Envelhecida família Scolari

Por Gerson Nogueira

É verdade que a era Shaktar como referência da Seleção parece ter ficado no passado, fato extremamente auspicioso, mas a primeira convocação de Felipão tem alguns pontos preocupantes. Incluir Julio César, Hulk, Leandro Castan e Luís Fabiano entre os melhores jogadores do país é, mais do que piada, uma tremenda aposta de risco. Cabe lembrar sempre, por precaução, que estamos a um ano e cinco meses da Copa e o período de brincadeiras já deveria ter acabado sob a gestão de Mano Menezes.

bol_qua_230113_11.psAté a contestada convocação de Ronaldinho Gaúcho ainda pode ser compreendida, pela boa atuação no Brasileiro 2012. Só não pode vir com a aura de comandante dessa nova família Scolari, pois os riscos redobrariam tremendamente. Está claro que Gaúcho precisa sentir-se desafiado, como ocorreu após a pálida passagem pelo Flamengo.

Felipão, escorado nos conselhos de Carlos Alberto Parreira, parece estar buscando satisfazer a gregos e baianos. Só incorre no erro de achar que os nomes mais famosos podem resolver os problemas da Seleção. A geração de Gaúcho, Julio César, Luís Fabiano, Kaká e Lúcio já chegou ao limite máximo. Não apenas pela idade. O problema é que a geração envelheceu mal, uns castigados por lesões e outros por evidente decadência técnica.

No máximo, e olhe lá, podem funcionar como suportes para o elenco, pela inegável experiência. Felipão, porém, parece com a cabeça ainda em 2002, quando alguns jogadores conseguiram concretizar uma virada magistral na carreira. Ronaldo Fenômeno ressurgiu das cinzas e Rivaldo finalmente deslanchou com a camisa do escrete. Marcos, que havia tido uma temporada negativa em 2001, assumiu a titularidade e tornou-se, com justiça, um dos heróis do penta.

Ocorre que o futebol mudou bastante ao longo da década e o Brasil sofreu ao longo das últimas duas Copas justamente por não se aperceber disso. Em 2006, no Mundial da Alemanha, quando Parreira jogou todas as fichas no quadrado mágico – Ronaldo, Gaúcho, Kaká e Adriano – e se deu mal, ficou evidente a falha estratégica de acreditar que talentos variados, mas com motivações diferentes, poderiam levar à glória.

Quatro anos depois, na África do Sul, Dunga fracassou porque projetou uma renovação, mas caiu na contradição de se agarrar a alguns veteranos da Copa anterior (Kaká, Lúcio, Juan, Julio César), menosprezando jovens valores que já despontavam no horizonte (Neymar e Ganso).  Acreditou, acima de tudo, no fervor religioso dos boleiros sob seu comando, como se catecismo ganhasse jogo. Os frangos de Julio César provaram o contrário.

Felipão, que é menos sereno que Parreira e tão turrão quanto Duga, tende a transformar o escrete – e os clubes que dirige – em família. Deu certo uma vez, mas nada garante que esse espírito será alcançado e que, em caso positivo, garanta o êxito numa Copa disputada pela pressão quase insuportável de uma torcida fanática por futebol.

Apesar dessas escolhas, Felipão é indiscutivelmente o melhor nome para comandar a Seleção. Até por exclusão. Nenhum outro treinador teria couro suficientemente grosso para aguentar as tormentas de um Mundial que se desenha atípico para os brasileiros. Precisa, porém, rever conceitos. O mais sério deles diz respeito à jovialidade que o futebol exige. A preparação física e a necessidade de velocidade e força fazem com que todos os esportes coletivos sejam dominados pelos jovens. É fato.

Nossos principais adversários estão focados nisso. Argentina, Espanha, Argentina e Itália têm times titulares cada vez mais renovados. A lista inaugural de Felipão tem Neymar, Lucas, Oscar, Paulinho, Adriano e Filipe Luís. Ainda é pouco. De qualquer forma, é importante que a jovem guarda seja protagonista, e não coadjuvante.

