Onde se lê Chávez, leia-se Lula

Por Paulo Henrique Amorim

“Chávez se soma agora a Vargas, Perón e outros líderes autoritários do passado. Tendo chegado tarde a um mundo globalizado, seu papel para os críticos do sistema financeiro internacional projetou-se para além da tacanha realidade latino-americana -a qual, infelizmente, simbolizou com tanta ênfase quanto os mais atrasados oligarcas a que se opôs.” (trecho do editorial da Folha de S. Paulo)

O ansioso blogueiro se encontra com Mercucio Parma no aeroporto.

– Você leu o editorial da Folha?, pergunta.

– Me contaram, responde Mercucio, com enfado matinal.

– Seria desrespeitoso?

– Não é uma questão de respeito. Também não é um erro. É uma hipocrisia.

– Hipocrisia ?

– Sim, claro, porque eles querem é a morte do Lula e do Lulismo. O Chávez é o biombo que os esconde.

– Onde se lê Chávez leia-se Lula. (Clique aqui para ler “Chávez morreu. depois é o Fidel”.)

– Exato !

– Do que você gosta no Chávez ? Eu sei que não é o seu tipo inesquecível …

– Como brasileiro, o que mais admiro nele foi lutar pela integração latino-americana e se opor aos Estados Unidos e seus Golpes de Estado na América Latina. (Clique aqui para ler “Lula: sinto orgulho de ter trabalhado com Chávez”.)

– Como o Golpe do Clinton e o do FMI para garantir a reeleição do Fermando Henrique.

– Com o que o Clinton e o FMI mantiveram o curso neoliberal do Fernando Henrique.

– O Correa do Equador é que diz que os Estados Unidos não correm o risco de sofrer um Golpe de Estado, porque não tem Embaixada americana…

– Bingo !

– O Fernando Henrique diz que não era neo liberal, mas um estadista que se aproveitou da onda da globalização …

– Ele já foi marxista … Pegar onda é com ele.

– O Chávez era anti neoliberal.

– E por isso poupou os pobres da Venezuela de muitas desgraças.

– A distribuição da renda na Venezuela melhora, mas continua tão inaceitável quanto a do Brasil…

– Outra virtude do Chávez… Governou para os pobres.

– Deve ser por isso que a manchete da Folha pretende ofendê-lo com o qualificativo “populista” ….

– Para a Casa Grande, como diz o teu amigo Mino Carta …

– Nosso amigo …

– Às vezes … Como diz o Mino, a Casa Grande chama de “populista” quem governa para o povo.

– E quer botar fogo na Casa Grande …

– Não. Os “populistas” não ameaçam os alicerces da Casa Grande. A Casa Grande é que, se pudesse, botava fogo na senzala e punha a culpa nos escravos.

Pano rápido.

10 comentários em “Onde se lê Chávez, leia-se Lula

  1. Gerson.o que foi esse golpe do clinton e do fmi pra manter o fhc no poder???eu tinha somente 3 anos em 98.e nunca ouvi falar disso

  2. É Chavez realmente conseguiu deixar um legado, um monte de gente admirando a neo ditadura populista e anti soberania(somente a deles é que vale).

    RRamos

  3. Ele nunca foi santo, mas combater a grande mídia manipuladora e o neoliberalismo que a domina não é fácil. O mundo vive a desculpa de democracia e cumprimento de leis para legitimar todo esse domínio das multinacionais sobre as sociedade. Chaves fará falta não por ser um fenômeno, mas por mostrar que cada país da América do Sul precisa olhar para os menos favorecidos. As críticas muitas vezes são reflexos da própria ignorância do povo em perceber os mecanismos de domínio que nos cercam.

  4. A política neoliberal é desgraçadamente pró-burguesia. Se Cuba está como está não é por causa do modo de produção, o comunismo. Antes é pelo duro embargo econômico imposto pelos estadunidenses. Hugo Chávez não era bem assim um democrata, mas duvido que fosse pior que um Pinochet ou um Saddam Hussein, financiados pelo Tio Sam, inclusive. Aliás, democracia por essas bandas tem sido mais um eufemismo para designar cultura da transferência de renda do pobre para os ricos. A cultura do capitalismo pode parecer democrata, mas é uma ditadura do capital, é uma sociedade onde quem tem dinheiro manda e quem não tem, obedece. Achamos normal acordar cedo, ralar o dia inteiro e ganhar um salário mínimo no fim do mês. Algum rico acharia normal viver com um mínimo por mês? Duvido. Mas ele quer que você viva assim, por quê? Por que para ele esse é um meio de ele manter um poder sobre você. Socialistas não querem enforcar os milionários e distribuir a grana, querem que o trabalhador tenha um salário justo e uma vida digna. Veja, em Belém, vivemos sem saneamento básico, num trânsito caótico, sem escola e saúde públicas dignas e ainda por cima, com medo da bandidagem. Se existissem bons serviços públicos, acho que viveríamos numa “paz social”, ou quase, mas melhor que hoje, com certeza.

