Por Gerson Nogueira
O gol não foi de Jorge Henrique, nem Romarinho (que nem entrou), como a coluna projetou. Mas foi de Guerrero, o peruano de forte presença na área e desconhecido entre nós até o começo do ano. O lance desenhado em jogada coletiva, como é característica forte do Corinthians, teve técnica, arrojo e oportunismo – além de um quê de sorte, afinal nenhum campeão que se preze pode ser azarado. Tudo, enfim, como mandam os manuais do futebol para partidas decisivas.
O Corinthians foi, acima de tudo, ele mesmo no jogo de ontem contra o Chelsea. Essa autenticidade tornou possível o que era improvável: a vitória de um clube sul-americano sobre o rico futebol europeu. Jogou com a aplicação e a fome de bola vistas no Campeonato Brasileiro do ano passado e na Taça Libertadores.
Sem nenhum craque para cultuar, o time de Tite tem na força coletiva sua principal arma e este é, evidentemente, um mérito do treinador. Importante observar que o Corinthians faz isso com disciplina e método, não apenas revezando faltas ou dando chutão. Vale-se da movimentação e categoria de alguns jogadores de alto rendimento, como Danilo e Paulinho, pontos de equilíbrio da equipe. Ambos, não por acaso, participaram do lance que levou ao gol.
Acima de tudo, porém, Tite contou com Cássio. Outra aposta pessoal sua, cuja titularidade chegou a ser questionada no começo. Se todo time precisa começa por um grande goleiro, a receita foi seguida à risca por Tite. Em três momentos do primeiro tempo da decisão a agilidade de Cássio foi posta à prova e evitou que a história tomasse outro rumo.
Engraçado que, em Yokohama, não houve aquele tradicional embate entre escolas diferentes. Ao contrário, viu-se o curioso enfrentamento de duas formas muito parecidas de jogar. Como legítimo representante inglês, o Chelsea cultiva o choque, os lançamentos longos e é devoto da forte marcação. O Corinthians é o mais fiel representante desse estilo hoje fora da Inglaterra. Para vencer, lançou mão dos mesmos recursos.
Quando ocorre uma conquista desse porte quase todo mundo sai em busca de palavras que exprimam o verdadeiro significado. Jornalistas e radialistas, coitados, quebram a cabeça tentando achar a palavra certa. Óbvio que comigo não foi diferente, mas vi um comentário anônimo na internet que resume bem a diferença entre o rico Chelsea e o impávido Corinthians.
Por esse ponto de vista, com o qual concordo plenamente, o time brasileiro comportou-se com a grandeza de um clube que arrasta multidões e valoriza a superação como parte de sua história. O Chelsea tem tradição, mas é hoje acima de tudo uma máquina de dinheiro. Portanto, de um lado há um clube realmente grande; do outro, uma agremiação rica. A grandeza levou a melhor. Salve o Corinthians!
———————————————————–
Vitória também nas coincidências
Que ninguém se iluda, não há conquista sem boa dose de coincidências felizes. O Corinthians, como legítimo bicampeão do planeta, contou com pelo menos três desses acasos da fortuna. O primeiro deles foi o gol perdido por Diego Souza, do Vasco, em jogo decisivo da Libertadores.
Os outros dois ocorreram na Europa: o Chelsea conseguiu passar por dois adversários tecnicamente superiores e credenciou-se para o Mundial de Clubes e livrou-se de seu principal atacante, o marfinense Drogba. Não há dúvida que enfrentar Barcelona ou Bayern seria parada mais indigesta do que pegar o Chelsea.
Do mesmo modo que jogar contra o incansável Drogba é bem diferente do que encarar o atrapalhado Fernando Torres (que perdeu duas oportunidades preciosas na grande final).
Isso, logicamente, sem esquecer de mencionar o fato óbvio de que um técnico desatento é sempre uma bênção – para os adversários. Rafa Benitez, que já havia perdido para o São Paulo de Rogério Ceni, não aprendeu a lição. O pecado maior foi deixar Oscar no banco, vendo Moses correr sem direção. Mereceu a surra tática de Tite no segundo tempo.
———————————————————–
Nova vitória da diretoria do Papão
Depois de cumprir a promessa de trazer um gerente profissional para o futebol do clube, a nova diretoria do Paissandu cravou outra grande façanha: obteve liminar sustando o leilão da sede social do clube, que estava previsto para hoje. Com isso, ganha fôlego para buscar saídas que impeçam a perda de patrimônio.
