64 comentários em “O aniversariante do dia

  1. De longe, o melhor jogador em atividade no Pará. Merece receber todas as homenagens da torcida Bicolor. Parabéns maestro!

  2. Parabéns ao Maestro bicolor.
    Não lembro de um 10 com a qualidade dele
    Acho que o último foi o Bacuri!
    Alguém lembra de outro mais recente!
    O Luizinho das Arábias era meia atacante. Não era um clássico camisa 10

  3. Egua Icca, é do nosso tempo, eu li que vc assistiu jogos no bar do Abreu em Macapá eu assistir la o ultimo REXPA mto bom…

  4. Salve o Maestro!!! Parabéns, muita saúde e alegrias envergando se Deus quiser por longos anos o manto alviceleste!!!!

    Obs: Icca, meu pai fala maravilhas do futebol do Roberto Bacuri…

  5. Vi os últimos jogos do Bacuri, mas eu era muito novo e não lembro bem. Mas era craque. Icca e Israel, naquela leva que veio do Flu nos 80, tinha um ótimo meia que era o Roque, aquele que num clássico contra a Tuna foi covardemente agredido, no chão com um chute na cabeça, pelo lateral esquerdo Haroldo. Na mesma época havia o Edésio, um negro muito bom de bola, vindo do Maranhão, salvo engano. Na sua melhor fase, o Jobson fazia a meiuca funcionar e era chegado a fazer uns gols bonitos.

  6. Então, Maurício, ao que parece o Roque veio junto com o Samuel Cândido da base do Fluminense, não é?!

    Mas, tanto ele quanto o Edésio, meu pai tem pouca informação a me passar, pois em 1977 foi morar no Rio de Janeiro. Os viu em ação eventualmente em viagem de férias ou visita aos meus avós. Aliás, depois desse chute na cabeça, o que houve com ele?

    Porém, lendo algumas edições, antigas da revista Placar… Matérias locais falam muito bem dessa época do Edésio e do ponta Careca, assim como do goleador Chico Spina, vindo do Internacional-RS.

    Dos jogadores do Papão, que eu vi em ação no estádio (vou desde 1992), o maior deles, sem dúvida, foi o Sandro. Um camisa 10 que jogava disfarçado com a 8.

  7. Palavras do Gerson:

    O Remo é um bando, para ser um time tem que melhorar muito.

    Tá falado. Concordo plenamente.

  8. Israel, do Flu vieram Mario Fernando pro gol, o lateral esq Zezinho, Samuel não tenho certeza e o Roque pro meio. Todos foram titulares indiscutíveis. Tinha mais um, pode ser o Samuel de fato, ou o Coca (?), não recordo. O Spina foi o mais marcante, matador nato. Dá pra citar também dos 80 Patrulheiro, Charles, o “artilheiro maldito” Cabinho, Lupercinio, Evandro “mosquitinho elétrico”, Paulo Robson dentre muitos outros de passagem duradoura e marcante. Ah, também acho muito cedo pra enaltecer o Eduardo Ramos e parabéns a ele.

  9. EXPLODE coração, na maior FELICIDADE, como é lindo ver o Papão vir jogar em Santarém, ano que vem ! rs Torci muito para o SF ganhar, ontem. Agora, é ganhar do Cametá, na 4a. Se não tivesse jogo do PSC, iria ao estádio.

  10. Parabens ao nosso maestro…estou estranhando a ausencia dos amigos azulinos no blog..principalmente do comediante Rocildo..rsrs

  11. É que todos ainda estão entalados com a chocolatada do S. francisco.Quanto ao camisa 10,já tivemos tantos,que nem lembro Só que até hoje ninguém se sobressaiu mais que o pequenino Paulo Benedito,popular Quarenta.Esse apesar do seu pequeno tamanho,era um gigante no meio bicolor.Tivemos sorte que antes ele não passou no crivo do rival,devido justamente sua estatura.Ainda está muito vivo e parece que ainda bate sua bolinha.O cara era genial.Lembro-me de um RExPA na Curuzu,que ele aplicou um chapéu de calcanhar no gigante Ribeiro,na lateral do campo e foi agredido,forçando a expulsão do cachorrão,como era chamado o defensor remista.Igual,na verdade nunca mais apareceu .