———————————————————–

Revelação vai estagiar na Europa

O agente Carlos Eduardo Peixe, que há alguns trabalha com os clubes paraenses (foi quem levou Tiago Cametá), está prestes a confirmar um estágio do meia-atacante Rodrigo, do Remo, num grande clube europeu. Dispõe de duas opções para o jogador. Peixe, estabelecido em Santos, avalia que os garotos precisam se adaptar à cultura futebolística da Europa, destino almejado por quase todos. Rodrigo se destacou na recente Copa S. Paulo e foi incorporado ao elenco de profissionais pelo técnico Flávio Araújo.

———————————————————–

A escolha mais sensata

Há um critério vigente no país que adota sorteios para a escolha de árbitros. Para o clássico de sábado, a comissão de arbitragem, com a anuência dos clubes, optou pela indicação de Dewson Freitas, o melhor árbitro paraense em atividade. Foi a decisão mais acertada, levando em conta a importância do jogo. Ao mesmo tempo, representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Dewson, que é aspirante ao quadro da Fifa e nos últimos anos apitou jogos das divisões nacionais mais importantes.

———————————————————–

Ramos e o boné do Sport

O meia Eduardo Ramos, que pode desfalcar o Paissandu no clássico – abrindo caminho para a entrada de Iarley –, viveu situação difícil quando atuava no futebol pernambucano, devido à rivalidade das torcidas. Defendia o Náutico e resolveu botar fogo em boné do Sport. A provocação criou um tremendo bafafá e atraiu a ira dos torcedores rubro-negros. Recebeu muitas ameaças e praticamente inviabilizou sua permanência no Recife.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 23)

44 comentários em “Envelhecida família Scolari

  1. Pra mim o único nome impossível de qualquer justificativa na lista de convocados do Felipão é o do Julio Cezar. Há, no mínimo, outros 4 goleiros brasileiros, à frente o Cássio do Corinthians, que estão jogando muitíssimo mais do que o master JC.

    Quanto à atitude do Ramos, talvez tenha sido apenas uma tirada humorística mal compreendida pelos pernambucanos torcedores do Sport. Registro que eu também teria compreendido muito mal, pessimamente mesmo, uma atitude desta natureza.

    Sobre o Dewson, minha torcida é a de que ao final do jogo, qualquer que seja o resultado, eu volte pra casa sem nem lembrar que havia um mediador, um árbitro, um juiz. Êxito ao Dewson.

  2. Concordo em 70% por cento com o escriba , mas os 30 % diz respeito ao fato de que se estiver bem fisicamente o cara pode ter 50 anos.Já vi meninos com 19,20 não aguantarem nem 70 minutos e vi ontem na partida da Copinha entre Palmeiras x Santos , meninos de ambos os times com as mãos na cintura ainda no meio do segundo tempo.
    Já li que um inglês jogou em alto nível até além do meio século de vida .Ronaldinho por exemplo, se mantiver essa toada da última temporada, com o desejo de disputar uma Copa no país natal com possibilidades de ser campeão Mundial e ser escolhido o melhor do mundo vai abdicar da vida boêmia pelo menos até lá,e cuidar da condição física que vimos na última temporada estar em dia. isso é fato.
    Concordo que JC já era e a hora é de Jefferson e D Cavalieri. Mas também não vi tantos veteranos assim, apenas esse goleiro que já está ultrapassado até na altura.Nem Maicon ele convocou, manteve a espinha dorsal do antecessor e se livrou de alguns nomes “inventados” por Mano.Certo que também não vi nada demais no Dante, o Dante que conheço e é muito bom é outro. E não é o de v^lei.
    Agora ao Eduardo Ramos , realmente é de cair o queixo.Amigo Columbia nunca vi o Potiguar ou o Zé Terçado menosprezar o Remo, eles apregoavam amor ao bicolor, bem diferente do D.Barros que desrespeitava o Paysandu, por “amor” ao clube azulino.O que ele ganhou com isso ?