———————————————————-
Cearense deve reforçar no Remo
Depois de idas e vindas, deve finalmente chegar ao fim hoje a confusa novela entre Leandro Cearense e Remo. O atacante, que defendia o Santa Cruz de Cuiarana, teria acertado os ponteiros com os azulinos. A previsão é de que seja apresentado como novo reforço para o Campeonato Estadual. Diante do histórico recente, é prudente manter um pé atrás e aguardar a confirmação do negócio.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 17)
Bom para o Corinthians, ruim para os outros. Não será nada bom o crecimento vertiginoso do time paulista em relação às equipes dos centros menores, cuja torcida tende a desaparecer, engolida por novos corinthianos e outros. Por questão de audiência, é do interesse da TV concentrar a torcida do brasileiro nuns poucos times, basicamente Corinthians e Flamengo.
A continuar assim, nos próximos anos, teremos um Corínthians absoluto, muito acima dos demais e sem concorrentes. Vamos ter um futebol de um time só, o que será desastroso. Depois, bem atrás, virá um pelotão de times “médios”, como Flamengo, São Paulo, Inter etc. Após estes, uma legião interminável de pequenos, nas mais variadas gradações, times io-iôs, nanicos ignorados pela mídia.
O orçamento do Corinthians (300 milhões), equivale ao orçamento de mais de cinquenta anos de Remo ou Paysandu, condenados a perder cada vez mais espaço para equipes do RJ e SP e isto é irremediável.
_________________________________________
Elogia-se muito, com razão, a contratação de um gerente de futebol para o Paysandu. Esquece-se, porém, de que o clube não oferece a este gerente as condições de trabalho necessárias, a começar de um time, que o Paysandu inexplicavelmente ainda não tem. O clube também nao ofecere estrutura ao profissional recém-contratado, sem falar que as condições financeiras são igualmente precárias e não existem recursos para contratações de peso. Com tamanho atraso e falta de capital, o Parazão já começa a ficar comprometido.
A conquista do título Mundial, pelo Corinthians, vem mostrar que, clubes profissionais, as vezes, por mais dinheiro que tenha, não resistem a falta de um bom técnico. O Chelsea, no jogo de ontem, tinha mais time e banco, para conquistar o Mundial, só não contava com a “astúcia” de seu técnico que, ao que parece, deu uma de Lecheva, olhando o jogo, mas sem saber ler esse jogo. Demorou demais a mexer e quando fez, o Corinthians já tinha tomado conta da partida, além de já estar vencendo, o que tornou mais difícil..
Corinthians fez um jogo taticamente simples e óbvio: Marca esse, não deixa aquele jogar e vamos ver no que vai dar e, pela disposição e mais vontade de conquistar o título, acabou levando e com merecimento.
Danilo, o maestro Corinthiano, Cássio, Guerrero(pelo gol), foram os destaques do Timão, na minha opinião.
– Acredito que o Paysandu está sim perdendo muito tempo. A preocupação maior, é saber que se perde todo esse tempo e ainda tem o Lecheva… Te dizer..
– Você querer organizar a parte administrativa do clube, como está fazendo o Vandick e seu departamento jurídico, penso ser perfeito, mas poderia estar montando o time, contratando um bom técnico, paralelamente a isso, até porque existem 2 diretores de futebol e, agora, mais um gerente de futebol e que não deveriam estar envolvidos com a parte administrativa e sim c o futebol.
– Fiquei a pensar: Será, Gerson e amigos, que o Vandick não aprendeu aquela montagem de time, com o Amaro klautau, de que, pela Lei Pelé, um time pode ser montado em 15 dias… Te dizer… Ahhhhh, Amaroooo… Foi a maior bobagem dita no futebol, que eu já vi e ouvi….
Todo cuidado é pouco com o Paysandu. A preocupação do amigo Roberto, acima, faz todo sentido….
– Leandro Cearence, é jogador do Remo, como já tinha falado, aqui..
O Remo, segundo seu vice presidente, Zeca Pirão, apresentará essa semana, 3 jogadores de 1ª linha do futebol brasileiro, além de Leandro Cerense… Vamos aguardar..
Cearense..
