A proeza do Leãozinho

Por Gerson Nogueira

Quando o Remo se preparava para enfrentar o favorito Vitória no Mangueirão, no jogo de ida pela Copa do Brasil sub-20, o técnico Valter Lima surpreendeu anunciando um esquema extremamente ofensivo. Resolveu entrar três atacantes (Guilherme, Jaime e Edcléber), tendo ainda o meia (Rodrigo) que se aproximava, exercendo o papel de quarto atacante.

bol_sex_200913_11.psA estratégia mostrou-se correta, pois o Remo sufocou o Vitória em seu próprio campo e só não venceu porque o setor defensivo apresentou inúmeros problemas, principalmente pelo vício de marcar em linha. Apesar disso, o domínio remista foi indiscutível, forçando o Vitória a apelar para o jogo violento – o que levou à expulsão de um zagueiro ainda no primeiro tempo.

Só que aconteceu um fato curioso em relação ao jogo. Como empatou a partida, mesmo tendo um jogador a mais, o Remo foi visto como inferior ao Vitória. Muita gente considerou, equivocadamente, que a equipe paraense havia escapado da derrota em função em função da vantagem numérica.

A vitória de anteontem em Salvador garantiu a classificação à próxima etapa e serviu para desfazer todas as dúvidas sobre o melhor time no confronto entre azulinos e rubro-negros. Mesmo sem Jaime, seu atacante mais qualificado, o Remo se impôs no estádio Barradão e venceu com autoridade, sem passar sufoco.

Além de destaques individuais, como Beto e Nadson, o triunfo ajuda a fazer justiça ao técnico Valter Lima, que muitos subestimam, apesar de tantas provas de competência ao longo da carreira. Com ele no comando, o Remo tornou-se um time com esquematização definida, que sabe usar seu poderio ofensivo e começa a se fortalecer na zaga.

Para o embate da segunda fase, contra o Flamengo, é possível que o Leãozinho já se apresente de maneira ainda mais convincente, depois de ter assimilado as orientações de Valtinho. Com a possível volta de Jaime ao ataque e o reforço de 30 mil vozes no Mangueirão, não é exagero esperar uma nova proeza da garotada azulina.

————————————————————————-

Sob nova direção

Com a segurança própria dos técnicos maceteados, Vagner Benazzi falou à Rádio Clube ontem como novo comandante do Paissandu e garantiu que chegará hoje para assumir o elenco. Com comissão técnica própria, ao contrário dos últimos treinadores (Givanildo e Arturzinho), o quinto técnico do Papão na Série B parece ter sido bem informado sobre o conturbado ambiente interno na Curuzu e pouco disposto a administrar intrigas e acatar informações erradas neste começo de trabalho no clube.

É quase certo também que trará indicações de reforços, o que vai estourar ainda mais o orçamento do clube nesta temporada. Ciente de que Marcelo Nicácio e Careca apresentam lesões, Benazzi deve recomendar de imediato a aquisição de mais um atacante.

Arturzinho, antes de se despedir da Curuzu, vaticinou que ninguém (nem mesmo Guardiola) conseguiria salvar o Paissandu enquanto permanecerem no grupo alguns jogadores considerados “maçãs podres”.

As agruras enfrentadas pelo time ao longo da competição confirmam a existência de problemas sérios. Caberá aos dirigentes e ao próprio Benazzi identificar a raiz da crise e, se possível, afastar os responsáveis em nome do coletivo.

Com dois compromissos decisivos pela frente – Atlético e Chapecoense –, Benazzi não terá muito tempo para conhecer os jogadores. Vai precisar se valer do trabalho deixado por Arturzinho e apostar fichas nos truques motivacionais. Um desafio e tanto.

————————————————————————-

Direto de blog

“Vi um Botafogo sem o seu maestro funcionando, jogando contra um time forte, que só chegou à goleada quando o Seedorf perdeu o pênalti. Aí o Bota teve que se atirar mais ainda e, abalado pelo gol perdido, abria espaços em demasia. Disso se aproveitou o Cruzeiro, que matou o jogo. No início do 2º tempo só deu Bota. Teve o pênalti e, se empata, o jogo seria outro, mesmo sem o Maestro funcionando tão bem. Penso que o Campeonato, com 16 jogos a serem disputados, ou seja, 48 pontos em disputa e com diferença de 7 pontos, só se pode chutar, mas certeza mesmo ninguém tem de que o Cruzeiro já seja campeão. Bota não tá morto… Só espero que o Maestro consiga evoluir. É a minha opinião.”