  3. De fato também fiquei não lembro de nenhuma malcriação do Zé e do Potiguar.

    Lembro bem e não esqueço do Albertinho que sujou a camisa do papão vestindo o leão.

    Bem que o Heleno poderia postar este video, estava lá!

    Aliás naquele estádio só entrei 3 vezes, essa, num treino do Botafogo e quando estudava no Augusto Meira, por curiosidade fui lá na vespera de um Pa-Re só corujar o que eles pensam de nós horas antes deste jogo.

    Amigos os caras se borram de medo de nós rsrsrsrs

  4. E volta a turma do Scolari, o cara não gosta de jogador de futebol gosta de soldadinhos de chumbo, duros, inertes e que não reclamam de nada.

    A escolha do aspirante à FIFA para o RE X PA foi a mais sensata já diz o título!

    Agora o caso do Eduardo Ramos é bom ele não fazer isso por aqui, isso acabou com a carreira do Albertinho e o pessoal do meu PSC que incentivou ele a fazer depois deixou às traças além de pouco render depois do caso.

    Quem tem imagem a zelar e precisa dela para ganhar dindin não pode se dar ao luxo de fazer essas coisas com outros símbolos importnates.

    RRamos

  5. Não compreendo essa má vontade de alguns quase que já premeditada.Temos os mesmos jogadores da era Mano , mas com as voltas de craques que estão em bom momento, manteve-se a espinha dorsal do melhor que temos no momento.Estão lá as promessas quase confirmadas:Oscar, Neymar,Paulinho, a volta de Hernane, a confirmação da titularidade do Ramires, Fred o artilherio que todos queriam , manteve-se os titulares, não sei onde estão os cintura-duras.Exceto pelos goleiros que em minha opinião deveriam ceder lugar para Jeffersson e Cavalieri e um ou outro nome vi coerencia.Duvido que alguns dos senhores aqui se fossem o te´cnico da Seleção não convocariam 80 por cento desses nomes.Ganso está retornando de lesão e de férias não deveria mesmo ser convocado agora.É muita má vontade, acho eu!

  6. Concordo com o pastor onde afirma que 80% dos convocados faria parte da lista de qualquer um. Questionavais vc teria os goleiros por conta da atuação do cavalieri, jeferson, cassio e victor principalmente. dante e miranda, já que se convocava dede e rever e ambos também foram bem no brasileirão. mas de se lamentar mesmo a convocação do gaucho pelo kaka. concordo que o gaucho fez um bom campeonato, mas ele não foi o armador do galo, sempre ficou do lado esquerdo, onde neymar já joga e enquanto o kaká foi o que nos salvou de termos um final de ano triste com a seleção, pois a mesma só vinha perdendo e jogando feio e quando ele voltou pelo menos encontramos um bom futebol.
    PS: Hernane não pode ser reserva nunca do paulinho, ele joga o dobro de bola.

  7. Édson esse tempo que vc passou por lá foi no período do Tabú?? Será que os caras se borravam por causa do lobinho mesmo.

    1. Não foi demitido, amigo Cláudio. Foi remanejado para tomar conta do policiamento na região do Salgado. Aliás, azar do futebol por lá, pois ele só curte teleco-teco. Hehehe…

  8. O Remo tem quase meio time para estrear, todos já saíram do DM e estão melhorando a parte física e são titulares absolutos, se depender do F. Araújo alguns já podem entrar no Rexpa, Zagueiro Mauro, laterias Walber e Guerra, volantes Geronimo, Tragodara e Jonathan, meias Ramón, Radamés e Eduardo.

  9. Amigo Claúdio,

    Acredito que agora que o FA tem as opções, poderia voltar para o 4 4 2, estreando o Ramon e o lateral direita de oficio.

    Minha escalação:
    Fabiano, Valber (Guerra), Zé Antônio, Carlinho Rech, Berg, Nata, Tony, Ramon e Thiago Galhardo, Leandro Cearense e Fabio Paulista.

    Segundo tempo: Valotelli – Leandro Carense, Gilsinho – Ramon, terceira substituição de acordo com placar do jogo.