Dois extremos: além dos confirmados pelo Remo, Leandro Cearense já foi contratado várias vezes em curto espaço de tempo e o Paissandú até o momento nenhuma contratação de fato. Tudo indica, mas podemos ter surpresa, que Lecheva seja o técnico de começo da temporada o que não seria absurdo. A precisão do Remo é maior. já o Paissandú visa a série B e fará o Parazão como preparativo para esta competição, opinião. Quero ver se com todos esses cuidados sendo Lecheva efetivado, deixar o Flávio Araújo para trás como aconteceu com outros. o que dirão os mais especializados. Vandick é um estreiante e pode surpreender a muitos com uma maneira diferente de tarbalhar, calado quem sabe.
para quem estava atras de um excelente e grande goleiro,ai esta o homem…ja vinha alertando aqui desde a libertadores ,que o Cassio agarrava muito,e ontem foi a confirmação…E por aqui as trapalhadas dos nossos dirigentes continuam,como pode o Remo ter direito a míseros, R$ 14 ,por camisa vendida?Só aqui no pará mesmo,se faz um negócio para perder.
No caso da seleção brasileira que até agora não definiu seu goleiro,ai esta,Cassio o gigante…
É verdade, amigo Juca. Com a atuação de ontem, o grandalhão do Corinthians se credencia como titular do arco nacional na Copa.
Longe está o Corinthians agora daquele da época de Vicente Mateus, quando somente tinha uma grande torcida e vontade. Nesse estágio infelizmente ainda se encontra o meu Clube do Remo.
Preciso dizer mais?
Amigo Lauro, as vezes você faz a coisa errada e dá certo.. Olha o que aconteceu com Icasa e Paysandu, esse ano… Agora, é errado você iniciar com um técnico, deixar ele e sua diretoria montarem o elenco, para depois chamar um Giva, por exemplo, e querer que ele salve o clube, e se isso não acontecer, ainda sairá daqui como incompetente… Te contar, amigo…
Todo esquema vale a pena quando a alma não é pequena. Tite entrou com uma espécie de 4-2-4, a linha de zaga, Paulinho e Ralf pelo meio e Jorge Henrique, Guerrero, Emerson, Danilo na linha de ataque. Porém, como ocorre com os times que atingem alto nível tático, logo passava ao 4-4-2, variando para o 4-3-3, aproveitando o fôlego de Paulinho para encostar em Emerson e Guerrero.
Isso matou a tática do Rafa Benitez, que havia colocado o Ivanovic como lateral para permitir, quando desse, os avanços de André Luiz ao ataque, conforme laboratório feito na partida contra o Monterrey. Além disso, graças a boa mobilidade de Emerson e Danilo pelo lado esquerdo, Ramires teve que cair mais para direita na cobertura do pesado Ivanovic. Ainda assim, o Corinthians criou boas situações por lá, só não sendo melhor porque Gurrero optou pela encenação em busca de um pênalti, quando podia ter jogado a bola para o meio da área.
Já o Chelsea, valendo-se da extraordinária visão de jogo de Lampard, criou as melhores chances em longos lançamentos deste para Torres que fechava em diagonal. Isso fez um primeiro tempo equilibrado, com ligeira superioridade do time londrino.
No segundo tempo, quando o Corinthians acertou as triangulações em espaços mínimos na lateral do campo, seguidas de virada de jogo pra margem oposta do campo, matando a marcação do Chelsea surgiu a superioridade que o Timão exerceu flagrantemente por uns trinta minutos. Fez o gol, se caprichasse mais no último passe poderia matar o jogo, até a entrada de Oscar no lugar do serelepe mas inoperante Moses; e Aspiriqueta no do pesadão Ivanovic. No entanto, já era tarde e os deuses do futebol já haviam decidido de que lado estavam. E demonstraram naquela jogada fortuita, que sobrou na linha da pequena área para Fernando Torres fuzilar e Cássio fazer com a perna a mais notável defesa dos últimos tempos.
Um título merecido a quem o buscou com obsessão coletiva e, quando o povo quer, não há força que o impeça de atingir seu objetivo. Que fique mais essa lição de jogo coletivo, e alto astral da massa torcedora, como o melhor caminho para o êxito.
Discordo, Amorim. Tite entrou com Danilo, Emerson e Jorge Henrique recuados, mantendo apenas Guerrero na frente. E mais: quando o Corinthians recuperava a bola, Guerrero estava no meio-campo para participar das articulações iniciais do contra-ataque. Um esquema cauteloso demais no primeiro tempo, mas que o técnico tornou mais adiantado no segundo, acertando em cheio.