  12. amigo Manoel, o Quarentinha está vivinho e mora aqui no Telégrafo e continua fininho batendo suas peladas.

  13. Gostaria que vcs opinassem sobre o que houve com o Papão,para que entregasse os três últimos jogos,que poderiam ter lhe proporcionado a classificação com bastante antecedência.Será que foi marmelada,soberba ou menosprezo ao adversário ? Aguia(penalty perdido nos descontos) Cametá (empate no finzinho do jogo) E esse da Tuna(pelo amor de Deus,um absurdo).Pior, que tudo isso pode lhe fazer muita falta,e repetição do que aconteceu na Libertadores.Ser eliminado em uma única derrota. Espero e torço desesperadamente para que isso não se repita !

  14. Aos camaradas Israel e Maurício,
    Época boa de tantos ótimos jogadores em um nível alto de futebol…onde a prata da casa funcionava….Patrulheiro, Mazini, Lupercínio, e outros craques que vieram de Macapá Aldo, Jucy, Albano e por ai vai…. Com relação ao Edésio foi o melhor meio-armador que vi jogar no Maior do Norte canhoto dono de um lançamento de 30 m perfeito e um drible desconcertante, e nessa época ainda havia o Centroavante (melhor também que vi jogar por estas plagas) Chico Spina o cara era veloz e driblador e para completar matador nato. Hoje com certeza o futebol ficou hiper, mega, ultra valorizado e temos que nos contentar com a realidade atual.

  15. Carlos Barreto. O homem é duro na queda.Torcedor do Papão,de mão cheia.As vezes até viaja para ver jogo do bicola.É como nos,apaixonado pelo mesmo .Uma vez conversei com ele na arquibancada do Zinho Oliveira,em Marabá.Nesse jogo o Papão até foi derrotado por 1X0 !.

  16. Quarentinha é tido como o maior craque que já houve, até então, no PSC. É ele o mesmo que jogou pelo Botafogo, não é ?! É que já ouvi dizer que houve o Quarenta e o Quarentinha…, dois…

  17. Sergio é muito legal o bar Abreu em Macapá
    Israel bela lembrança do serelepe Edesio
    O Roque veio junto com o Samuel, porém não era camisa 10
    Lembrei do Wilfredo um cabeludo que jogou no PSC final década de 70 ou inicio de 80.
    O Patrulheiro não era camisa 10!
    Recente teve o Velber que eqüivalia ao Edesio
    Camisa 10 clássico igual ao Maestro não lembro de ninguém
    A busca continua. Vamos postando gente

  18. Heleno eu não vi o Quarentinha jogar, logo não conta.
    É difícil achar um jogador camisa 10 clássico, um legitimo Maestro.
    Que o PSC saiba segurar o nosso Maestro e de preferência trazer um outro pra revezar

  19. Gerson Nogueira, boa tarde! Seria possível, você me informar o motivo das minhas mensagens serem censuradas no BloG?

    Se estou cometendo algum equivoco neste que acho ser o melhor espaço virtual do norte do Brasil, eu gostaria de estar ciente, meu caro.

    Sei que hoje não estou tão assíduo, mas sempre que venho à Belém, dou uma espiada e tento expressar minhas opiniões sem ofender o carater de quem quer que seja, ocorre que, as mesmas começaram a ser momentaneamente aceitas, mas logo em seguida são expurgadas do BloG.

    Gostaria de saber, onde estou errando?

  20. Há muito que o Paysandu não tem um craque do nível do Edu Ramos, agora me permitam discordar, o Edésio não lambia a chuteira do Velber, quiçá do Quarentinha. O Eduardo Ramos talvez tenha um estilo próximo ao do saudoso Rubilota.