  10. Amigo Allan em minha concepção o Gaucho fazia no Galo papel do antigo ponta de lança, meia esquerda avançado, mas criando,lançando e chegando para concluir.E para o meio campo temos bons jogadores mesmo, Hernane, Ramires ,Oscar e Gaucho formariam um meio leve , de técnica e ao mesmo tempo que marca ( os dois primeiros).Quanto às outras ponderações estamos juntos em pensamentos.Amigo Columbia não precisa me ignorar só porque tenho discordado de vc em outros tópicos.Ser amigo mesmo que virtual , implica respeitar as concepções alheias.Ainda aguardo com boa vontade sua posição sobre a convocação.

  11. Essa do albertinho ter sujado a camisa do Papão no leão bangela foi D mais. Agora ter no time o procheiro RG é dose! Desejo ao Dewson um excelente trabalho e que não ligue pras pressões políticas que vão lhe cercar, pelo fato deste ser funcionário público, e também não cai no canto da sereia!

  12. KKKKK, amigo Pr Carlos o amigo Cláudio Colúmbia magoou, é o TPC – tensão pré-clássico que aflige a todos nós dê um desconto.

    RRamos

  13. Cássio deveria ter sido chamado, ao menos para ser o 2o goleiro, para entrar depois que o Felipão visse que não daria para o ex-paredão JC. E estranhei que o Dedé não tenha sido convocado.

    1. Esses caras, Mano e Felipão, caíram de amores por esse Diego Alves que é uma coisa. Cavalieri, Jefferson, Cássio e Fábio são muito melhores que J. César e Diego.

  14. Amigo Gerson, você foi preciso no comentário sobre a convocação da seleção brasileira de futebol, porém, eu gostaria de acrescentar a velha ingerência do patrocinador oficial e ainda a indicação de jogadores com agentes fortes dentro da CBD. Então como explicar os jogadores desconhecidos nessa convocação? Como torcedor e brasileiro continuo a acreditar em boa campanha na copa 2014, mas no título tenho minhas dúvidas, principalmente porque a recente comissão técnica a meu ver está na contramão com relação a outras seleções, exemplo: Alemanha e Argentina principalmente, como você citou nocomentário.

  15. – Desculpe, amigo Pr Carlos, não tinha visto seu post… Não postei sobre as convocações, pelo fato de já ter clocado o que pensava em outro post, sobre o mesmo assunto.. Apenas não quis ser repetitivo..

    – Na hora que eu começar a postar com o coração, vou errar demais… Sempre posto com a razão e pelo que penso entender sobre futebol… Quem me conhece sabe, que sempre vou torcer para Remo e Paysandu…

    – Quando falo que o Remo é forte candidato ao título, me refiro, não ao clube, mas ao trabalho por ele realizado, como falaria se fosse no Paysandu, Na Tuna, no Águia,.. Se por lá estivesse sendo feito esse trabalho,realizado no Remo, que penso ser o correto.. Se o Remo vai ganhar ou perder esse Re x Pa, são outros quinhentos, mas, quanto ao título, ele é sério candidato a conquistar( PELO TRABALHO REALIZADO)..

    É a minha opinião..

    Abs.

  16. Amigo Antonio foi em 92, só estudei um ano lá.

    Se o amigo estudou lá deve lembrar de um porteiro careca já idoso que trabalhava lá. Fazia fisica na quadra ao lado e de lá emendava pra Curuzú assistir treino.

    Anderson, papo de treino é isso mesmo.

    Acho que lá pelo baenão hoje vcs devem estarem falando assim.

    – É so não deixar o Pikachú jogar…
    -Tem que colar no gaibú, que é ele que dá gás no time deles…
    -O zagueiro é muito fraco, não vai segurar o Valotelli

    Esse papo é dos dois lados camarada, agora te falo com sinceridade, vcs não tem time pra ganhar da gente.

  17. Meu amigo Cláudio, vocês diz q o clube do remo está fazendo um trabalho correto, melhor q o do paysandu, q o clube do remo é favorito, mas o paysandu é q está apresentando o melhor futebol desse Parazão, isso é indiscutível, agora me explique pq o clube do remo é favorito ao título por favor.

