O velho Nilton e a bola

nilton santos - abre

Homenagear Nilton Santos, a “Enciclopédia” do futebol brasileiro, nunca será demais. Agora, surge mais um livro, desde já na lista de obrigatórios da literatura esportiva. Nilton Santos já tinha um livro publicado sobre sua vida, mas muito distante do que mereceria. Mas este “O velho e a bola ” (Editora Maquinaria), é um golaço marcado pelo craque do jornalismo e da literatura esportiva Rafael Casé.  Livros de crônicas reunidas na literatura esportiva recente são raridades. Por isso, resgatar a trajetória de Nilton Santos, por intermédio das crônicas de Jacinto de Thormes, pseudônimo do jornalista Maneco Muller, publicadas no jornal Última Hora, torna-se um marco.

São 40 crônicas escolhidas e organizadas pelo jornalista Rafael Casé, que também assina as notas que compõem o livro. Foram retiradas da série de crônicas que leva o mesmo nome do livro, publicada no jornal Última Hora no ano de 1963 e traçam um rico panorama do futebol brasileiro dos anos 1950 e 1960, com alegrias e dramas, talentos e malandragens, fama e decadência de craques inesquecíveis. Os textos têm na trajetória do jogador do Botafogo, conhecido como Enciclopédia – apelido, inclusive, dado por Maneco Muller – seu fio condutor.

5 comentários em “O velho Nilton e a bola

  1. Quando eu terminar de ler o livro “Fuga do campo 14” de Blaine Harden, com certeza esse livro “O velho e a bola” será o próximo.

    Curtir

  2. Ainda moleque lembro dos primeiros chutes que eu dava nessas bola da época, marrom, pesada e bastante dura. Via um jogador chamado cojá da seleção de castanhal que chutava muito forte, com essa bola pesada era um tormento para os goleiros.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s