  21. Parabéns ao Dudu Ramos ! hehehe

    Muito bom jogador. O Melhor em atividade no Pará.

    Como mencionou um dos amigos acima,que o Paysandu faça de tudo para que o Eduardo Ramos permaneça à disputa da série B.

  22. ICCA, respondendo sua indagação de Sábado,nos comentários On-Line,sobre o Bar do Abreu :

    Amigo , meu pai conhece o dono ,salve engano,é seu xará.rsrsrsrs

    Olha, não fui muitas vezes,meu pai foi mais vezes,mas o movimento por lá é vibrante e contagiante.

    Lembro que meu pai levou-me a primeira vez ,naquela derrota frente o São Caetano ,por 5 x 4,na Copa João Avelange ,em 2000,e à epoca da Libertadores,10 anos atrás,era moleque.hehehehe

    Agora,como meu pai e eu , não somos tão boêmios,preferimos assistir aos jogos de casa,se bem que não captamos o sinal da Cultura por aqui, via TV Fechada. Pelo portal… No comments.kkkk

  23. Acompanho o papão desde meados dos anos 70 pelo rádio e em estádio no início dos anos 80,mas igual ao Ed Ramos não vi e nem li a imprensa falar.Bacuri era criativo, mas era lento e antes de dar o passe retia a bola.Edésio o meio campo era muito bom, mas nem tanto quanto o E Ramos, o outro Edésio o paulista, era mais atacante.Careca , do jurunas era atacante (fez um golaço escolhido como gol do Fantástico, gol da rodada aliás, em vitória do PAPÃO de 3×0 contra o Flamengo em 82 que jogou completo.Chico Spina era centro-avante,Carlinos Maracanã, era criativo e batia faltas muito bem, batia bem e forte na bola, chegou a jogar no Rio e S.Paulo enfim,Patrulheiro era diferenciado e criava e chegava finalizando, mas não tão bom quanto o E Ramos que o Papão tem que segurar porque é craque.Quarentinha e outros mais antigos não posso falar.

  24. Vi todos esses jogadores em campo, mas como Quarentinha e Sandro, ninguém chegou aos pés deles. O Craque do Século, ainda hoje o vejo na Curuzu e pelos supermercados do Telegrafo e Umarizal, quase sempre trajando a gloriosa camisa do PAPÃO. Pena que o Sandro saiu pela porta errada,

  25. Bacuri não era meia, era volante. Mais ou menos no estilo Sandro, ou seja, aquele volante que vai à frente e arma o time. Não tinha a mesma combatividade do goiano, mas marcava muito bem e tinha muita intimidade com a bola. Edésio era baixinho e conduzia muito a bola e não tinha o passe longo, assim como o Roque também não tinha esse passe longo. Já Rubilota era um mestre no passe longo, mas jogou apenas um ano no Papão depois “atravessando” a rua.
    Bons meias povoaram a Curuzu, mas com esse estilo não lembro, apesar de achar que Lecheva, Vélber o próprio Edésio, Mazinho, Oberdan, Heider e alguns outros craques que brilharam com a camisa listrada e colocaram o nome do Papão no cenário nacional tiveram a mesma qualidade demonstrada hoje por Eduardo Ramos, hoje já definitivamente inscrito na gloriosa história do Paissandu como partícipe desse elenco de estrelas.

  26. Copa João Havelange.rsrsrsr .

    Amigo Édson, Valeu pela informação !

    Papão estreará ,frente o ASA,e encerrará,sua participação,tanto no turno quanto no returno,contra o Palmeiras.

    Irei ao site da CBF e da Wikipédia, para ver maiores e melhores detalhes, e até mesmo baixar a tabela completa.

  27. Até o presente momento este cara e o melhor jogador do certame paraense de futebol, aliado a isso tudo, está a sua conduta fora das quatro linhas, onde o mesmo parece está 100% focado e comprometido com o Paysandu onde o mesmo inclusive já despertou o interesse de outras equipes mais preferiu cumprir o seu contrato com o campeão dos campeões.
    Isso e ser homem e possuir honestidade com a sua palavra! Parabéns maestro Eduardo Ramos, que você posso fazer parte do time que vai voltar a elite do futebol nacional vestindo as cores do papão.