  18. Existem alguns torcedores, que em alguns momentos perdem a oportunidade de se manterem calados. Refiro-me no momento ao torcedor do Paysandu Edson Amaral. Citou o torcedor bicolor, que em uma das vezes, que ele entrou no baenão foi ná década de noventa, quando ele ainda era aluno do augusto Meira, e foi corujar, o que pensam os azulinos em vespera de Replay. E ele teve a cara de pau de dizer que os azulinos se borravam de medo. Meu caro Edson amaral, infelizmente escolhestes uma pessima década para tirar essa tua conclusão, pois se não vejamos, ná década de 90, vencemos os campeonatos de 1990,1991,1993,1994,1995,1996,1997 e 1999, ou seja dos 10 campeonatos jogados na década, vencemos 08, levantamos um inédito penta campeonato, jogamos contra o Papinha na década, 79 partidas , vencemos 35 , empatamos 29 e perdemos 15 jogos. sendo que o primeiro jogo da década, fora realizado em 04/02/1990 , valendo pelo campeonato paraense de 1989, que havia sido paralisado e retornando apenas em fevereiro , o jogo terminou em patado em 1 x 1. e o último jogado no dia 17/10/1999, onde vencemos por 2 x 1, e encomendamos o caixão do bicolor ´para a terceira divisão do campeonato brasileiro de 2000, o que ocorreu mais a frente com a derrota para o Bragantino por 1 x 0. Lembrando a você meu caro Edson Amaral, torcedor do Paysandu rumo a série A, que nesta mesma década, aplicamos o maior tabu da história do futebol paraense, pois ficamos 33 jogos consecutivos invictos diante do nosso temido papinha. Isso sem contar com o jogo em que o fenômeno, derrubou o muro da curuzu, ao comemorar um gol do Biro Biro, pois com esse ai são 34 jogos. Agora quanto a questão da humilhação, tem uma que foi verdadeira e corajosa, não essa do jogador Albertinho, que eu reputo como uma atitude covarde. Se não vejamos, em 28/04/1972 em jogo valido pelo torneio Pará,Maranhão,Goias. Dentro da curuzu, jogavan Remo x Paisandu e eu estava lá! Alcino, dribla toda a zaga do bicolor, e ao invés de fuzilar e marcar o gol azulino, ele simplismente senta na bola, deixando a todos estupefatos, dentro da curuzu, a torcida do Leão vai ao delirio, e a torcida bicolor, enfurecida , vê Alcino ser expulso de campo, saindo do estádio com proteção policial. Atitude irresponsavél, porém corajosa, ao contrario do que fez Albertinho, que jogou em cima do simbolo azulino a camisa do papinha, porém jogando contra a Tuna e não contra o Remo. E para encerrar , saiba que o Evandro Almeida, abrigou todos os jogos do seu time nos brasileiros de 1973 até 1977, pois a partir de 1978, o Governo paraense, teve que abrir as pressas o Mangueirão, pois o Baenão, já naquela época não suportava mais a força da torcida azulina, que embalada com a maior campanha de um clube paraense, já feita em um brasileiro, já que ficamos a apenas 03 pontos, de jogarmos a semi final do campeonato contra o São Paulo, colocavamos de 27 mil a 29 mil torcedores dentro do baenão. até que no dia 12/02/78, com 29.934 azulinos presentes no baenão,no jogo contra o Operário, o muro desabou e ai, as pressas tivemos que inaugurar o mangueirão em 20/02/78 e vencemos o mesmo Operário por 2 x 0. quando de portões abertos, o Fenômeno, colocou mais de 60.000 mil pessoas no mangueira. Por isso dizermos haha huhu o mangueirão é nosso. Esa piada foi boa Edson Amaral kkkkkkkkkkkkk.

  19. E, agora, Rocildo, quem sabe, os torcedores do CR não irão poder testemunhar o surgimento de um NOVO tabú: a invencibilidade do PAPÃO.