De Cláudio Santos, um rubro-negro mais otimista que muito botafoguense.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta sexta-feira, 20)

30 comentários em “A proeza do Leãozinho

  1. – Valtinho, Gerson e amigos, sempre que pode, monta seus times com 3 atacantes, sendo, 1 deles, vindo mais de trás.. Quem não lembra do São Raimundo de 2009, quando o Michel, fazia essa função de 3º atacante, com Branco e Del Curuçá, mais à frente…

    -Valter Lima, é um estudioso do futebol, tem competência para assumir qualquer time médio do Pará e fazer bons trabalhos, mas padece do mal que assola esses técnicos locais: Deixa dirigente se meter em seu trabalho, por isso, a demora em decolar na carreira, sem ter também, a grande ajuda da mídia, como tem o Charles Guerreiro, por exemplo… Uma coisa é certa, NÃO serve para o profissional do Remo…Vamos parar por aí..

    É a minha opinião.

    Curtir

  2. Paysandu não poderia ter acertado tanto, num técnico, como acertou no Benazzi… Sabe muito bem como livrar times do rebaixamento e, pelo jeito, já deve ter conversado com o ex técnico Arthurzinho e com a diretoria, para saber do ambiente na Curuzu… Vem com 2 auxiliares e 1 preparador físico, o que faz pensar que Rogerinho e Pompeu, irão dançar…

    Penso, Gerson e amigos, que o atacante Dennis, possa ter sido indicação do Benazzi, pois o Vandick estava em Curitiba e o Benazzi, em São Paulo, quando ele foi contratado…

    Espero que, com Benazzi, muita coisa mude na Curuzu…. Sem essa bobagem de que ele não conhece o plantel, que um técnico daqui já conhecia melhor e tudo mais… Papão cairia se tivesse um técnico local, no comando…Série B, é mais embaixo e exige conhecimentos táticos, coisa que eles desconhecem… Técnico local, trabalha só na base da motivação, e isso é muito pouco para tirar o Papão da situação em que se encontra…

    – Que os torcedores não confundam série B,com séries, C e D… É muito diferente…

    Penso que, independente do que acontecer, Benazzi já era para ter sido contratado para fazer um trabalho a médio e longo prazos, e projetar o Paysandu para 2014… Ou será que vão brincar, de novo, de série B, trazendo um técnico local para o Parazão,….. Te dizer…

    É a minha opinião.

    Curtir

    1. Boa lembrança, amigo Cláudio. Fogão teve inúmeros problemas com elenco. E publiquei seu comentário justamente por expressar uma visão de grande desportista.

      Curtir

  3. Parabéns ao Leaozinho ao Valter Lima….Claudio tem coisas que só acontecem com o Botafogo…rs rs Obs:Amanhã estaremos no campo do Sacramenta por ocasião da partida inaugural da Copa Coca Cola envolvendo garotos na faixa de 25 anos..compareça !! prestígio o futebol de base …

    Curtir

  4. Com uma diretoria competente e mais profissional, esse grupo do Leão sub20 daria ainda muitas alegrias à ultimamente sofrida hincha azulina. Além do que, a competição é uma vitrine. Algumas joias a serem lapidadas (mas há que haver paciência).

    Curtir

  5. Gerson Nogueira, concordo plenamente com suas considerações a respeito do sub 20 azul. Eu que sou um torcedor ,que sempre acompanha os jogos das categorias de base do Remo, parabenizei quando a diretoria do Remo trocou o comando da sua equipe de base tirando o Neto, que não tinha na verdade preparo para levar o Remo mais além e colocou em seu lugar uma pessoa preparada como o Valter Lima, e eu tenho certeza que com ele no comando dessa categoria muitos bons frutos o Remo vai colher, pois ele é um profissional que trabalha muito o lado tático e até psicológico de suas equipes, e isso será importante na transição de alguns garotos da base para o profissional do Clube do Remo. Meu único receio, é que motivados pela euforia de alguns comentaristas e até de alguns torcedores, nossa diretoria acabe achando que somente com esses garotos seremos capazes de brilharmos em 2014. Concordo plenamente que alguns tem um grande valor, agora entendo que outros infelizmente não tem a capacidade para se tornarem profissionais do mais querido, e digo isso com conhecimento de causa, pois como citei anteriormente, conheço todos esses garotos , porque acompanho eles constantemente jogando pelo sub 15,17,20 enfim . Vencer e eliminar o Vitória nas categorias sub 20 , onde a responsabilidade pela classificação , era toda do Vitória é uma coisa.Representar o Remo em um campeonato paraense onde o Remo, precisa desesperadamente conquistar título é outra bem diferente. É preciso ter calma e responsabilidade, pois uma renovação desse porte não se faz do dia para a noite. O Paysandú em 2012 por necessidade, formou uma equipe basicamente com garotos vindos da base como Paulo Rafael, Pikachu, Thiago Costa, Tobias, Pablo, Jairinho, Billy, Neto, Bartola etc…. O resultado foi desastroso, a equipe terminou em quarto lugar no geral com 22 pontos, o impacto somente não foi maior, porque o bicolor estava garantido na terceira divisão daquele ano. Do contrário dificilmente seus diretores tomariam uma atitude tão radical.

