Espaço para novas ideias

Por Gerson Nogueira

O Remo aos poucos vai caindo na real e compreendendo a dimensão exata de sua situação. Antes tarde do que nunca. Depois de perder um precioso tempo em busca de uma vaga na Série D, percorrendo caminhos obscuros e acreditando em falsas promessas, o clube põe os pés no chão e parte para uma reformulação administrativa há muito esperada – e necessária.

As escolhas do presidente Zeca Pirão, anunciadas desde a semana passada, abrem novas perspectivas para o futuro imediato do clube. Pelos próximos cinco meses o Remo dará a oportunidade aos cinco novos gestores (de Futebol, Marketing, Sócio-Torcedor e Sede Social, Base e Estádio) para exercitarem a criatividade e a capacidade de empreender mudanças.

bol_ter_230713_11.psTodos são profissionais liberais que engrossavam as hostes de oposição do clube. Protestavam nas ruas, criticavam a diretoria e pediam a saída do então presidente Sérgio Cabeça. Hostilizavam o Conselho Deliberativo e exigiam eleições diretas. Ao mesmo tempo, apresentavam propostas para mudar o Remo.

Pirão, atento à movimentação política no clube, decidiu partir para um lance inesperado. Convidou os líderes da oposição para assumirem cargos no clube. Lançou um desafio e os cinco aceitaram. Acerto do presidente em abrir as portas do clube ao novo e reação coerente e madura por parte dos ex-carbonários.

Em entrevista ao programa Bola na Torre, domingo à noite, o diretor de Futebol Tiago Passos respondeu a esse questionamento, que é feito por setores da oposição mais radical. Segundo ele, as restrições à diretoria se concentravam na figura de Sérgio Cabeça e atos administrativos ordenados por ele.

Com o afastamento de Cabeça, caiu por terra o grande empecilho para o grupo se unir à diretoria, engajando-se ao esforço para reerguer o Remo. Acrescentou, ainda, que entre permanecer protestando nas ruas e arregaçar as mangas para ajudar o clube prevaleceu a segunda opção.

Como o Remo de hoje é um barril de pólvora, surgiram críticas vindas de direções variadas à iniciativa do presidente em abrir a gestão. Pura bobagem. Pirão pode até ser criticado por outras decisões (e a coluna já o criticou algumas vezes), mas desta feita acertou em cheio. Não há caminho mais democrático do que dividir o poder, partilhar responsabilidades e delegar tarefas.

Os novos executivos do clube têm entusiasmo, responsabilidade e compromisso até mesmo com seus pares. Acredito que irão contribuir bastante para que o clube deixe o atoleiro em que se encontra.

A simples preocupação em levantar o real valor da dívida e checar a quantidade de funcionários já significam avanços importantes. Aliás, pela grita de alguns setores, já dá para desconfiar que começam a contrariar interesses. O que, para o Remo, é muito bom.

———————————————————-

Esperança verde para o Leão

Proposta da Federação Amazonense de Futebol, a primeira edição da Copa Verde pode tirar o Remo da inatividade no segundo semestre. A competição teria 16 clubes (12 dos seis Estados amazônicos e mais quatro de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e aconteceria de outubro a dezembro deste ano.

Como neste ano a Copa teria caráter experimental, mas com ajuda da CBF, a indicação dos representantes teria que contemplar tradição, títulos e torcida. Nesse sentido, a dupla Re-Pa já estaria assegurada. Apesar disso, levando em conta os humores da FPF, cabe aos dirigentes azulinos se apressarem.

———————————————————-

Barça opta pela escola argentina

Desde que Vanderlei Luxemburgo comandou os galácticos do Real Madri, comandando Zidane e Ronaldo Fenômeno, a Europa decidiu não arriscar mais com técnicos brasileiros. Felipão, que fez excelente figura como técnico de Portugal, também fracassou no Chelsea e a partir daí as opções foram minguando e os caminhos se fechando.

Chilenos e argentinos continuam bem cotados, sempre lembrados para projetos de grande porte nos times mais poderosos do mundo, mas ninguém fala em treinadores brasileiros. A conquista da Copa das Confederações recolocou Felipão no primeiro time, mas nem isso foi suficiente para que o Barcelona pensasse nele na hora de substituir Tito Vilanova.

O escolhido deve ser Gerardo Martino, um argentino de pouquíssimas palavras e especialista em montar bons times. Vai comandar um elenco encabeçado pelo melhor jogador do mundo, Lionel Messi, com um grupo estrelado de súditos – Xavi, Iniesta, Fábregas e Neymar.

Dentro do perfil que o Barça cultiva há tempos, Martino é jovem (50 anos) e fez sucesso nos times que comandou, notadamente o Newell’s Old Boys e a seleção do Paraguai. Há, acima de tudo, a intenção óbvia de agradar o astro da companhia, que deu seus primeiros chutes justamente no Newell’s, a casa de Martino.

———————————————————-

Direto do Facebook

“Bons ventos sopram no Baenão, até o Saddam conseguiu um dia de tratamento no PetClube Pará. Amanhã (hoje), às 10h, vão buscá-lo, com direito a banho, tosa, consulta veterinária, vermífugos e limpeza dentária. Esse merece!”.

Do André Rabelo, azulino que não descuida da bondade com o melhor amigo do homem (e do Remo).

