A diferença está no meio

RemoXParagominas-Mario Quadros (7)

Por Gerson Nogueira

Na atual campanha invicta do Remo muito tem sido dito da qualidade do trio de zagueiros e da força ofensiva, mas aos poucos é possível visualizar outras virtudes no time que Flávio Araújo está construindo. E um aspecto salta aos olhos: a qualidade do passe na armação de jogadas. Méritos para o organizador Tiago Galhardo, que vem evoluindo desde a estreia diante da Tuna na segunda rodada.

Ontem, frente ao PFC Paragominas, Galhardo foi novamente decisivo, como já havia sido diante do Cametá e do Paissandu. Além de lançamentos a partir do meio-campo, quando se posiciona como autêntico meia, ele se aventura como terceiro atacante.

Depois que o Remo levou um susto aos 6 minutos, com o gol de Aleison aproveitando um erro de posicionamento da defesa, Galhardo foi o ponto de desequilíbrio na meia cancha. Passou a controlar a transição, recebendo a bola no centro do gramado e dali esticando para Paulista e Val Barreto.

RemoXParagominas-Mario Quadros (29)

Graças a essa disposição, Galhardo centralizou as jogadas e aparecia sempre livre, com o suporte do volante Gerônimo, que tem bom passe. Em lances iniciados por ele o Remo conseguiu virar o marcador, com gols de Zé Antonio aos 22 e Paulista aos 26 minutos. O primeiro teve até drible do armador entre as canetas do zagueiro do Paragominas.

Outras oportunidades foram criadas, envolvendo e imprensando o PFC em seu campo. A evolução tática e o maior entrosamento do time transpareceram ao longo dos 45 minutos iniciais. Coincidência ou não, Galhardo saiu lesionado no final do primeiro tempo e com ele foi embora a transição tranquila que havia entre meio e ataque.

Apesar do gol de Paulista, em lance de puro oportunismo aos 14 minutos do segundo tempo, o Remo caiu verticalmente de produção e permitiu que o PFC equilibrasse as ações, a partir de jogadas de Magno e Marquinhos pelo lado direito do ataque.

Nem mesmo a entrada de Leandro Cearense conseguiu fazer a equipe repetir o ritmo da primeira metade do jogo. Edilsinho não conseguiu substituir Galhardo em produção de jogadas e participação nas ações ofensivas. Em consequência, o Remo voltou a usar as ligações diretas, sem conseguir reter a bola em seu poder. No finalzinho, acabou cedendo mais um gol em desatenção da zaga e permitiu um ensaio de sufoco por parte do PFC.

É importante notar a arrumação exibida pelos remistas no primeiro tempo, quando a disciplina tática esteve lado a lado com o entrosamento. Faz crer que, com mais entrosamento, o time deve passar a fazer jogos mais interessantes e à altura da bela campanha até agora cumprida. (Fotos: MÁRIO QUADROS/Bola) RemoXParagominas-Mario Quadros (18)

———————————————————-

Grande vitória fora de campo

O Paissandu tem hoje, no Parque do Bacurau, a chance de se recompor no campeonato, depois da derrota no Re-Pa. O problema é que o Cametá tem o mesmíssimo objetivo, acreditando na chance de ir às semifinais. Lecheva escala a antiga dupla titular na cabeça-de-área: Ricardo Capanema e Vânderson. Um alento diante da previsível pressão que o time de Cacaio deve fazer nos primeiros minutos.

De toda sorte, independentemente do resultado da partida, o Paissandu tem motivos mais do que justificados para comemorar. O acerto obtido pelo departamento jurídico do clube – com o advogado Alberto Maia à frente – com Jobson e Arinelson é daqueles feitos que valem como conquista de título.

Ao longo dos próximos cinco anos, o clube irá pagar parceladamente suas dívidas com ambos, assegurando a preservação da sede social da avenida Nazaré, um de seus maiores patrimônios.