CURIOSIDADES DO FUTEBOL
Deixando á parte a euforia dos corintianos pela conquista, a qual é muita justa e fazendo uma reflexão sobre esse jogo, essa conquista cortintiana e a relação que isso tem com o futebol brasileiro para o futuro afirmo que conquista da Copa 2014 pela Brasil a qui no Brasil está seriamente ameaçada. A menos que mude muita coisa até lá em termos de cabeça de treinador, de surgimento de craques… de verdade no nosso futebol, a conquista da copa está ameaçada. Principalmente se Messi for mesmo tudo isso que estão propagandeando e vier com a argentina em condições físicas infelismente podemos ter novo maracanasso. Longe de mim anos luz de ser pessimista, mas não posso deixar de ser realista e enxergar a realidade e a realidade para quem assistiu a decisão do mundial, percebeu que não temos seleção convicente para disputar a copa 2014. É so verificar que no jogo CHELSEA e Corintians tinha praticamente 7 jogadores considerados titulares absolutos da seleção e que dificilmente serão barrados em tão pouco espaço de tempo para a copa, mas que na minha opinião, pelo que ví jogarem so mesmo o goleiro corintinano merece uma grande chance. Pois o restante ( David Luiz, fraco, nervoso, e adora dar chutão para fora), Ramires ( jogador comum, excessivamente discreto), Oscar que até barrou Ganso na seleção( muito timido para quem estava disputando um mundial inedito), do lado do corintians so o goleiro merece ar de seleção se não for daqueles que so jogam bem em clube, o resto Paulinho, Ralfi e cia foram apenas um pouco mais que esforçados. Então é por tudo isso que penso dessa maneira, quem quiser concordar concorde, quem quiser criticar critique, desde que seja com lucidez, a opinião é de cada um e a minha é essa.
MAS CURIOSO AINDA É QUE:
Se Mano ainda fosse treinador da seleção, tenho certeza que após essa conquista vestiria ou seria obrigado a vestir a camisa da seleção brasileira nesse time do Corintians. Do lado do CHELSEA uma legião de jogadores, ganhando uma fortuna, inclusive os brasileiros, não fizeram por merecer o que ganham. Para quem estava disputando a decisão de um mundial inedito na historia do clube, eles foram discretos aos estremos.
POREM, foi inegável que o jogo foi muito bom e emocionantíssimo até para quem não é corintiano. Foi um jogo gostoso de assistir apesar da pouca técnica de um lado e de outro. Mas valeu apena acordar cedo para assistir um jogão desses, onde fiquei com um pouquinho de inveja, não aquela inveja ruin, mas aquela num bom sentido de sonhar um dia em que meu Paysandu Esporte Clube estivesse ali aos olhos do mundo todo disputando uma taças dessas. Aí entre sonhos e realidade me veio um alentozinho de alegria ao imaginar que entre a distância secular, que separa um clube do Norte do Brasil de uma decisão dessas, o Paysandu é o clube do norte mais credenciado a chegar se for o caso a uma decisão dessas num futuro bem distante. Eu digo isso não por caso e não por utopia, mas através da lembrança de ver que o Paysandu dentro de todas as suas limitações financeiras, estruturais e muitos outros problemas, foi o clube do norte que mais chegou perto de realizar esse sonho, sendo 9º lugar na Copa Libertadores 2003, chegando inclusive a ser apenas um dos 4 times brasileiros a vencer em Labombonera onde nem a seleção brasileira conseguiu vencer. Além disso o Paysandu, tem uma grande torcida, a maior torcida do norte, ja é o único representante do norte na serie B, assim como ja foi na libertadores e na primeira divisão. Apesar de suas limitações o Paysandu é o mais poderoso na região norte e Por isso sonho e sonhar não custa nada. Tenho certeza que não viverei para ver esse feito bicolor se ocorrer, mas no dia que ocorrer estarei tremulando a beadeira bicolor la no CEU
disse “a tremulando a bandeira”
Li e reli alguns comentários sobre a final de ontem tanto aqui e como em outros locais e alguns eu concordam e outros não. Então vamos a algumas ponderações:
– Não acho rafa benitez tão mal técnico quanto acham por conta do jogo de ontem, agora o fato é que ele menosprezou o corinthians achando que venceria de qq jeito, até pelo que viu na semifinal.
