Barbosa: poderoso e cada vez mais isolado

Por Wilson Lima – iG Brasília 

Magistrados e advogados afirmam que diálogo com presidente da Corte é difícil e o acusam de “jogar para a plateia”

Seis meses após tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa  colecionou intrigas e momentos desconfortáveis com advogados e juízes de todo o Brasil e isolou a Suprema Corte brasileira do diálogo com os demais membros do Poder Judiciário. A insatisfação de advogados e juízes com Barbosa é tão grande que muitos já esperam ansiosamente que o ministro Ricardo Lewandowski, hoje vice-presidente, assuma o lugar de Barbosa o quanto antes. Detalhe: o presidente do Supremo ficará ainda mais 1 ano e 7 meses no cargo.

a5igxj69h0c6tz207kcfcni45Segundo advogados e juízes consultados pelo iG, o ministro do Supremo tem se negado a conversar com essas categorias para buscar soluções dos problemas do Poder Judiciário brasileiro como a lentidão processual, por exemplo. Além disso, as declarações públicas criticando o Judiciário brasileiro intensificaram um sentimento de mal-estar. Na semana passada, por exemplo, Barbosa disse que “a maioria dos advogados acorda lá pelas 11 horas da manhã” durante uma sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que discutia eventuais mudanças no atendimento aos advogados do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em março, Barbosa já havia criado uma outra polêmica ao afirmar que há “conluio” entre juízes e advogados. Na ocasião, o presidente do STF afirmou “há muitos (juízes) para colocar para fora. Esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, absolutamente fora das regras”. E em abril, o presidente do Supremo criticou a criação de quatro novos tribunais federais afirmando que entidades de classe estavam agindo de forma “sorrateira”. Como adiantou o iG , a nova estrutura custaria aproximadamente R$ 1 bilhão .

A interlocutores, Barbosa afirma que cada declaração dessa foi “mal interpretada” e que isso reflete um sentimento de perseguição de todo o Poder Judiciário. Advogados e membros de entidades como a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), por exemplo, se defendem afirmando que é possível acabar com essa espécie de “guerra fria” da Justiça brasileira. Mas isso depende, fundamentalmente, do temperamento do presidente do Supremo. “Eu estou contando os dias para que o ministro Ricardo Lewandowski assuma a Corte. O presidente do Supremo não recebe mais advogados ou juízes. A relação é tensa”, disse um advogado especializado em Direito Civil que preferiu não se identificar. “Agora, se você olhar o que o presidente do STF fez a favor da magistratura, ele não fez absolutamente nada”, complementou.

Essa falta de comunicação com “a base” é vista como altamente prejudicial. A AMB pediu uma audiência para discutir melhorias na magistratura no ato da posse com o presidente. Só conseguiu uma conversa seis meses depois. Segundo integrantes da entidade, isso não acontecia com outros presidentes, como Gilmar Mendes e Ayres Britto. “A minha relação (com Barbosa) é respeitosa o tempo todo. Agora, não adianta aplauso de multidões se você não consegue dialogar com os colegas juízes. Para nós juízes, o importante é prestar um bom serviço à população”, disse o presidente da AMB, Nelson Calandra.

19 comentários em “Barbosa: poderoso e cada vez mais isolado

  1. Sabe o que eu acho? Que a corrupção no Brasil é maior que qualquer máfia. Os corruptos são tão grandes que eles estão conseguindo fazer uma grande articulação para desmoralizar esse cidadão, que pela primeira vez na história do país, está colocando SAFADOS E LADRÕES na cadeia ou, pelo menos, DESMORALIZADO no Brasil. O Brasil, cada vez mais, está me enojando. A minha vergonha de ser brasileiro só aumenta. MORTE AOS CORRUPTOS, LADRÕES, POLÍTICOS. Inclusive, pra mim, politico é mais fedorento do que aquilo que o meu cachorro faz todo dia no quintal de casa. Outra: por favor, me polpem daqueles discursos que nem todo político é safado, porque o sistema o faz corrupto, ou seja, a partir do momento que você entra na política você já faz parte do sistema. PENA DE MORTE! O Brasil PRECISA DE PENA DE MORTE PRA BANDIDO. JÁ!