———————————————————–

Cartola francês perde a pose

A marra habitual foi substituída por uma quase simpática postura, como a buscar apoio dos presentes. Jerôme Valcke, segundo na hierarquia da Fifa e conhecido pelas gaiatices cometidas em visitas de inspeção às obras no Brasil, foi o centro das atenções no lançamento do pôster oficial da Copa de 2014, ontem, no Rio. Não pela importância de seu cargo, mas pela saraivada de denúncias contra a entidade e ao seu papel de “consultor” privilegiado.

Um dia depois da bombástica matéria da France Football a respeito das maracutaias envolvendo o Mundial de 2022, o chamado Qatargate, Valcke foi alvejado por reportagem da Folha de S. Paulo, segundo a qual ele ganhou US$ 100 mil para dar consultoria à candidatura do Brasil para 2014.

Em meio aos discursos, o francês parecia pressentir as perguntas incômodas que viriam a seguir. Ao encarar os repórteres, teve a cara-de-pau de dizer que não via conflito entre o cargo na Fifa e a consultoria dada à vitoriosa candidatura brazuca.

Nada como um dia atrás do outro e um monte de trapalhadas pelo meio.

———————————————————–

Lusa e o recorde nefasto

Ao fazer sua pior campanha num começo de Parazão, a Tuna também está prestes a estabelecer uma marca inédita no campeonato estadual: atravessar um turno inteiro sem fazer gols. Até agora, são cinco derrotas nas cinco rodadas. Ontem, novo revés: 2 a 0 diante do São Francisco, no estádio Barbalhão. E a maneira como o time se comporta dá a quase certeza de que ninguém tira da Águia Guerreira esse galardão negativo.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 31)

28 comentários em “A diferença está no meio

  1. Indiscutivelmente o remo fez um primeiro tempo elogiáveis apesar de alguns bacilos da zaga. Realmente a saída do galhardo deixou o meio de campo sem opção de toque de bola, e com isso a volta dos chutões. No geral foi uma boa vitória.

    Curtir

  2. Coitado do Elias Pinto Jr, acostumado com dias gloriosos da sua “Águia Guerreira”, agora é obrigado a testemunhar vexame de proporções catastróficas. Paciência! Há muito a Tuna é dirigida como se fosse um clube de quinta categoria, logo, os resultados não podem ser otros.

    Curtir

  3. De fato, ontem, o meio campo do Clube do Remo teve o papel que se espera do setor. Elevou sensivelmente o índice de acerto nos passes, garantiu uma qualificada posse de bola, e, juntamente com os zagueiros, se absteve de desferir chutões desnecessariamente. Na maioria das vezes, vindas dos volantes e até mesmo dos zagueiros, as bolas chegavam redondinha ao Galhardo e aos alas, e destes aos atacantes que podiam assediar mais constantemente a zaga adversária. Outro fator que também achei muito importante foi que em vários momentos o Clube do Remo adiantou a marcação e não deixou que os jogadores do Paragominas tivessem sossego para trabalhar e eles acabavam perdendo a bola. Ontem, o time mostrou uma articulação nunca vista antes entre as três peças componentes do time. Bom, mas tudo isso foi no primeiro tempo. No segundo… Bem, no segundo tempo, com a importante ressalva de que vinha de um significativo desgaste físico e psicológico ocorrido no sábado, é bom admitir que o time quase voltou àquele Remo das três partidas anteriores. Para o que produziu ao longo de todo o jogo, três a dois, foi um placar que ficou de bom tamanho. VALEU LEÃO!

    Curtir

  4. Gerson e amigos, esse time do Remo, hoje, me faz lembrar muito daquele time do Paysandu, que tinha o Édson Gaúcho no comando e que ganhou aquele Parazão 2009, com a maior facilidade, se dando ao luxo até, de perder para o São Raimundo, para prejudicar o Remo, seu rival(no que penso que foi correto)…

    Só que, naquele campeonato, o único time capaz de fazer frente ao Paysandu, era o São Raimundo. Hoje, o Remo tem, além do Paysandu, o São Francisco..