    Curtir

  6. Com respeito a colocação do Claudio Santos ela está correta, apenas digo que em 2009, o Michel fazia sempre o papel de um terceiro atacante sob o comando do Valtinho no São Raimundo, agora o ataque do Pantera em 2009, foi basicamente composto pelo Garrinchinha e o Hélcio , que inclusive foi o artilheiro do campeonato com 12 gols, Branco e Del Curuça, jogaram com Michel no São Raimundo no ano de 2010, inclusive Del entrava sempre no transcorrer dos jogos, o titular ao lado de Branco foi o Max Jari.

    Curtir

  7. Talvez o grande impasse para a vinda do Benazzi, foi superado, talvez nem fosse só $$$$$$$$ e sim o sinal verde pra trazer uma equipe com ele.

    Como é que um clube que disputa o 3° principal torneio do país, admite no começo um treinador aprendiz ( Lecheva ), depois um outro para compensar gratidão, e em seguida um aventureiro?

    O Benazzi vem com auxiliar próprio e principalmente um prep, fisico de sua confiança.

    Mesmo sabendo que estamos no meio do campeonato, resta torcer para que este salve o fim.

    Bora papãooooooooooooooooo!!!!!

    *************************************************************************************
    Sobre o amigo Claudio, não há duvidas que o mesmo é o maior desportista desse espaço.

    Uma pena que não sou igual a ele e creio que o Urubú vai está aqui em 2014 pra enfrentar o papão na série B

    Curtir

  8. Adivinhem quem voltou e com toda a empolgação,ainda mais que os meninos do Caxiado se classificaram ? Quem souber que me responda ? Agora o negócio vai pegar fogo, até acabar o fogo dos meninos. Uma dica: Começa com R,termina com O ??????

    Curtir

  9. Meus sentimentos de pesar à família do saudoso Acapu,craque de grande projeção no passado,envergando camisas honrosas como da Tuna,Avante,União Esporetiva,Julio Cézar e muitos outros,como seleção paraense. Seu sepultamento foi ontem ! A família enlutada,nossas palavras de conforto ! Saudades eternas !

    Curtir

  10. Aquele que nunca partiu, não pode retornar meu caro Manoel Lima. Entro todos os dias no blog , agora emito apenas minha opinião em alguns comentários. Agora empolgado com o mais querido, sou desde que fui a primeira vez assisti-lo jogar. Quanto a esses garotos, engana-se quem pensa que fico empolgado, sei das limitações desse grupo e essa competição sub 20, para mim serve talvez como um laboratório par alguns jovens e não para a totalidade dos mesmos como pensam alguns torcedores e até profissionais da imprensa. Agora vou torcer até onde for possível, talvez seja contra o Flamengo ou talvez um pouco mais além.

    Curtir

  11. Válter Lima é um bom técnico e, diga-se de passagem, um modelo em extinção. Ao contrário de muitos, Válter deixa a retranca de lado e, sempre que pode, monta equipes ofensivas.
    Creio que se o Remo passar do Flamengo, Valter se transformará em um provável nome para tocar as coisas no profissional, quando Charles sair (acho difícil ele terminar o trabalho), o que sou contra (o futebol mais queima do que consagra).VL tem sido uma peça importante na estruturação do Remo e deve continuar fazendo seu serviço, nas categorias de base.

    Curtir

  12. Sempre falei que Nadson é um bom segundo volante…Ele e o Tragodara jogavam muito mais que Tony, amigo de Flávio Araújo.
    ***
    Considero a base do Remo mediana, com alguns destaques individuais (Jayme, Alex, Rodrigo, Jader, Yan…), que podem ser aproveitados no elenco profissional. Talvez a maior carência do Remo, neste elenco, seja a ausência de um meia criador e de um atacante que pudesse substituir Jayme a altura (Por que não chamaram aquele Daniel, do Holanda? ). Tem chances de ganhar o Flamengo, se não subir no salto alto.

