, pois estava numa palestra…Retornei 12hs e só aí, fui tomar conhecimento ao ler uma DM que me foi passada pelo Twuitter…

    Peço desculpas ao Gerson e aos amigos do Blog … Te dizer..

    Curtir

  24. Caros Acácio e Manoel Lima, Temos de relevar as merdas escritas pelo Rocildo,Agenor e Jaime, o fato do timeco sem vergonha que eles torcem ter ficado SEM DIVISÃO estes últimos anos tem mexido com o equilíbrio emocional destes sofredores.

    Curtir

  25. Divertindo-me com os comentários dos colegas. Sobre Papelin, o grande desafio deste, meu caro Gerson, talvez esteja em Belém. Fazer as pessoas, que compõem a diretoria de futebol, pensarem o futebol de maneira menos apaixonada e mais profissional.

    Abraços.

    Curtir

  26. Bomba! O meia clássico ao qual o Cláudio se referiu é o Seedorf. Segundo fonte fidedigna, ele vem para o Remo vestir a camisa 33, porque gostou do “projeto” do clube e porque o Pará é mais próximo do Suriname, onde moram seus genitores. Kkkk

    Curtir

  27. A diretoria do Remo sabendo que Belém é uma cidade festeira, como diz o Sérgio Papelin, está contratando só baladeiro. Nada melhor que trabalhar feliz, fazendo o que gosta. Kkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s