    Curtir

  2. Negão o povo está do seu lado, mete a ficha em cima dessa ala burguesa de magistrado.

    Curtir

  3. Ele falou simplesmente a verdade, como ele ate o momento nao faz parte do conchavo que existe na magistratura brasileira, estao todos reclamando achando que o mesmo vai beneficiar, grupos ou apadrinhados desses advogados e juizes.

    Curtir

  4. Por falar em Juiz, até no UFC (esporte??) ele sofre…´´O brasileiro Antonio Silva, o Pezão, deixou o octógono do UFC 160 insatisfeito com o final do combate valendo o cinturão dos pesados, contra Cain Velásquez. Para ele, a interrupção do árbitro Mário Yamasaki foi feita cedo e prejudicou suas chances de se recuperar e tentar se manter na luta. Nesta quarta-feira, eles se falaram via Twitter para fazer as pazes.
    T contar, diria o Gerson, o Claudio, O icca, o Edson, o André, O Charles, o Harold…..e.t.c…

    Curtir

  5. Tudo começou com o mensalão. Agora a mídia ligada a Lula e Dirceu persegue Barbosa, policiam cada declaração que ele dá. Mas o cidadão de bem está do lado dele.

    Curtir

  6. Mudando de pau pra cacete… que futebolzinho horroroso esse do Fluminense, campeão brasileiro! Não tem uma triangulação, uma jogada de linha de fundo, um arremate decente de fora da área. Só chuveirinho, bola parada… meu Deus! Qualquer retrancazinha mequetrefe torna-se uma muralha intransponível no esquema bate-estaca reacionário dos times e “distribuidores” de camisa de 700 mil reais que atuam no Brasil. Vi Bayern x Dortmund e parecia um outro esporte aquele que se praticou na final da Champions League. Chega de ruindade!

    Curtir

  7. Horrível, amigo Daniel. No final, o Abel me sai com aquela explicação no estilo Lecheva: eliminação injusta, time foi digno etc. Nenhum sinal de vida inteligente ou jogada trabalhada. Só chuveirinho na área, pra deleite dos zagueiros paraguaios. Assim até eu sou técnico.

    Curtir

  8. É amigo Gerson, começo a acreditar que os ingleses daquela revista, a Four-Four-Two, vaticinaram: nosso futebol, se não morreu ainda, está convalescendo!

    Curtir

  9. Caro Paulo Reis, eu sou cidadão e não estou do lado desse lixo, chamado Joaquim Barbosa Reis. Barbosa Dantas somente é aplaudido por ignorantes. Eu não consigo aplaudir o poder judiciário, e principalmente o stf. Este é o pior tribunal de todos, pois adora proteger poderosos. Mas o pior ministro do stf é o Joaquim Barbosa Dantas. O “Dantas” eu acrescentei depois que ele mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas. Todos esse pessoal do mensalão condenado pelo Joaquim Dantas e seus colegas, somando todos não dá nenhum dedo do Daniel Dantas. Perto de Daniel Dantas não passam de um monte pés de chinelo e pobretões. Como é que o cidadão de bem vai aplaudir um calhorda como o Joaquim Barbosa Dantas? Não pode ser! O cidadão de bem quer uma justiça imparcial, sem medo e sem subserviencia, uma justiça que também condene os ricos. Mas você não quer isso. É seu direito não querer uma justiça que funcione corretamente e que condene também os corruptos ricos. A voz das ruas, das manifestações quer um poder judiciário eficaz e eficiente, quer um parlamento sério, poder executivo afinado com os raclamos da população, um ministério público que investigue e não isso que temos aí, e etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s