  20. É cada uma.kkkk

    Imagine se o Remo,ao menos,tivesse uma Série B,o que o Senhor Rocildo diria…kkkkk Seu time perde EM QUASE TUDO para o Papão e,no futuro ,quem sabe,poderá suplantar o Paysandu,mas,hoje,mesmo com os péssimos anos pelos quais o Papão passou,manteve-se acima do Remo.

    O maior público da história do Mangueirão é do Papão,e não precisaram abrir os portões.

    O Remo é um grande clube,eu,pelo menos,acho isso,mas o fanatismo de alguns remistas é absurdo.kkk

  21. ROCILDO, ROCILDO, ROCILDO.MEU AMIGO…. PARA TI TÁ ROÇA E PRO TEU TIME TAMBÉM. PERDESTE grande chance de NÃO escrever besteira mas acabou escrevendo porque ja deverias estar ciente que comparar glorias e fracassos ou decepções entre REMO e PAYSANDU chega a ser até covardia, contra vcs ou a famosa concorrência desigual como ja deves ter ouvido falar. Para ser mais claro, ROCIRRRDO, glorias e fracassos todos os melhores times do mundo tem, mas se pesarmos na balança as glorias de Remo e Paysandu as do bicolor da Amazonia pesam infinitamente mais e se pesarmos os fracassos entre esses dois times as do teu Leão é que pesam muito mais. Ou tens alguma dúvida?? ou estás iludido com o grandissimo ilusiuonista Caxiado???? Olha é o seguinte tenho muito o que e se for relacionar todas essas glorias e fracassos de Remo e Paysandu, concerteza vou passar a o dia inteiro porque os fracassos do teu Remo são muitos e as glorias do Meu Paysandu são muito mais. So para fim de conversa quero ver chegar o dia que vcs do Remo vão ver ao mesmo tempo o Paysandu na segunda divisão e o Remo disputando taça Taça Libertadores e Primeira Divisão igual a 2003. Ou quero ver o dia que vcs irão ver o Paysandu disputar quarta Divisão, comprar vaga na quarta divisão ou não conseguir vaga na quarta divisão através do fraquissimo parazão. Francamente Rocildo, calado ja estás errado e falando é pior. tchauprati. Alias nesse momento ja estás sem divisão rocildoooo. è ruin hein????

  22. ROCILDO, ROCILDO, ROCILDO.MEU AMIGO…. PARA TI TÁ ROÇA E PRO TEU TIME TAMBÉM. PERDESTE grande chance de NÃO escrever besteira mas acabou escrevendo porque ja deverias estar ciente que comparar glorias e fracassos ou decepções entre REMO e PAYSANDU chega a ser até covardia, contra vcs ou a famosa concorrência desigual como ja deves ter ouvido falar. Para ser mais claro, ROCIRRRDO, glorias e fracassos todos os melhores times do mundo tem, mas se pesarmos na balança as glorias de Remo e Paysandu as do bicolor da Amazonia pesam infinitamente mais e se pesarmos os fracassos entre esses dois times as do teu Leão é que pesam muito mais. Ou tens alguma dúvida?? ou estás iludido com o grandissimo ilusiuonista Caxiado???? Olha é o seguinte tenho muito o que fazer e não posso perder tempo e se for relacionar todas essas glorias e fracassos de Remo e Paysandu, concerteza vou passar a o dia inteiro porque os fracassos do teu Remo são muitos e as glorias do Meu Paysandu são muito mais. So para fim de conversa quero ver chegar o dia que vcs do Remo vão ver ao mesmo tempo o Paysandu na segunda divisão e o Remo disputando taça Taça Libertadores e Primeira Divisão igual a 2003. Ou quero ver o dia que vcs irão ver o Paysandu disputar quarta Divisão, comprar vaga na quarta divisão ou não conseguir vaga na quarta divisão através do fraquissimo parazão. Francamente Rocildo, calado ja estás errado e falando é pior. tchauprati. Alias nesse momento ja estás sem divisão rocildoooo.

Deixe uma resposta