– Houve um erro grave de analise, em uma final não é lugar para você poupar jogador e nem inventar, você tem de entrar com o que você tem de melhor fazer o resultado e ai se for o caso administrar. Estou falando isso pela escolha do moses e do lampard. Moses não é tão ruim (quem vê campeonato ingles sabe disso) mas não esteve bem no jogo e isso acontece, da mesma forma que quando oscar entrou e no primeiro lance pisou na bola. Agora quando vc entra com o moses, o hazard, que é mt melhor que o oscar por sinal, ele vira quarto homem de meio e com isso tem de voltar bastante pra marcação e qd está com o oscar ele que faz isso e o hazard faz a de atacante e todos os lances de perigo do chelsea sairam de seus pés, então em um situação dessas, o ideal era ter ele no ataque que ele teria maior chance de decidir o jogo.
– O lampard foi decisivo nos duelos com o barcelona e bayern de munique porque tem um bom passe longo e com isso lançava drogba para desafogar o jogo. Ontem não era jogo para isso. O corinthians joga fechado atrás e não lhe dá esta opção de lançamento. Além disso sua entrada facilitou o trabalho do paulinho que nunca teve alguem para marcar e podia ir ao ataque sem ninguem a acompanha-lo.
– O fato do corinthians sempre estar disputando titulos e ter audiencia sempre vai fazer com que seus valores sejam superiores aos demais que não possuem estes itens. Isso já acontece na europa também. Mas ai você tem de investir direito, contratar jovens valores e potencializa-los e vender pra estes times e este dinheiro ser utilizado para formar times competitivos. É só olhar para o porto de portugal, vendeu hulk e falcão por muitos milhoes de dolares e contratou 2 jovens colombianos a menos de 5 milhoes cada e já tá com time competitivo novamente.
– Ao juca do post 8, a adidas tá tentando fechar um acordo milionario com o flamengo, e nele garante 8 milhoes de royalts anuais, sendo 20% nas camisas vendidas, caso passe deste valor cai para 10% que é o mesmo valor que o remo está recebendo. então não tem nada de errado nisso.
Allan, por suas próprias palavras fica evidente o quanto Benitez se equivocou no jogo. Tem fama (confirmada ontem) de arrogante e acabou se atrapalhando diante da diversidade de opções que tem. O esquema usado contra o Monterrey foi perfeito, com saídas em altíssima velocidade e total entrosamento entre Mata, Oscar e Hazard. Ontem, sem o brasileiro, os dois pareciam jogadores comuns, desperdiçados inteiramente. Lampard, mesmo fisicamente ainda aquém de suas possibilidades, foi bem no primeiro tempo, mas morreu no segundo. E Benitez só botou Oscar no jogo depois do gol corintiano, agindo como qualquer técnico mequetrefe do campeonato brasileiro.
Talvez já maltratado pelas administrações anteriores que jogava para a torcida com seus atos impulsivos, estou contente com o que vejo hoje no Paysandu, que em vez de alardear o nome de um jogador como reforço, traz um profissional para administrar o departamento de futebol. Na minha opinião não poderia ser melhor a atitude.
feito isso, agora sim, vamos sentar e junto com o treinador que será o Lecheva, discutir as necessidades da equipe sem descuidar dos problemas do clube.
Se o Paysandu já tivesse a estrutura e as condições que dizem irá faltar ao Yamato, talvez nem fosse preciso ele vir, pois já teríamos um clube estruturado.
Amigos, do passado do Paysandu cuidem das glórias e esqueçam todo o resto. Estamos entrando em uma nova era, com uma nova mentalidade e como tudo que é novo, naturalmente gerará muita desconfiança.
Conheço alguns da nova diretoria da época da Juventude Bicolor e posso lhes assegurar essa turma só quer o bem do Paysandu.
Caro Gerson e amigos do Blog,
Jogo parelho com uma certa superioridade do time londrino que teve todas as melhores oportunidades de gol (4 chances claras, pelo menos) ao longo da partida.
O Corinthians, diferentemente, não teve, de fato, nenhuma oportunidade, ja que, a que teve fez o gol, mas impôs no segundo tempo um bom volume de jogo que fez com que o time londrino diminuisse o rítimo.
O fato de ter jogado por uma bola, como ocorreu na decisão, não tira alguns méritos do time de Tite, entre elas a grandeza do jogo coletivo.