  28. Amigo Édson,segundo o portal ORM,o Papão enfrentará o Palmeiras,na décima sexta rodada,pelo turno,e ,na trigésima quinta rodada,pelo returno. Neste caso,ao invés do Palmeiras,como havíamos dito,enfrentará o Sport ,na última rodada do campeonato,fora de casa.

  29. QUE ABSURDO, Gerson e demais amigos ! Estou perplexo com a MANOBRA do Curunér da FPF, que não agiu sozinho, mas com o apoio de CR, PSC e TLB, que desmembrou a rodada, para beneficiar CR e Tuna. Vandick PARECE ter aceitado… Se aceitou,
    é sacanagem…

    Que patifaria ! É muita patifaria ! Nunca pensei que eu fosse APOIAR o senador Mário Roubo, mas vou apoiá-lo, pois ele disse que vai entrar com mandado de segurança, para garantir a rodada como tava prevista.

    Sinceramente, jogaram LAMA no campeonato, que já tinha uma arbitragem de baixa qualidade, agora, vem a FPF para despachar o gran finale.

    Vou te contar !

  30. Amigo Heleno,concordo contigo. Realmente é um absurdo dividirem a rodada decisiva,não mais que de repente,até porque não há imprevistos,tampouco urgência para tal atitude da FPF.

    Por que e por quais interesses a FPF quer desmembrar esta rodada decisiva ?

  31. Vale ressaltar que,caso haja interferência de Paysandu,Clube do Remo e Tuna,na decisão tomada pela FPF,este campeonato virou uma vergonha.

    Por que não fizeram isto no primeiro turno também ?

    Lamentável .

  32. Heleno e Charles, e demais amigos, o tapioqueiro é a raiz de todos os males, não tirem dele nenhuma culpa.

    este cidadão era pra ser elogiádo por ter dado qualidade ao parazão, mas pelo contrário, por sabermos que não tem cabimento tal investimento numa equipe do interior do interior do estado que vive sufocado por problemas diversos, inclusive Salinas, o tal investimento vira duvida do porque de tanto dinheiro num negocio desses que não é rentável.

  33. O detalhe é que a última rodada estava toda organizada, o tapioqueiro, fora do prazo pediu a transferencia do seu último jogo contra o papão do mangueirão para Cametá.

    A FPF recebeu de última hora um laudo dos bombeiros proimbindo jogos lá no parque do bacurau e avisada pela PM que não seria prudente marcar pro mesmo dia em Belem os jogos de papão e leão, resolveu fazer esta reunião pra desmembrar um dos jogos.

    Na verdade tá todo mundo errado.

    A PM que parece que não é do Pará, pois sabemos que no jogo do papão, se der 4 mil pagantes é muito, o do remo uns 6 mil, se não dar conta disso, então mano, fecha e faz concurso.

  34. Édson, admitindo-se como justificativas essas que destes, era só marcar o jogo do PSC para Castanhal ou outro estádio apropriado. Ainda se poderia adiar TODOS os jogos, para arrumar as coisas. Mas não… Tem picaretagem muita aí.

  35. CITAMOS TANTOS MEIAS CLÁSSICOS E ESQUECEMOS DO EXCELENTE FEITOSA,NA DÉCADA DE 70 PELO PAYSANDÚ E NO ANO SEGUINTE TRANSFERIU-SE PARA O RIVAL,TENDO PARALISADO PREMATURAMENTE SUA CARREIRA,AO SER ATINGIDO VIOLENTAMENTE POR NILSON DIABO DO PAPÃO.HOUVE MUITO LAMENTO A ÉPOCA,SENDO O NILSON BASTANTE ATACADO,COM MUITOS TAXANDO-O DE MALDOSO.O CARA ERA UM CRAQUE DE VERDADE !