  5. ESCALAÇÕES:

    SÃO FRANCISCO: Diego Pitanga, Levy, Aldair, Perema e Jackinha. Kiko, Pedro Henrique, Diego Carioca e Jeferson. Rodrigão e Ricardinho.

    Técnico: Osvaldo Monte Alegre

    Banco: Joedson, João Pedro, Gabriel Tiningú, Thalys, Mário Augusto, Junior Peitão e Armando Maranhão

    PAYSANDU: : Zé Carlos, Yago, Diego Bispo, Thiago Costa e Rodrigo Alvim. Vanderson, Ricardo Capanema, Djalma e Eduardo Ramos. João Neto e Iarley.

    Técnico: Lecheva

    Banco: Paulo Wanzeler, Gleisinho, Pablo, Billy, Esdras, Líneker, Héliton

    ARBITRAGEM:

    Arbitro – Glauber José Miranda

    1 – Arlene Barreto de Souza
    2 – Odonaldo Antonio Alho Cardoso Junior

    4º Árbitro: Manuel Jucemar Picanço

  6. Os Estados Unidos apoiam a ditadura chinesa capitalista e condenam a cubana socialista. Qual das duas ditaduras é pior? A cubana ou a chinesa? Onde há mais violação dos direitos humanos?

  7. Ou será, Mariano, que os americanos e seus prepostos dentro e fora da grande nação do norte são defensores dos valores e liberdades democráticas ou das liberdades dos mercados?

  8. Simples caro Luis!
    Os Estados Unidos apoiam qualquer coisa que abra as portas para os seus mercados!

    É só comparar:

    O que é melhor para os estados Unidos ? A China, com uma ditadura que apesar de ser ríspida possui um mercado de bilhões de pessoas, com poucos empregos, mão de obra semi-escrava que trabalham praticamente por um prato de macarrão, ou uma Cuba socialista que, apesar do covarde e famigerado embargo comandado pelos Estados Unidos, sobrevive da repartição dos ganhos de todos?

    A resposta é óbvia!

    Alguem já se perguntou porque a sede da NIKE fica nos EUA e suas fábricas na China e tigres asiáticos?

    Outras seguem o mesmo rumo!

  9. Lembro quando morava em Manaus e trabalhava em uma Multinacional Sueca, com sede em Estocolmo. Tínhamos alguns fornecedores de peças que possuiam seus escirtórios luxuosos. Fui em um desses achando que veria a sua produção.
    Doce engano! Pois, no outro mês fui a China, onde existia a tal da fábrica!
    Nunca tinha visto tanta exploração de trabalhador como vi lá!
    Pra se ter uma idéia, os contratos de produção são feitos de boca entre um “fabricante”e um digamos… “produtor’!
    ele pede a confecção de uma peça e o cara vai pra casa dele produzir!! produz dia e noite, ele, a mulher, os filhos, a mãe, etc… ganhando uma mixaria que, ao chegar no fornecedor, o preço da peça chega a quadruplicar!!
    Ou seja: trabalho escravo! e apoiado pelo partido comunista, que leva o seu quinhão, via taxas, impostos e propinas!

    Essas empresas são umas grandes farças!

    No Brasil temos uma! na verdade grande parte dela tá no Pará!!
    Acho que nem precisa dizer qual!

  10. Alberto Lima, Lopes Jr. e Rosivan aqui o importante é opinar, discordar e acima de tudo manter a boa educação e serenidade.

    Vi que isso os senhores tem, diferentemente de alguns outros colegas que as vezes, talvez pela rotina de vida que levaram e tentam enfiar goela abaixo seus posicionamentos fazendo juízo de valor incorretamente a respeito de pessoas e formação.

    Parabéns e obrigado pelo debate ele é sempre importante quando é saudável.

    RRamos

Deixe uma resposta