O verborrágico treinador do Corinthians fez um comentário bastante pertinente (antes de espetar os treinadores de fora), que serve de lição tanto para a seleção e principalmente para o Santos de Neymar.
Tite disse que futebol é esporte coletivo, que um time não deve jogar para a sua estrela, mas que a estrela, ao jogar para o time, tenderá a brilhar devido as suas virtudes.
Para mim, o problema da vitória do Corinthians é a ideia de que o futebol de resultado é mais importante do que um belo futebol que vence e, de que, podemos vencer a copa jogando desta forma.
Ontem, alguns comentários que se lia na net de alguns jornalistas inclusive foram “nem o Barcelona venceria a força de vontade do Corinthians.” “O Corinthians não seria atropelado como o Santos.” Com toda sinceridade, o Corinthians perderia como o Santos (apenas correria mais), pois o time do Barcelna é infinitamente superior ao time londrino, por que tem Messi, Iniesta e Xavi, e, principalmente, por que jogam, hoje, o melhor futebol do planeta…
Na coluna de domingo, no Bola, projetei duas coisas que terminaram por se materializar no jogo: a tática de jogar por uma bola e a provável atuação consagradora do goleiro, como ocorreu com Rogério Ceni no ano em que o SP passou pelo Liverpool. Apesar disso, méritos do Corinthians e de Tite pela conquista.
Estava no Rio de Janeiro semana passada e um reporter da radio Tupi comentou que o Loco Abreu, ex botafogo estava sendo sondado pelo Remo de Belém do Pará, rival do Paysandu. Por quanto ele viria pra Belém? R$ 170 mil mensais! É parace que o Leão não aprendeu mesmo!
ALÔ BRUNO ,
Não foi o leão que não aprendeu mesmo!!!! o clube não tem nada com isso. De vardade quem não aprendeu lá no remo foram os dirigentes velhos e antigões que continuam por lá. Mas isso tem uma explicação contundente:” O provérbio popular diz que papagio velho não aprende a falar” então…… isso serve para essa diretoria do remo rsrsrsrsrs
Gerson,saindo um pouco do futebol..Estou aqui em Altamira,e é bandalheira e falta de respeito o que a TIM esta fazendo com os seus usuarios aqui em Altamira,ela esta sem sinal desde sábado a tarde e até agora,nada de sinal,uma vergonha,ainda bem que estou indo este fim se semana para Belém…fica o desabafo.
E outra coisa Gerson,aqui pega o sinal da TV liberal da tv Record…e da RBA nada,e o sinalquando virá pra cá?O que falta?Sinto uma falta da programação.
BRUNO,
Essa especulação da contratação do Loco Abreu no REMO, seria a maior estratégia de Marketing do Clube durante esses 100 anos. Claro que o clube não tem condições de pagar, mais algum colega aqui no Blog falou que a Umbro iria arcar com a despesas.
Imagine o quanto de camisas do Remo seriam vendidas ? E a presença da torcida no Estádio ?
Daqui pra nós 170 Mil está barato, achava que era bem mais.
Nesse momento, o atacante Leandro Cearense, se apresenta no Baenão.. https://twitter.com/Remo_Oficial/status/280736375697977344/photo/1
Atacante Leandro Cearense, neste momento, se apresenta no Baenão… Link com a foto, no post acima..
O Gerson esta feliz com o meu Coringao, porque sob honrar as cores alvinegras dos times do Brasil, idem seu botafogo.
Cláudio(Post 2),seu comentário foi preciso,menos ao citar o nome do Lecheva,meu caro .
O mesmo está apenas e tão somente começando,e,com pouco tempo,fez com que o Paysandu galgasse de divisão contra tudo e contra todos.
Vamos torcer para que o Lecheva logre êxito em 2013 no Paysandu,e que ascenda profissionalmente,e deixemos as críticas aos momentos pertinentes e oportunos .
Vida que segue..alguém sairia campeao. Agora tem que ficar atento para os passos a ser dado pelo CARA de RALO que vai aproveitar a oportunidade e querer criar uma liga com fortetendencias de provocar o suicídio coletivo da maioria dos clubes fora dos Países baixos.
Se bem que penso que a quantidade de grana que entra no Curintia hj pode vir a ser um grande entrave em breve. A hora da partilha vai chegar e n se espantem se vários núcleos forem criados dentro do clube..da mídia,comedora de pastel que também tem seus interesses e na hora certa irão cobrar.