    Curtir

  13. Heheheh, o amigo Claudio Columbia defendendo tecnico local, e ainda dizendo que nao tem espaco na midia para assumir o time profissional de qualquer equipe “mediana e grande”, o amigo parece tendencioso a mudar de opiniao sobre os tecnicos locais, quanto ao vizinho da almirante, parece que todos os tecnicos importados eram certos, Givanildo, Arthurzinho e agora o Benazzi, Te dizer! e o vizinho cada vez mais na zona. rsrsrsrs

    Curtir

  14. De minha parte, quando analisei o primeiro jogo, o qual assisti no mangueirão, destaquei duas coisas: (a) o Remo sufocou o Vitória (que ficou só no contra golpe) e havia melhorado bastante em relação ao jogo em que ganhou a competição que lhe deu acesso a Copa do Brasil (jogo que também assisti no mangueirão); (b) eu esperava muito mais do time da boa terra. Mas, não esqueci de lembrar que mesmo com um jogador a menos perdeu muitos gols.

    Agora uma pergunta: o que há de verdade, sobre o time do Vitória ter jogado desfalcado na partida decisiva em casa?

    VALEU LEÃOZINHO!

    Curtir

  15. Meus Caros, retornando de Palmas na noite de ontem, fiz uma conexão em Brasília, onde embarcou o time do Atlético Goianiense. Na oportunidade vim conversando com o preparador físico do time e o mesmo esclareceu que um dos principais motivos da não vinda de PC Gusmão para o Paysandu, antes de fechar com o Arturzinho, foi que a diretoria impôs que só viria o técnico, sendo que a comissão seria a já existente no clube. Obviamente o PC Gusmão recusou, o Arturzinho aceitou e deu no que deu. O colaborador Edson no Post de nº 11 abordou o assunto corretamente, ou seja, vamos dar o voto de confiança para Benazzi e sua comissão, afinal é o que nos resta.

    Curtir

  16. Verdade Rocildo.Isso é apenas uma brincadeira sadia,sem nunca tentar denegrir a reputação de ninguém.Essa brincadeiras,assim como críticas contrutivas,acho que sempre serão salutar,no dia a dia de qualquer participação coletiva,principalmente quando há respeito recíproco ! Abs..

    Curtir

  17. Égua Heleno…rsrrs…ontem o Elias Pinto em sua nobre coluna citou o fato ocorrido na Escola Superior de Educacao Fisica…ha ha ha …..na Sacramenta vou estar em segurança….he he he …

    Curtir

  18. Verdade, amigo Rocildo, Grato… Errei no ano… Pesquisei 2010 e coloquei 2009… Olha aí..

    Sábado 24/07/2010

    Águia-PA 1 x 1 São Raimundo-PA

    Local: Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá
    Árbitro: Andrey da Silva e Silva-PA
    Assistentes: Diógenes Menezes Serrão-PA e Lúcio I. R. da Silva de Mattos-PA
    Cartões amarelos: Thiago Marabá (Águia); Beto (São Raimundo)
    Gols: Felipe Mamão aos 47’/1T (Águia); Soares aos 8’/2T (São Raimundo)

    Águia-PA
    Alan; Gustavo, Ari, Ediklebér e Marcondes; Charles, Analdo, Jaime (Thiago Marabá) e Daniel; Samuel Lopes e Felipe Mamão.
    Técnico: João Galvão

    São Raimundo-PA
    Labilá; Sató, Filho, Marabá e Souza; Décio, Michel (Flanela), Marcelo Pitbull e Soares; Del Curuça e Branco.
    Técnico: Walter Lima

    Curtir

  19. Amigo Oliveira, nã época em que estavam negociando a vinda do PC, teve um jornalista de Goiás, que “discutia” comigo, onde ele dizia que o PC não viria p/ o Paysandu, porque ele só trabalha em clubes que tem projetos e o clube não apresentou projeto algum a ele. Eu dizia que ele(Jornalista) conhecia o PC Gusmão, e eu, conhecia o Vandick e poderia afirmar que o problema era financeiro… Agora, você vem e me dar Razão a tudo que eu falava a ele… É claro que o PC só, é um valor, com toda sua comissão técnica, é outro… Elementar, amigo…

    Aliás, escutando o Gerson e o Tomazo, agora na clube, fiquei sabendo que o Benazzi NÃO indicou um jogador sequer desses 3 novos reforços(?)… O Técnico tava contratado, o que o Vandick tinha que sair pra contratar jogadores? Mostra o quanto ele está perdido, amigos… Te dizer…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s