Veja manda recado: pode crucificar o decano

veja-celso-de-melloFoi exatamente para isso que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, conduziu uma chicana nas últimas sessões da corte, contando com a ajuda dos ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello; os três queriam que houvesse uma capa de Veja no caminho do ministro Celso de Mello antes da decisão sobre os embargos; na última quinta-feira, ele pretendia votar, mas foi impedido pelo trio, na esperança de que o decano sucumbisse à pressão midiática; isso comprova que o jogo da mídia na Ação Penal 470, com a colaboração de alguns ministros do STF, é absolutamente imoral. 
Do Brasil 247
Pergunta número 1: por que Joaquim Barbosa encerrou prematuramente a sessão do Supremo Tribunal na última quarta-feira, às 18 horas, como se os ministros fossem burocratas com horário fixo para fechar o expediente? Pergunta número 2: por que Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello estenderam ao máximo seus votos na quinta-feira, como se fossem dois similares de Rolando Lero e não juízes de uma suprema corte? Pergunta número 3: por que Joaquim Barbosa, simplesmente, impediu Celso de Mello de votar na quinta, quando o decano disse que poderia fazê-lo em apenas cinco minutos? (saiba mais aqui)
A resposta sobre as motivações da chicana jurídica – demonstrada com antecipação pelo 247 na própria quinta-feira (leia aqui) – está nas bancas. O que se buscava era que, até a decisão final de Celso de Mello, houvesse tempo para uma capa da revista Veja. “Eis o homem”, diz o título da revista da família Civita. “Ele condenou os réus do mensalão, mas agora tem de decidir entre a tecnicalidade e a impunidade. Não pode lavar as mãos como Pilatos, mas corre o risco de ser crucificado”.
Num julgamento em que Veja e outros veículos de comunicação – Globo e Folha à frente – colocaram a faca no pescoço de vários ministros do Supremo Tribunal Federal para atingir não a justiça, mas sim seus objetivos políticos (leia aqui a análise de Hélio Doyle sobre esse fenômeno), há, agora, a tentativa de golpe derradeiro. Não com uma simples lâmina afiada, mas com uma cruz e alguns pregos.
Celso de Mello está avisado. Se decidir conforme suas convicções, já manifestadas de forma clara, no dia 2 de agosto do ano passado (assistaaqui), em defesa do direito de defesa dos réus, ele será crucificado.
O que comprova a absoluta imoralidade da imprensa brasileira ao longo do julgamento da Ação Penal 470. Ela, sim, merece ser condenada.

4 comentários em “Veja manda recado: pode crucificar o decano

  1. O caso do embargos infringentes passa, necessariamente, pela seguinte questão. Quantas vezes eu devo ser julgado por um único juiz sobre a prática de determinado ato? A resposta, somente uma! Presume-se que ao analisar no meu caso, o juiz, ao analisar detidamente as provas nos autos, já chegou a uma conclusão. Daí a necessidade, tão-somente, quando cabível, os embargos de declaração, nas hipóteses previstas em lei (omissão, contradição ou obscuridade). Esse entendimento não difere de uma decisão de um órgão colegiado como o STF. E isso foi devidamente colocado na Constituicão Federal. Não por outro motivo a ministra Weber afirmar que os embargos infrigentes são anacronicos, isto é, obsoleto, sem amparo no mundo jurídico brasileiro. Uma verdadeira aberração, deve-se assim dizer! Trata-se de uma questão de segurança jurídica. Ora, se o STF já já decidiu pela condenação dos mensaleiros, não cabe outro julgamento, pois, assim, estar-se-ia partindo-se para a indefinidade, para o julgamento ad eternum. Ou, um cidadão somente poderia ser considerado devidamente condenado quando houvesse a unanimidade dos ministros.

    Curtir

  2. O objetivo maior é encobrir os quinhentos milhões desviados nas obras do metrô de São Paulo pelos tucanos. A imprensa já abafou o escândalo.

    Curtir

  3. I began my journey on Jan 1st and that i weighed 261. Now, I’m all the way down to 143. I am gonna reward myself at 20 lbs. I am down a size, and i’m gonna get myself a pair cosy jeans. I’ll reward myself at all 20 pound increments. I believe every one of the benefits will likely be some form of outfits. I just like the picture plan for once i make my target zxt bee pollen.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s