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 23)

28 comentários em “Espaço para novas ideias

  1. Gerson e amigos, concordo plenamente com essas mudanças no Remo. Penso que, só agora, o Zeca Pirão começa a fazer um bom trabalho, ADMINISTRATIVAMENTE, é bom que se diga( Vamos separar do futebol, por enquanto). Sempre falo que tudo que for de ruim para os Cardeais, será bom para o Remo.. A escolha do Dr. Henrique Custódio, para a Vice Presidência de Futebol do Remo, foi perfeita.

    – Ontem, escutando numa rádio o Dr. H.Gualberto, o mesmo disse(P da vida) que era contra sua indicação..Perguntado porque de ser contra, ele veio com essa: “Porque ele não história no futebol e por problemas pessoais que tenho com ele”… Te dizer..

    O Remo caminha, como nunca, para se organizar administrativamente. Anotem..

    É a minha opinião.

    Curtir

  2. Tourinho é considerado, hoje, o melhor presidente que já passou pelo Pará. Pelos títulos, Conquistas e tudo mais. Seria bom que o Zeca Pirão tentasse imitá-lo, pois o que é bom, precisa ser copiado. Vale lembrar ao Pirão e ao Thiago Passos, esse diretor de futebol do Remo, que o lema do Tourinho, era: ” Técnico Local NÃO treina o Paysandu”…. Elementar todo seu sucesso..

    É a minha opinião.

    Curtir

  3. Só queria saber como ficou a situação de todas aquelas ofensas morais e pessoais feitas pelo o Stefani Rick ao Cabeça,se ele (o Cabeça ) entrou realmente com uma ação contra esse diretor? e os outros beneméritos do clube que foram insultados e avacalhados por esta atual diretoria,como eles vão interagir no clube,já que por direito eles são sócios proprietários?Isso vai poder ser digerido pela a atual diretoria?,evitando enfrentamentos e disputas internas?Quem vai tentar contornar tanta magoa?quem bate esquece…….mas quem apanha lembra!

    Curtir

  4. Caro Cláudio Santos,com todo o respeito que vice merece mas o seu comentário no post.2 afirmando que “Tourinho é considerado, hoje, o melhor presidente que já passou pelo Pará. Pelos títulos, Conquistas e tudo mais. Seria bom que o Zeca Pirão tentasse imitá-lo”.foi de uma infelicidade a toda prova.só para a refrescar a tua cabeça,o mesmo Tourinho foi o presidente que obteve os maiores títulos do papão foi o mesmo Tourinho que afundou o meu amado Paysandu conseguindo jogar o papão na terceira divisão,e também foi o presidente responsável pela derrota de 9×0 para o paulista,pois não pagava os jogadores,lembras disto Cláudio?ainda deixou o papão afundado em dividas mesmo tendo recebido tanto dinheiro com as rendas dos jogos,vendas de jogadores entre outros,por isto na minha opinião Tourinho NUNCA MAIS..faz o seguinte caro Cláudio Santos,aproveita que o Tourinho foi exonerado da jucepa,e indica ele para assumir algum cargo no teu clube do remo,se não conseguires contrata ele para ser dirigente do columbia.

    Curtir

  5. Acácio, esta é espirituosa… Mas, só pode ser levada à frente, se o vizinho de “confronte”, passar a adotar como mascote a Miss Mucura…

    Curtir

  6. Então amigo Cláudio Santos,,você esta sendo contraditório ao afimar que o Tourinho foi o melhor presidente que já passou pelo futebol do Pará e ao mesmo tempo admitir que ele fez uma péssima administração.te dizer…

    Curtir

  7. Na ferida, Marcelino. Tourinho de birra porque não se elegeu deputado (- de 5.000 votos) fez o que fez com o nosso PAPÃO, deixando de pagar os jogadores e deixando e fabricando um monte de dívidas que até hoje estão pagando (vide Arinelson, Jobson e etc.). Quero ele bem longe do nosso clube. Ahh, e se ele fosse bom como diz o amigo Cláudio ele teria levantado a Tuna e lá nada fez por lá.

    Curtir

  8. ” ESPAÇO PARA NOVAS IDÉAS” Gerson Nogueira, essa eu não entendi. Já deves ter ouvido os comentários que nesse espaço para “novas idéias” estão ressuscitando: ISRAEL VASCONCELOS E SERGIO DIAS, no futebol paraense e nesse time do remisto. Quem comentou isso, foi um jornalista esportiva local. Se for verdade a informação, nova idéias no remisto, so se for para compra de vaga em divisão porque sabemos muito bem quem são esses senhores.

    Curtir

  9. O diretor de futebol tem que arranjar um torneio, alguma coisa, para movimentar o elenco nesse segundo semestre, e consigo trazer a torcida para perto.

    Acredito que um bom amistoso do Remo, tenha mais público que um jogo do papinha pela série B.

    Curtir

  10. Mas tá muito elevado os comentários aqui né Acácio (deve ser uma flôr rsrrs)i, depois as bicoletes reclamam!
    Por falar em mascote, já descobriram qual é o masote do paçandu, será um cachorro, será um lobo, será um gambá, eu acho q é uma mucura mesmo kkkkkkkk

    Paulo Arthur

    Curtir

  11. Te dizer! Amigo Columbia, se inspirar no Tourinho e demais, o problema e que nao temos mais uma SUDAM, para sustentar os bestas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s