  36. A tabela foi manipulada para favorecer Remo e Paysandu, os times que sustentam a federação e a imprensa. Cadê as críticas à FPF? Não tem. Estão reservadas apenas ao Cuiagrana e a outras equipes que ameacem a hegemonia dos times da capital e o faturamento da FPF e da imprensa. Credibilidade da competição caiu por terra, pois ficou claro o jogo de interesses para favorecer os grandes. Vergonha! Mais um daqueles momentos em que dá nojo do futebol!

    1. Camarada, aceito a desculpa da cegueira ou da obtusidade, mas não admito que venha a este espaço proferir inverdades. Quem acompanha o meu trabalho sabe que jamais deixei de apontar, com responsabilidade, as mazelas cometidas pela entidade. Aliás, não foram poucas as vezes em que fui a única voz discordante.

  37. Caro Édson, mas uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa. Independente de o dono e/ou presidente de honra do Santa Cruz ,ser isso ou aquilo, nada tem a ver com o que fizeram com a mudança famigerada e equivocada,sem o mínimo motivo,para atender a interesses quaisquer.

    No caso de adiamento de um jogo,que a rodada fosse
    remanejada,com todos os jogos no mesmo horário. Simples assim.

    Fizeram uma “HAGADA” monumental.

    Me admiro da direção do Paysandu,que foi conivente com esta situação.

    QUE VERGONHA !

  38. De qualquer forma amigos ainda tem que combinar com Águia, Santa Senador e Cametá…Papão relaxou demais e corre risco caso perca a partida.Talvez não de perder a classificação, mas de jogar tendo que vencer pelo menos uma e empatar outra para levar o returno,por isso avalio que não era hora de relaxar e de desrespeitar a Tuna.

  39. Amigo Gerson, não é a mesma polícia, não. Aquela tinha à frente outro comandante que teria sido afastado por não concordar em expor os torcedores mais do que eles já ficam expostos num RE/PA, e, que, depois, de sua atitude que lhe custou a perda do cargo de comando, foram movidos céus e terras para melhorar a segurança no Re/Pa, tendo sido instalado até o Juizado.

    1. Os juizados já estavam estruturados, amigo Oliveira. Nada a ver com o cidadão citado, que queria muito mais holofote do que propriamente defender a população.

  40. Não sei não, camarada Gerson. Mas, independentemente da intenção do comandante, o que não dá espaço para especulação e não se pode negar é que depois da saída dele colocando o dedo no suspiro da carência do contingente, coincidentemente, todas as ações de segurança que antes não se realizavam, rapidinho passaram a sê-lo e o torcedor passou a experimentar uma sensação menos aterrorizante quanto a ir e permanecer no estádio.

    Bom, mas não se entenda minha posição que defendeu a transferência daquele Re/Pa para o sábado, com qualquer atitude favorável a esta exorbitância que levou ao desmembramento da rodada que estava marcada para a próxima quarta.

  41. Bem lembrado Manoel Lima (comentário 49). O Feitosa era muito bom jogador. Eu estava no baenão naquele jogo que o Nilson Diabo quebrou a perna dele.
    Quanto a justificativa apresentada para dividir a rodada é pífia.
    Espero que a PM não mude o Círio para o 2o sábado de Outubro…
    Te dizer

  42. Admito que tudo gira em função do capital e o futebol não é regra à parte.E como empresa lucrativa,há os interesses financeiros acima de qualquer razão.Só que esses interesses as vezes são tão abusivos que ultrapassam qualquer limite e tiram a crença dos que acreditam e amam o nosso apaixonante futebol !.

  43. Icca..Naquela época,os RexPa eram disputados com mais amor e doação total dos litigantes.Lances como esse do Nilson no Feitosa,não que eu defenda a violência,foi uma prova disso.Apesar de falarem tanto em maldade à época,assisti e ñ ví tanto intento.Coisa de futebol e dos embates entre os dois eternos rivais !

Deixe uma resposta