    Acredito que a força do Remo, está no conjunto do time, onde todo jogo, um compartimento se destaca. Ultimamente, o meio, com Galhardo, vem se destacando mais.

    É a minha opinião…

    Curtir

  5. Não vi o jogo de ontem, mas pelos melhores momentos, o Paulista está crescendo depois que se livrou da zica. Sem dúvida, é o melhor atacante, rápido, driblador, garçom e finalizador, reencontrou seu futebol ao lado de Galhardo. Leandro Cearense é o parceiro ideal de ataque do pernambucano Paulista, penso (por causa das características do paraense Cearense). Parece que o Remo com Galhardo optou por jogar no 3-4-3. Quando o Jhonnatan se recuperar (é outro que tem que se livrar duma zica), o esquema pega de vez.

    Curtir

  6. Apesar da boa fase e de fazer gola té de canela (Valloteli) entendo que a melhor formação ainda é Paulista e Cearense. Agora para o Galhardo é um grande jogador mas entendo que tendo uma companhia na armação o time terá mais saídas pois se a jogada for marcada o time pode ficar sem opção.

    No entanto amigos vejo o Paulista como um grande destaque só precisa de vez em quando se mostrar para o jogo pois vez por outra se esconde na partida.

    A zaga do Leão melhorou muito no quesito saida de bola com a entrada do Mauro (para mim já ganhou a posição). O passe também melhorou bastante com o Jerônimo, por isso, o Galhardo apareceu mais.

    Amigo Gerson, ajustando o post acima a tuna perdeu 4 e empatou uma de oxo com o Águia na sua estréia em Marabá.

    RRamos

    Curtir

  7. Em tempo, é importante a negociação da diretoria bicolor, agora é focar e não deixar falhar o pagamento e que os futuros sucessores comprem a ideia e entendam que quem fez o acordo foi o Paysandu e não o Vandick Lima.

    Entendo que se não cumprirem o acordo as coisas vão ficar tenebrosas.

    RRamos

    Curtir

  8. Gerson, sua análise do jogo como sempre perfeita. Clube do remo fez seu melhor primeiro tempo do ano, já o segundo foi difícil assistir na arquibancada, pois Edilsinho por mais que se esforce, não consegue substituir Galhardo a altura. E concordo com o Lopes Júnior, L. Cearense é o parceiro ideal para Fábio Paulista. Já pensou um meio de campo com Galhardo e Ramon, e o ataque com L. Cearense e Paulista? Quem irá conseguir parar?

    Curtir

  9. EM RELAÇÃO AO REMO,

    Já vi essa história antes e toda essa ilusão so vai durar até a primeira derrota e perda do turno. Depois desmorona tudo.

    Em relação Tuna o mais prejudicado é o Paysandu onde tudo está conspirando contra nesse incio de temporada. Ou Seja, a imprensa está tirando barato com o clube tunante mas quem sofrer as consequencias é o Papão proximo adversário da Tuna a qual vai fazer de tudo para marcar gols no bicola para fugir dessa sina. E com essa “bela zaga que o papão possui”” creio que o fato concretizará.

    Em relação a ARINeLSON, Paysandu, justiça do trabalho digo que qualquer resultado ou coisa que vier o papão vai perder sempre, porque me dá nojo esse caso arinelson ao lembrar que esse elemento veio aqui jogou uma partida e so 30 minutos pelo paysandu depois so aparecia na curuzu para irritar a torcida e fazer tudo para ser mandado embora a fim de ganhar essa indenização sem merecer. esse é um crápula

    Curtir

  10. Ei Cláudio Columbia saiu a tabela da copa do brasil:Remo enfrenta o Flamengo-RJ,PSC enfrenta o São Raimundo de RR,Cametá enfrenta o Atlético-GO e o Águia enfrenta o Nacional, acho que é o do Amazonas.

