Aumenta a simpatia por clubes estrangeiros

Uma pesquisa realizada pela Stochos, empresa de esportes e entretenimento, mostra que cresceu a afinidade dos torcedores brasileiros por clubes de fora do país. Como os times do exterior são praticamente ignorados quando a pergunta é ‘para que time você torce?’, a enquete questionou se o entrevistado tem simpatia por uma equipe além do Brasil. A pesquisa já havia sido feita há três anos e em relação aos números anteriores houve queda de 12,8% de pessoas que disseram não ter simpatia por nenhum clube estrangeiro.

Os espanhóis dominam. O Barcelona, que tem longo histórico de ídolos brasileiros, como Romário, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, é disparado o time mais citado pelos torcedores: 24,9% dos entrevistados lembraram o nome do clube catalão. Logo atrás vem o Real Madrid, também  com 11,8%.

622_cc842fc3-5e8d-3676-8554-c7e22aaddd9b

O Milan é o terceiro colocado, com 3,7%, o Chelsea é o quarto, com 2,7%, o Manchester United é o quinto, com 2,5% e o Bayern de Munique é o sexto, com 2%. Em sétimo lugar aparece uma equipe argentina, o Boca Juniors, com 1,4%. PSG, com 1,1% e Juventus e Internazionale, com 0,5% cada um, também foram lembrados. Outros times aparecem com 2,8%. A enquete mostra um declínio de 5,2% da simpatia pelos clubes italianos de três anos para cá, reflexo da má fase do futebol da ‘Bota’. A preferência pelos times espanhóis cresceu 36,9% e pelos ingleses cresceu 5,9%. Os argentinos foram 2% mais citados.

A ‘patria-mãe’ Portugal não subiu muito em prestígio com os brasileiros. Os times lusitanos tiveram 0,4% mais citações em relação a 2010, menos que a França, com 1,1% mais e a Argentina, com 2% mais. O número de torcedores simpáticos a clubes estrangeiros é maior entre jovens de 16 24 anos, entre homens e entre pessoas que têm grande envolvimento com futebol. (Da ESPN)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s