Sobre o amanha, ninguem sabe.Em se tratando de futebol brasileiro..entao.
Mas sorte aos Corintianos (os de verdade) e saudações cruzmaltinas pelo Copo levantado.
Como minha internet está atualmente com um desempenho infame, vou tentar contrargumentar novamente. Gerson, claro que sua avaliação é da maior relevância e respeitabilidade, porém, insisto que o Corinthians soube empurrar o Chelsea para trás com Danilo e Jorge Henrique marcando em cima suas jogadas pelas laterais. Por isso que reputo de alto nível tático a atuação da equipe, era 4-4-2; 4-2-4; 4-3-3, quando Paulinho encostava em Guerrero e Emerson; 4-5-1, quando só o Guerrero ficava mais adiantado, enfim, foi um time que fez do posicionamento e da movimentação de seus jogadores o segredo do seu sucesso.
No blog altamira hoje.
Desde o último sábado (15/12), usuários da telefonia móvel da operadora TIM em Altamira, Oeste do Pará, estão sem poder usar os serviços de ligação e dados por conta de uma possível falha no sistema. Na maioria dos aparelhos, no momento de uma ligação aparece a frase, falha na rede, usuários que entraram em contato com a prestadora do serviço informaram que foram dados 4 prazos entre sábado e domingo, porém, ainda nesta segunda-feira, usuários reclamavam o problema.
“Liguei várias vezes pra eles, a única coisa que fizeram foi dar prazos e mais prazos, estou sem rede no celular, e ninguém resolve meu problema” Disse Fenando Fernandes.
Tentamos contato pelo call center, via e-mail e por SMS com a prestadora de serviço, em todos os canais de atendimento, fomos informados que o serviço estava normal.
OPINIÃO: Acredito que, normal para a prestadora de serviço é deixar os clientes na mão aliás sem rede, e mesmo assim pagando pela conta de um serviço que funciona com precariedade, ou as vezes nem funciona, como em Altamira, o pior é que os altamirenses, se quer, podem reclamar desses e outros problemas com as operadoras, já que não há unidade do PROCON na cidade, a melhor coisa a fazer mesmo, é busca uma outra operadora.
Gérson, uma correção histórica. Muitos jornalistas empolgados pelo primeiro título mundial do Corínthians, apregoam que o Corínthians repetiu a façanha do Flamengo na dédada de 80, que, no ano anterior ganhara tudo até o título. Não! Vamos aos fatos. O Flamengo em 80 foi campeão brasileiro e em 81, campeão carioca (em cima do Vasco para variar), da Libertadores e do Mundial Interclubes. O São Paulo em 1991, foi campeão paulista (em cima do Corínthians) e brasileiro e em 1992, foi bi-campeão paulista (em cima do Palmeiras), da libertadores e mundial. O Coríthians, tal como o Flamengo e o São Paulo, foi campeão brasileiro em 2011 (ano anterior das conquistas atuais), mas não teve a tríplice coroa como os dois, pois foi campeão da Libertadores e teve seu primeiro título mundial. Nada de inventar histórias. Àos Césares o que são dos Césares…
Outra curiosidade: em 81, o São Paulo foi vice do Grêmio (campeão mundial dois anos depois) e o Grêmio foi vice do Flamengo em 82. Em 92, ano do título mundial do Tricolor, o Flamengo (outro campeão mundial) foi campeão brasileiro em cima do Botafogo. Pedigrée é pedigrée. O resto é festa da lambuzada.
Excelente coluna escriba baionense.
Não li nada assim escrito pelos jornalistas do centro-sul.Sua capacidade de explorar um tema e enriquecê-lo com palavras certeiras é impressionante.Parabéns.
Há um senão nessa história de ficar mais forte ainda, é preciso a junção de um técnico, jogadores diferenciados e um MOMENTO apropriado.Talvez mesmo com as burras cheias de dinheiro o clube mosqueteiro fracasse nos próximos anos. Cássio, você é um historiador, educado , inteligente deixe de resistência e reticência:Corinthias é BI , amigo.Aprenda a conviver com isso.Ser JUSTO é melhor .
Todos aqui sabem que sou Papão,Botafogo e simpatizo com Palmeiras em S.paulo, mas nem por isso não irei reconhecer que o time mosqueteiro é OFICIALMENTE reconhecido pela FIFA como BI-Campeão.Alguém tem notícias do estado de saúde dos jornalistas T.Neves e Sergio noronha?