    Curtir

  11. Esse novo ranking da CBF ferrou vida do meu Remo que estava acostumado a pegar uma baba na primeira fase da Copa do Brasil. Agora já pega a pedreira Flamengo de cara. O Leão vai ter que correr muito para recuperar o prestígio perdido nestes anos de crise.

    Curtir

  12. Copa do Brasil:

    – Remo x Flamengo – Quem passar pega o vencedor de Sampaio Corrêa x Campinense.

    – Paysandu x São Raimundo-RR – Quem passar pega o vencedor de Portuguesa-SP e Naviraiense-MS

    – Águia x Nacional-AM – Quem passar pega o vencedor de Coritibax CSP-PB

    – Cametá x Atlético-GO – Quem passar pega o vencedor de Barueri-SP x Cianorte-PR

    Tabela confeccionada, pelo novo ranking da CBF…

    Curtir

  13. Acabou a moleza do Reminho……..Menos mal que vai faturar uma baba…Isso se não tomar dois gols de desvantagem,ai perde 60% da renda.

    Curtir

  14. Remo e Cametá caem fora logo no início. Águia, do jeito que está, é uma incógnita – pode ser que avance. Paysandu segue para a segunda fase, unicamente pelo adversário inexpressivo. Na segunda fase, perde para a Portuguesa.

    Curtir

  15. Caro Mariano, o Flamengo de hoje em dia é que é a baba… rs… ô time fraco esse do Flamengo! Pense num time medíocre. O Remo tem chance passar!

    Curtir

  16. Pela tabela da Copa do Brasil,o Paysandu tem boas chances de avançar,quem sabe,a uma terceira fase,com certeza,porém necessita de reforços ,principalmente na defensiva e ataque.

    Curtir

  17. Vejo o Remo neste Parazão,até aqui,surpreendendo pela competitividade de seu time,e merece estar na liderança,tendo,claramente,chances de ser campeão,os números estão aí para mostrar.

    Curtir

  18. Com sua equipe atual, o CR tem condições de passar pela fraca equipe do Flamengo. Acho que esta está, no máximo, no mesmo nível do que o do CR.

    Será um grande jogo, CR x SF.

    Cláudio, a Tuna só tem grana para contratar esses aí, não tem saída… E acho que, desses, o melhor é o Charles, o qual penso que levará algum atacante que começe a fazer gols.

    Curtir

  19. Cláudio, a dureza para os tunantes é saber que, muito provavelmente, irão chamar o mesmo Samuca Cândido, para comandar a Tuna, quando for visando o ano que vem… Com os diretores que têm, que não entendem de futebol profissional, a Tuna não precisa de inimigos…

    Curtir

  20. Já vi esse filme, depois de uma derrota , até porque o Remo vence sem ser melhor, a realidade vai aparecer.Quero que o clube azulino chegue mesmo é na Final contra o PAPÃO.
    Vencer partidas e comemorá-las é uma coisa ,quero ver no final do certame.Se continuar assim e for o campeão felicitarei com certeza.Caso contrário, parece que estamos vendo os anos anteriores.Tal qual aquela crônica sobre o Roberto Carlos.Parece video-tape.O fim da fita , já sabemos.

    Curtir

  21. só que o REMO não pode chegar a final com o time da serie B , pq derrepente ele ganha ai vão dizer a mesma ladainha , ganhou mais não merecia , ai á frase já passa a ser de politica , ” eu vou fazer isso , aquilo ” sempre a mesma coisa para justificar o injustificavel , queria até perguntar ao Roberto carlos , sobre o seu video -tape., o fim da fita , agente ja sabia. 33JOGOS queria saber qual era a disculpa dessa epoca, ” acho que o REMO deve ter ganhado sem merecer ” poxa mas por 5 ANOS ? rsrsrs é brincar com a mente humana.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s